Paulo Roberto Elias

Áudio e vídeo

Vídeo componente, DVI e HDMI

03 de abril de 2009, 10:10

Conheça os cabos de vídeo usados para o sinal de alta resolução.

Por Paulo Roberto Elias

A maioria dos entusiastas de vídeo sabe que a qualidade dos cabos e conectores tem grande influência sobre a performance geral do sistema, e, em última análise, sobre a qualidade final da imagem. Itens como blindagem, fios de cobre livres de oxigênio, soldas e conectores banhados com ouro são frequentemente inspecionados, na escolha de uma marca ou tipo de cabo.

O objetivo deste texto é compilar as características dos diversos cabos e conectores, que podem ser usados para a transmissão de vídeo em alta definição: cabos de vídeo componente (analógico), DVI e HDMI (digitais). Outros tipos de conexão digital, como o Firewire ou iLink, não serão cobertos neste artigo.

1. Cabos de Vídeo Componente

A conexão padrão para o vídeo de alta definição é o conjunto de cabos chamado de vídeo componente, mas ele vem sofrendo uma discriminação injustificada, pelos proponentes dos algoritmos de proteção contra cópia, por causa da sua natureza analógica, isto é, é uma saída de um sinal previamente decodificado.

O sinal de vídeo componente não é igual ao RGB, usado tempos atrás, para transmissão de crominância e luminância individualmente. Este último, também analógico, transmitia sinais separados para as cores Vermelha (R ou Red), Verde (Green ou G) e Azul (Blue ou B), que são as cores fundamentais do espectro de luz visível. O uso de RGB se baseia no fato de que o olho humano tem receptores de luz mais sensíveis a estes comprimentos de onda, e a combinação das várias matizes de cores é obtida pelo casamento de Vermelho, Verde e Azul, em amplitudes diferentes.

O sinal RGB exige uma largura de banda passante muito alta, e é portanto inadequada a mídias onde há necessidade de compressão do sinal, como, por exemplo, o DVD. Nestes casos, usa-se uma variante, chamado de vídeo componente. O sinal de vídeo componente é composto pelas seguintes informações:

1 — Azul: Pb (sinal analógico) e Cb (sinal digital);

2 — Vermelho: Pr (sinal analógico) e Cr (sinal digital);

3 — Luminância: Y (sinais analógico e digital).

A luminância é a medida fotométrica (ou elétrica), resultante da combinação de todas as três amplitudes (sinal monocromático). O sinal de luminância, na conexão do vídeo componente, carrega a informação completa da imagem e um pulso de sincronismo com os sinais de Azul e Vermelho, que contém a diferença de cores. O sinal de vídeo componente é transmitido por 3 cabos de vídeo standard:

image0011.jpg

Os cabos são conectados neste tipo de entrada, no receptor:

image0031.jpg

Cada cabo usado na conexão de vídeo componente deve ter o melhor isolamento (blindagem) possível, e a impedância do mesmo deve ficar próxima de 75 ohms. A blindagem de boa qualidade é conseguida através de uma malha trançada, ao redor do conduíte principal, isolado em plástico. Cabos de má qualidade diminuem significativamente a relação sinal/ruído e por isso devem ser evitados.

A conexão de vídeo componente tem excelente performance na reprodução de um sinal de vídeo de alta definição, lembrando que uma parte desta qualidade é também devida ao processador interno do transmissor, encarregado de converter uma fonte digital (por exemplo, o DVD), em sinal analógico. Aqui, é importante notar que a compressão padrão do DVD é de 4:2:2 (YCbCr), o que significa dizer que, para cada 4 bits de luminância, apenas 2 bits de informação de cor são codificados. A conversão digital para analógico é otimizada, de forma a compensar a maior compressão dos sinais de cores.

2. Cabos DVI (Digital Vídeo/Visual Interface)

A primeira versão da conexão DVI era analógica (DVI-A), portanto capaz de transmitir sinais RGB. A partir daí surgiu a versão digital (DVI-D) e posteriormente a versão integrada (DVI-I), que transmite simultaneamente os sinais digital e analógico. As duas últimas versões, DVI-D e DVI-I, existem também em duas versões: a versão Single Link (SL), que é capaz de transmitir sinais de até 1920 x 1200 pixels @ 60 Hz, suficiente portanto para 1080i de definição; a extensão para Dual Link (prevista no conector DVI padrão), aumenta a capacidade do sinal para até 2560 x 1600 pixels @ 60 Hz. Cada um desses links consiste de quatro pares trançados de fios, passando sinais de Vermelho, Verde e Azul (RGB) e mais um de sincronismo (clock), com capacidade para até 24 bits de resolução.

Os conectores DVI-A, DVI-D e DVI-I, SL e DL, diferem em pinagem:

Conectores “Fêmea”:

Conectores “Macho”:

 

 

 

 

 

 

Esta diferença é importante, para se evitar a transmissão de sinais analógicos e digitais, em receptores que não sejam compatíveis com os mesmos. Embora a conexão DVI-A possa ser usada para sinais de alta resolução, a conexão DVI-D prevê a passagem de sinal sem necessidade de conversão, e é normalmente isenta de ajustes posteriores no receptor. A conexão DVI-D pode transmitir vídeo componente digital sem problemas.

3. Cabos HDMI (High-Definition Media Interface)

A conexão HDMI é uma evolução do DVI-D, para ampliar a faixa passante de transmissão de vídeo e permitir a transmissão de sinais de áudio de alta resolução. O padrão HDMI é estabelecido por um consórcio de fabricantes, que estabelecem a atualização de suas versões, para atender a aplicações específicas.

Da versão 1.0 até 1.2, a capacidade de transmissão de dados (bandwidth) do sistema HDMI é de 720p a 1080p, @ 60 Hz, em nível de definição de cores a 24 bits. Mas, na sua última encarnação, ainda em fase de implementação pelos fabricantes, o cabo HDMI versão 1.3 promete funcionalidade ainda maior: imagem até 1440p, até 120 Hz, em 48 bits de definição de cores.

A idéia básica do conector HDMI é extremamente atraente: passar áudio e vídeo, de forma completa e automática, entre o gerador do sinal (por exemplo, um aparelho de DVD ou Blu-Ray) e o seu receptor (por exemplo, display LCD ou plasma). Para conseguir isso, o sistema HDMI é bidirecional, isto é, assim que tudo é ligado, o receptor diz ao gerador que tipo de aparelho ele é, e o gerador então faz um auto setup e manda o sinal de áudio ou vídeo de melhor performance.

O HDMI consiste de um único cabo e uma única pinagem:

Conector “macho” de cabo:

Aplicação HDMI em receptor:

image012.jpg

image014.jpg

O sistema HDMI é de fato fascinante, porque simplifica a ligação para qualquer quantidade de componentes, e porque tudo o que o usuário precisa é apenas um cabo. Mas, a idéia poderia atrair mais adeptos, se não fossem alguns problemas:

1 — A estabilidade do sinal transmitido é precária: quando o sinal é perdido, o usuário é obrigado a “resetar” o sistema, ou seja, tem que desligar a fonte do sinal e religá-la, forçando a sua recaptura e o handshake (troca de informações) pelo receptor;

2 — Dependendo das circunstâncias, o receptor pode mandar de volta sinais, durante o handshake, que acabam por incapacitar o gerador de mandar outros sinais, de forma permanente;

3 — Dependendo da implementação de decodificadores do receptor (por exemplo, para alguns codecs de áudio digital), o sinal transmitido pode provocar a geração de mensagem de erro (por ex.: “HDMI audio not supported”), o que acaba se tornando uma dor de cabeça, em função da impossibilidade de retirar a mensagem do sistema;

4 — A ausência de decodificadores de áudio pode também tornar a saída de áudio do gerador inútil, já que o receptor, para se proteger de ruído de alta freqüência, emudece a saída de áudio;

5 — O HDMI serve de base para a aplicação do HDCP (High Definition Copy Protection), que é uma estratégia perversa, para desabilitar a reprodução de conteúdo na fonte, caso o receptor não seja aquiescente ao HDCP.

E finalmente, o sinal HDMI, dependendo de como é gerado e como é recebido, pode não trazer nenhuma diferença de performance, em relação aos seus antecessores, o que, convenhamos, é bastante frustrante, em função do seu potencial em especificações.

Considerações finais

A transmissão de sinais de alta definição de vídeo pode ser conseguida com notável eficiência, com a simples implementação de cabos de vídeo componente de boa qualidade.

A transmissão por DVI-D ou HDMI traz vantagens, como a passagem do sinal digital da fonte (quando for o caso), permitindo inclusive o upsampling do mesmo, como por exemplo, no sinal de DVD, de 4:2:2 para 4:4:4. Se isto vai trazer alguma vantagem na percepção da qualidade da imagem, só mesmo testando e comparando com o sinal analógico.

O sistema DVI-D e o sistema HDMI são totalmente compatíveis, exceto pela não transmissão de áudio pelo primeiro. Entretanto, adaptadores DVI-HDMI conseguem passar áudio, apesar desta limitação, dependendo do gerador e do receptor.

A transmissão de sinais de vídeo de alta qualidade, por cabeamento analógico, não traz qualquer ameaça de pirataria como vem sido freqüentemente alegado pelos estúdios, e mesmo que trouxesse, esta certamente não seria a melhor maneira de extração e cópia de conteúdo, pois que, em geral, estas fontes são implementadas com o uso de programas de computador. [Webinsider]

.

Avalie o artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading ... Loading ...
Sobre o Autor:

Paulo Roberto Elias é bioquímico em ciências médicas, cientista e professor aposentado da UFRJ. É também Mestre em Ciências (M.Sc.), pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica pela Cardiff University, País de Gales, no Reino Unido.

Palavras-chave relacionadas a este texto: [TV, vídeo] [vídeo]

Deixe um Comentário

Abrir Formulário









Comentários

97 comentário(s)


[ 1º ]
MARCOS ALBERTO

Data : 22/07/2014 às 11:11
Cidade: Rio de janeiro
Atividade: Funcionário Publico

Obrigado Paulo, já tentei a saída auxiliar da tv mas não funcionou, o aparelho SKY não possui saída auxiliar, vou tentar agora comprar um cabo HDMI (saída aparelho SKY) x AV (entrada na TV), para ver se vai dar certo.

Data : 22/07/2014 às 09:02
Cidade:
Atividade:

Olá, Marcos,

De fato, o cabeamento DVI não foi previsto para conduzir sinal de áudio. Mas, nada lhe impede de usar uma saída auxiliar do receptor Sky e ligá-la em um reprodutor de som que não seja a TV.

Uma outra possibilidade, se for factível no seu equipamento, seria usar um cabo HDMI-HDMI do receptor Sky para o seu receiver (ou HT) e a saída HDMI deste último com o cabo HDMI-DVI para a TV. Neste caso, o som (Dolby ou PCM) seria decodificado de forma adequada.

[ 3º ]
MARCOS ALBERTO

Data : 21/07/2014 às 10:31
Cidade: Rio de janeiro
Atividade: Funcionário Publico

Bom dia Sr. Paulo, tenho uma TV Sansung 32" polegadas que não possui entrada HDMI, para eu fazer a ligação de um aparelho Sky HDTV eu comprei um adaptador DVI X HDMI, a imagem aparece perfeitamente mas o som não, existe alguma forma de esta situação ser resolvida? pensei em ligar a saída auxiliar da tv no som ou no meu Home theater, será que funciona?

[ 4º ]
Luiz Fernando

Data : 16/04/2014 às 23:26
Cidade:
Atividade:

Obrigado, Paulo Roberto.

Data : 16/04/2014 às 07:32
Cidade:
Atividade:

Oi, Luiz Fernando,

Se em outras entradas HDMI o problema não ocorre, e antes de chamar a assistência técnica, você deve fazer o seguinte:

Com um aparelho ligado nesta entrada (pode ser o decodificador da Net), entre no setup da TV e procure os ajustes para cores RGB. Ele deverá estar contido nos ajustes avançados, com um menu do mesmo nome ("Avançado" ou algo parecido).

Dentro do menu você deve procurar o balanço de branco. Este ajuste controla as proporções de vermelho, verde e azul (RGB) da imagem, que deverão estar zerados. Na dúvida, execute o comando de Reset, que retornará qualquer ajuste anteriormente feito para os ajustes RGB de fábrica. A propósito: os controles de RGB estão lá para compensar diferenças de crominância, porém o correto é usar material de teste para se fazer alguma correção.

Os ajustes RGB são de dois tipos: Offset (desvio) e Gain (Ganho). Para a reprodução normal das cores, e sem outro parâmetro a ser ajustado, estes ajustes deverão estar na posição padrão, quando então existirão proporções idênticas para todos os valores RGB.

Um outro ajuste a ser verificado é o de matiz (Hue ou Tint). Este ajuste será encontrado ao lado do ajuste de saturação de cor (Color).

Lembre-se que os ajustes de imagem são para cada uma das entradas HDMI separadamente e são armazenados na memória da TV.

A maneira mais simples de verificar diferenças é conectar o mesmo aparelho em mais de uma entrada HDMI.

[ 6º ]
Luiz Fernando

Data : 15/04/2014 às 18:15
Cidade: Pelotas/RS
Atividade: Tradutor (inglês / português)

Olá Paulo Roberto. Tenho uma televisão de LCD com entrada HDMI, mas quando fui tentar ligar o decodificador da NET Digital por esse cabo, a tela ficou toda verde. Tente com outros aparelhos e outros cabos HDMI, mas em todos deu o mesmo problema - tela verde. Isso é defeito dos cabos, da entrada HDMI da televisão, ou o quê? A televisão é da marca Samsung e o modelo é Série 5 530 LN40B530. Abraços, Luiz Fernando

Data : 22/03/2014 às 11:17
Cidade:
Atividade:

Olá, Walter,

O sinal de vídeo componente não passa áudio, mas para efeito de TV por assinatura ele atende às especificações de até 1080i de resolução, bastando para tal habilitar o ajuste no setup do aparelho.

Para obter o áudio multicanal de volta você teria que consertar/trocar o receptor ou então usar a saída SPDIF (coaxial ou ótica) do receptor.

[ 8º ]
Walter Torres

Data : 21/03/2014 às 15:16
Cidade: Belo Jardim
Atividade:

Por gentileza me tire uma dúvida, a saída do meu receptor em HDMI esta queimada. Ele reproduz os canais em HD via cabo de vídeo componente?

Data : 17/04/2012 às 15:27
Cidade:
Atividade:

Oi, Rui,

Eu desconheço esta capacidade bidrecional a que você se refere. Até onde eu sei a ligação HDMI-HDMI ou HDMI-DVI é unidirecional, transmitindo sinal de um aparelho (transmissor) para outro (receptor).

No protocolo HDMI 1.4 foi admitido o retorno do canal de áudio (audio return channel ou ARC), mas mesmo assim é preciso hardware compatível em ambos os lados, caso contrário a função é ignorada.

Quanto a receio de dano eletrônico, creio que não haverá nenhum. Isto porque o que corre de eletricidade por ali é pouca coisa, e o cabeamento é previsto para o chamado "hot plug", que é a ligação de um componente com o equipamento ligado. Não que você deva fazer isto, porque a negociação de protocolo se dará erradamente e desligará um ou os dois equipamentos.

[ 10º ]
Rui

Data : 17/04/2012 às 12:42
Cidade: Brasília-DF
Atividade: Aposentado

Prezado amigo,
Sendo bi-direcional, a porta HDMI de um computador pode ser utilizada para captura de sinal, com a finalidade de editar e gerar DVD, numa etapa posterior?
A conexão do cabo à porta do computador oferece algum risco que incompatibilidade/danificação eletrônica?
Fico muito agradecido pela ajuda que puder oferecer.
Abraços,
Rui

Data : 16/03/2012 às 08:23
Cidade:
Atividade:

Oi, Marcello,

Existem conversores de video composto para HDMI à venda no comércio, mas eu não os recomendo. Note que HDMI é uma maneira de transmitir sinal digitalmente. Se o sinal da fonte não for de boa qualidade, ele não irá melhorar de resolução (ou qualidade, como você quer) só porque está passando por HDMI.

O recomendável no seu caso é solicitar à SKY que atualize o seu receptor. Eu não sei se isto implicará em aumento de custos, mas se você puder pagar, o resultado compensa.

[ 12º ]
marcello8737

Data : 15/03/2012 às 20:37
Cidade: Beim mg
Atividade: motorista

Por favor meu nobre companheiro ,me esclarece uma dúvida;eu tenho uma sky digital que nao possui saída hdmi, porem adquiri uma tv sanssung com entrada hdmi...,existe algum cabo hdmixrca:amarelo,vermelho e branco que eu possa conectalos para melhorar a imagem do sinal da sky,pois o manual do usuario da tv recomenda o uso de cabo hdmi para uma melhor imagem,por favor por gentileza me da uma luz.obrigado e fique com DEUS.

Data : 23/02/2012 às 11:53
Cidade:
Atividade:

Oi, Rogério,

Eu não sou técnico em eletrônica, mas mesmo ignorante nesta área eu não consigo perceber como a reprodução de um disco Blu-Ray poderia afetar a eletrônica da TV. Aposto em mera coincidência, devido à fragilidade de muitas destas telas LCD que estão aí no mercado.

Por vídeo componente, o máximo que se consegue é 1080i mesmo, e olhe lá. Para Blu-Ray e para DVDs com a reprodução através de um Blu-Ray player é recomendável usar HDMI somente.

Olhe se na sua TV existe alguma opção com o nome de BD-Wise. Se tiver, coloque em ligado (ou enable) e veja se você tem diferença na imagem. Note que isto só funciona se o seu player for Samsung.

Toda TV Samsung tem um reset físico, via menu de serviço, mas eu não te aconselho a tentar isto sem a assistência de uma pessoa habilitada.

Tudo leva a crer que a sua TV está com problemas, e eu entendo que seria necessário contatar a Samsung e pedir ajuda para conseguir um técnico de confiança.

Sobre a sua dúvida color space é a extensão de reprodução de cores, em relação ao sinal da fonte. O ajuste que eu recomendo é "native" em vez de "auto". Por favor, dê uma olhada em http://webinsider.uol.com.br/2010/01/30/lcds-com-leds-os-ultimos-avancos/

[ 14º ]
Rogério

Data : 23/02/2012 às 09:05
Cidade: Osasco
Atividade: Radialista

Paulo: Um adendo as perguntas postadas abaixo:
Queria acrescentar que fiz a experiência de conectar o Blu-Ray via componente na TV, e a imagem caiu de resolução mas não foi na TV e sim no player de Blu-Ray que no menu não apresentava mais no menu, a opção de 1080p; e sim 1080i(e poderia escolher outras resoluções, mas nenhuma a 1080p).
Outra dúvida, o que seria profundidade de cor HDMI (só ativa via cabo HDMI)?
No player de Blu-Ray tem essa opção no menu, mas não sei se minha TV funciona com esse recurso.
Para terminar a consultoria técnica(rs rs rs), minha TV ( Samsung LN46M81BX/XAZ ) tem algum recurso escondido tipo Hard reset ? Como um reset na memória flash dela ?
Obrigado pelas respostas das duas postagens.
Um abraço

[ 15º ]
Rogério

Data : 22/02/2012 às 18:42
Cidade: Osasco
Atividade: Radialista

Olá mestre Paulo

Necessitei procurar "um pouco" para ter uma dúvida em parte respondida.
Por isso quero colocar uma situação vivenciada, e ver se poderia ajudar.
Pois bem:
Ontem 22/02 assisti um filme muito recomendado por amigos (O Aviador) em Blu-Ray, e aconteceu um fato inusitado, e ao mesmo tempo ruim.
Ao 44 min. de exibição, houve uma troca de cena em foi utilizado um recurso chamado "Flash Frame" para separar duas cenas do filme; e para minha surpresa minha TV (aquela Samsung LN46M81 da qual já falamos antes), apresentou uma anomalia na colorimetria na imagem da TV após esse flash frame.
Resultado, depois desse evento no filme, a tela está aparentando estar com "deficiência" na fase vermelha, pois toda imagem (inclusive de outros filmes que testei) ficaram todas mais esverdeadas, como se estivesse com o controle de TINT desregulado. Eu até consegui (depois de mais de uma hora), alterar muitos parametros deixar a imagem "próxima" da normal, mas os controles do menu estão muito fora dos parâmentros normais. As minhas perguntas são as seguintes:
Pode durante este evento do "flash frame" ter causado alguma sobrecarga extra no circuito de vídeo, e causado um mal funcionamento ou queima de algum componente ?
Se eu utilizar um cabo (de referência) que tenho de vídeo componente e utilizá-lo para ligar o Blu-Ray nesta TV, terei perda de qualidade no vídeo em relação ao HDMI ?
Quero salientar que trafego o Audio via cabo de fibra ótica para o receiver.
Estou pensando neste procedimento, como forma de "pular" o processamento digital (via HDMI) e fazer o vídeo trafegar somente em vídeo componente, pois acho que esse problema pode estar no circuito de processamento do vídeo, na parte digital via HDMI.
Estou querendo na verdade fazer um conserto caseiro ou "emenda", pois tenho até medo de levar a TV na autorizada, pois ficam fazendo "pesquisa", que no final nem sempre termina bem.
Gabinete riscado, troca de componetes sem necessidade, orçamentos na estratosfera.
Afinal já é uma TV com mais de 5 anos, concorda ?
Bem seria isso, espero poder me ajudar.
Um abraço.

Data : 28/12/2011 às 12:17
Cidade:
Atividade:

Oi, Jeferson,

Tudo indica que a programação contida nos jogos toma conta do PS3 e impede (bloqueia) a visualização do conteúdo que você deseja.

Nada disto tem a ver com a conexão HDMI propriamente dita, mas talvez com algum algoritmo de proteção referente à passagem de sinal por HDMI.

Infelizmente, eu não tenho meios nem conhecimento nesta área de jogos para ajudá-lo. Se, por acaso, os jogos você os comprou em loja, a sugestão seria você contatar quem lhe vendeu e cobrar suporte.

[ 17º ]
Jeferson Mota

Data : 28/12/2011 às 09:50
Cidade:
Atividade:

Olá Paulo, vê c voçe pode me ajudar!!!
Tenho um ps3 e uma tv lcd, estava funcionando normal mas a qualidade da imagem não era boa, coloquei um cabo hdmi original da sony, os jogos que estavão carregados roda normal, só que não aparece mais a imagem do menu do ps3, o jogo ja carrega e rola agora a imagem do menu não. Adquiri outro jogo e tenho que fazer os procedimentos de carregar o jogo e o menu não aparece, ele da a mensagem assim...
(Foi recebido um sinal de video não compativel. Verifique as definições do dispositivo de saida.)
O que devo fazer pra resolver esse problema.
Obrigado desde ja pela sua atenção.

Data : 16/11/2011 às 11:09
Cidade:
Atividade:

Oi, Fabiano,

Esta coluna é muito antiga, mas muitos ainda se valem dela. E o que eu posso dizer é que atendo a todos com prazer, mas com as limitações que eu espero que os leitores entendam.

Data : 16/11/2011 às 10:08
Cidade:
Atividade:

SÃO OS POUCOS HOJE EM DIA QUE UM HOMEM COMO VC QUER TER A SIMPLICIDADE E O PRASER DE INFORMAR, O QUE É MUITO BOM PARA APRENDER SEMPRE MAIS UM POUCO,VIVEMOS APRENDENDO E MORREMOS SEM SABER TUDO

Data : 28/09/2011 às 11:24
Cidade:
Atividade:

Olá, Marcel,

Eu acho, em princípio, estranho que uma conexão projetada para sinal digital (HDMI) possa passar sinal para uma entrada analógica (vídeo componente) sem qualquer tipo de conversor. Em outras palavras, uma conexão dessas pura e simples por cabo não teria como funcionar mesmo.

O que eu te sugiro é contactar os fabricantes de conversores e procurar uma solução que te satisfaça, e quero lembrar que, sem se tratando de HDMI, tenha certeza de dizer ao suporte que o adaptador precisa ser HDCP compatível!

Eis um exemplo do tipo de conversor a que me refiro:

http://www.hdtvsupply.com/hdmi-to-rgb.html

[ 21º ]
Marcel Lüdtke

Data : 28/09/2011 às 00:55
Cidade:
Atividade:

Boa noite Paulo! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela paciência e proficiência em responder todas as questões levantadas pelos internautas. Ao pesquisar na rede sobre uma dúvida que eu tinha sobre conexão HDMI e videocomponente, acabei por encontrar este informativo excelente. Confesso que não li todos os comentários, e é bem possível que a minha dúvida até esteja em alguma das perguntas levantadas. Mas mesmo assim, peço-te um minuto de sua atenção. Eu comprei um cabo que numa das pontas é HDMI e na outra 3 RCA, ou seja, videocomponente, o vermelho, o azul e o verde. A minha intenção era conectar a saída HDMI do meu note à entrada videocomponente da minha TV. Só que ao conectar, não deu sinal nenhum na TV, nem o note reconheceu que havia sido conectado 01 plug macho na saída HDMI. Você poderia me explicar por que talvez tenha acontecido isso? Tem solução? Eu penso que pode ser algo relacionado à incompatibilidade dos sinais digital e analógico. Desde já agradeço sua atenção! Muito obrigado!

Data : 11/09/2011 às 08:10
Cidade:
Atividade:

Olá, Gilberto,

Estando à distância, uma explicação concreta sobre isso é quase impossível.

Você não informa, mas eu presumo que quando a conexão se estabelece ela fica estável, ou seja, não há interrupção de sinal.

Antes de mais nada, é preciso que você observe a ordem de ligação desses componentes, nos momentos em que a conexão se dá com sucesso.

Geralmente, o monitor deve ser ligado primeiro, aguardando-se a sua completa inicialização (quando então uma mensagem de "sem sinal" ou semelhante aparece na tela). Depois então ligue a fonte transmissora, seja lá qual for.

Se a imagem for interrompida por qualquer motivo, existem duas explicações possíveis: uma, o cabo usado está com defeito ou não obedece aos padrões de qualificação de velocidade alta (cat-2); a segunda, diz respeito ao HDCP, e neste caso o problema tanto pode estar no monitor como no receptor da Sky. Para saber qual é, só mesmo consultando as especificações para compatibilidade com protocolo HDCP e/ou testando com outros equipamentos que sejam HDCP compatíveis.

Por favor, leia um pouco mais sobre uso de cabos na coluna sobre HDMI 1.4: http://webinsider.uol.com.br/2011/03/17/hdmi-versao-1-4/

Se, de qualquer forma, for demonstrada inconsistência de protocolos, será necessário contactar a Sky ou o fabricante do monitor, para saber se existe alguma atualização de firmware que resolva isto.

Data : 10/09/2011 às 15:30
Cidade:
Atividade:

Liguei a saída hdmi do receptor sky na entdada dvi de um monitor de led aoc full hd através de um cabo hdmi/dvi. As vezes funciona uma beleza e as vezes não. O que há de errado? Isso seria problema de configuração. Se for quem deve ser ajustado o monitor ou o receptor? Me explique o que há de errado.

Data : 05/09/2011 às 08:32
Cidade:
Atividade:

Oi, Johnny,

Em princípio, não há porque a conexão não funcionar, mas em se tratando de HDMI não é só a pinagem que conta, os protocolos de negociação e os canais EDID também, e por causa disso os resultados são imprevisíveis.

Eu acho que não lhe custa nada pedir suporte à Samsung, mas se você já tem o cabo em mãos, faça a conexão sem medo.

[ 25º ]
Johnny

Data : 04/09/2011 às 17:54
Cidade:
Atividade:

Olá a todos

Paulo gostaria de saber se consigo ligar um ps3 através de um cabo dvi-d x hdmi (dual link) no meu monitor de 20 polegadas samsung syncmaster 2033. O monitor tem entrada DVI in com 24 x 1 pinos.

Muito grato pelo sua atenção e um abraço a todos.

Data : 26/08/2011 às 10:23
Cidade:
Atividade:

Muito agradecido pela sua ajuda. Vou fazer o que vc me orientou.
Tenha um bom dia.

Data : 26/08/2011 às 07:34
Cidade:
Atividade:

Oi, Ubirajara,

Como você tem somente uma saída de vídeo composto disponível, você terá que usar um conversor. Só para te dar um exemplo, a Transcortec fabrica um que converte o sinal de vídeo composto para VGA: http://www.transcortec.com.br/conversores_de_video_detalhes.php?cat=3&subcat=6&cod_prod=231

Mas devem existir marcas de modelos por aí, e talvez seja uma boa idéia procurar uma loja de eletrônica para isso, ou então entrar em contato com o pessoal da Transcortec, que trabalha com este tipo de material há muitos anos.

Data : 25/08/2011 às 20:40
Cidade:
Atividade:

Boa noite, Paulo!
Excelente artigo, bm completo mesmo. Parabéns!
Amigo, minha situação é a seguinte: eu comprei um monitor LED LG que só tem as seguintes conexões: DVI-D, VGA, HDMI e uma saída de áudio P2. Como eu faço para conectar o decodificador da SKY que só tem as saídas RCA para assistir nele como tv?
Informo que o teste com o receptor HDTV eu já fiz e funciona, mas com esse que não tem saída HDMI ainda não sei como fazer.
Muito grato pela sua ajuda.

Data : 17/08/2011 às 08:17
Cidade:
Atividade:

Oi, Leonardo,

O que a gente está vendo já há algum tempo é um caminho sem retorno. Se você, por exemplo, gosta de áudio, e precisa usar um processador externo, você é obrigado a dar preferência ao cabeamento HDMI. Se você precisa passar áudio de alta resolução de um Bu-Ray só mesmo com HDMI. E assim vai. É o que o povo chama de "preço do progresso".

Data : 16/08/2011 às 20:21
Cidade:
Atividade:

Parabens por este excelente artigo!O que vc comenta sobre cabos video componente x hdmi aconteceu comigo ,pois investi uma quantia razoável em equipamentos,receiver AV, blue ray ,tv lcd tudo interligado via hdmi naõ vi difecença alguma quando fiz as interligações via cabo componente.Alias com este ultimo a imagem ficou mais realista .Fiquei decepcionado com o resultado,pois poderia ter ficado com o antigo receiver e ter investido só na tv.

Data : 02/08/2011 às 10:42
Cidade:
Atividade:

Oi, Ronie,

A vantagem do cabo HDMI é manter o sinal em ambiente digital desde a saída dos leitores e fornecedores de sinal até a entrada da TV.

A eliminação de etapas neste processo geralmente garante uma melhor qualidade de imagem, quando comparada à aquela obtida com os cabos de vídeo componente.

No entanto, com estes últimos pode-se passar sinais de até 1080i (HDTV) analogicamente e sem nenhum, desde que a TV tenha processadores de vídeo capazes de tratar o sinal corretamente.

Para saber qual dos dois modos exibe uma imagem melhor, só mesmo testando com os respectivos cabos.

Note que a sua TV não tem 1080 linhas, a resolução dela se restringe 720 p, e só isto pode fazer uma grande diferença, no sentido de você no final não notar nada.

[ 32º ]
Ronie Ruas

Data : 01/08/2011 às 18:25
Cidade:
Atividade:

Parabéns pelo seu texto, esclareceu bastante das minhas dúvidas, mas ainda resta uma. É o seguinte, possuo uma tv de Plasma Lg 42PQ30R - (1.024 x 768 pixels de resolução) com duas entradas HDMI (uma com o ps3/BR e outra com o receptor SKY). Adquiri um MKV player que tem saida HDMI e video componente. Para facilitar a instalação depois de ler seu texto pensei em usar o Componente, mas ainda estou na dúvida se terei perdas de qualidade nos videos transmitidos em HD e full HD em relação ao cabo HDMI.
Agradeço
Ronie

Data : 30/07/2011 às 14:31
Cidade:
Atividade:

Oi, David,

Possível até que é, mas é preciso interpolar um conversor.

A Transcortec parece que ainda faz o conversor que você precisa (http://www.transcortec.com.br/faq4.php), mas eu nunca o procurei no mercado nem testei um.

Seria interessante ligar para eles e perguntar se atende o que você quer. Lembre-se porém que se trata de um adaptador, e portanto incapaz de melhorar o sinal nativo standard, como eles mesmos avisam.

[ 34º ]
David

Data : 30/07/2011 às 12:08
Cidade:
Atividade:

Comprei uma tv de LD e só existe uma entrada AV, as demais são video componentes e hdmi.A pergunte é eu posso ligar uma saída AV na CV, e se possivel como fica a relação das cores.

AV = AMARELO BRANCO E VERMELHO
CV = VERMELHO AZUL E VERDE

Data : 12/07/2011 às 07:19
Cidade:
Atividade:

Olá, Roberto,

Em primeiro lugar, distorção de imagem nada tem a haver com distância. Eu e muitos amigos assistimos TV com distâncias próximas da sua e sem nenhum problema deste tipo.

Em segundo, LCD e plasma são telas construídas com mapas de pixels, dispostos na tela de tal forma que a distorção física da imagem é virtualmente impossível.

A não ser que a TV esteja com algum problema, eu sugiro pesquisar a distorção que você está notando em outra fonte:

Primeiro, certifique-se estar usando o modo de tela certo, de acordo com a sua fonte. Em muitas vezes, este modo leva o nome de 4:3 ou 16:9, referindo-se ao formato da imagem. Geralmente, o modo 16:9 reproduz imagens 4:3 automaticamente, e portanto seria a sua escolha se a tela for 16:9.

O melhor modo de tela é ainda aquele que reproduz a imagem 1:1 da fonte. Ele tem nomes como "screen fit", "just fit", "sem escala", ou algo semelhante (veja no manual da TV qual é o seu).

Em seguida, verifique se a sua fonte de sinal (Net, DVD ou Blu-Ray) está ajustada corretamente para a TV. O ajuste é feito na saída de vídeo desses aparelhos, e aí novamente consulte o manual para sabê-lo.

No caso da Net, se o seu receptor for Net HD, você já tem alguns canais em alta definição. Se for o antigo receptor (aquele prata) então a imagem será standard (4:3 em 480 linhas). Para passar de um para outro, será necessário contactar a Net e pedir a atualização. Se a sua TV for do tipo HD, vale a pena.

Data : 11/07/2011 às 17:03
Cidade:
Atividade:

ola Paulo,comprei uma tv led 40 polegadas full hd
e notei que a imagem vista de perto(menos de 2m )
fica meio distoscida,ja se vista de mais de 2m fica muito boa instalei a NET digital e percebi uma malhora ainda mais na imagem ,se eu colocar um cabo hdmi no lugar do cabo instalado pela net vou conseguir uma imagem mais limpa sem estas distorções vistas de perto ou só se eu assinar pacotes em HD,estas distorções são normais em tvs de maiores polegadas.

desde ja muito obrigado.

Roberto

Data : 05/07/2011 às 12:37
Cidade:
Atividade:

Olá, Fausto,

Eu te confesso que desconheço as especificações que a que você se referiu, mas como eu não sou especialista em eletro-eletrônica, eu te sugeriria conversar com quem sabe: a empresa Absolute Acoustics (http://absolute-acoustics.com.br/), com a qual você pode ter suporte a este respeito (http://absolute-acoustics.com.br/contato.html)

Da minha parte, eu ainda sugiro a leitura de um artigo meu mais recente, que toca no assunto "qualidade e certificação" de cabos HDMI: http://webinsider.uol.com.br/2011/03/17/hdmi-versao-1-4/

Lembrando finalmente que a pinagem padrão da conexão HDMI é de 19 pinos (conector "A"), em formato de par trançado.

Data : 05/07/2011 às 08:54
Cidade:
Atividade:

Bom dia !!!

Paulo,
Gostoria de saber qual a diferênça entre os Cabos HDMI 9 e 16 Fios, e se estes na metragem de 10 metros perdemos qualidade de imagem e som.
Desde já meu muito obrigado.

Fausto Canedo

Data : 09/09/2010 às 06:16
Cidade:
Atividade:

Não tenho, mas é o que não falta no YouTube:

http://www.youtube.com/results?search_query=component+video&aq=f

[ 40º ]
 

Data : 08/09/2010 às 19:12
Cidade:
Atividade:

Ótimo artigo ( completo).


Gostaria de saber se o senhor Paulo Roberto Elias, possui ou saiba de algum vídeo que se diz respeito a esse artigo ( vídeo componente).

Data : 08/09/2010 às 09:02
Cidade:
Atividade:

Olá,

Eu já respondi esta semana a um leitor que tem a mesma dúvida, e mesmo não sendo assunto da coluna, eu vou responder assim mesmo:

Eu acho, amigo, que você deve procurar um orientador educacional competente. É importante que seja alguém sensível à sua condição intelectual e potencial acadêmico, se você de fato tiver algum.

Ser inteligente é muito bom e ajuda, mas não é tudo, nem é, por incrível que pareça, tão essencial assim. Isto porque, ao lado da tua capacidade, é preciso vivência e experiência de vida.

Na minha vida acadêmica, uma das coisas que eu aprendi é que se evolue muito mais pela análise dos erros que se comete, do que pelos acertos. E eu sempre citei, inclusive para os meus filhos, o caso de Werner Von Braun, cujas tentativas de colocar foquetes em órbitas foram todas fracassadas, até que um dia ele conseguiu descobrir porque os foguetes não subiam como ele desejava. Agora, se ele tivesse desistido nas primeiras tentativas, os americanos não teriam colocado os pés em solo lunar, tá certo?

Todas as áreas de conhecimento exigem que você se envolva com elas, porque só assim você se dá conta de que não é possível saber tudo!

[ 42º ]
anonymous

Data : 07/09/2010 às 17:23
Cidade:
Atividade:

PELO FATO DE SER CIENTISTA E PROFESSOR E MUITO INSTRUÍDO, ACREDITO QUE O SENHOR PODERIA ME AJUDAR.

DESDE A 1º SÉRIE DESEJEI TER UMA MENTE INCRÍVEL-MENTE
INTELIGENTE, MAS AINDA BUSCO SABER COMO. SOU INTELIGENTE, MAS QUERO MUITO MAIS.

ATUALMENTE TENHO 15 ANOS E NÃO ESTUDO EM ESCOLA PARTICULAR, ESTOU NO 2º ANO MÉDIO. EM TODA MINHA VIDA JÁ LI 7 LIVROS,E ATUALMENTE ESTUDO INFORMÁTICA.

O QUE DEVO FAZER?

LER 99999999 LIVROS DE LÓGICA E INFORMÁTICA QUE TAMBÉM ADORO E PRETENDO SEGUIR ESSA ÁREA E SER BEM SUCEDIDO.


SEI EXATAMENTE QUE ISSO NÃO ESTÁ RELACIONADO COM A
CONECTIVIDADE DO SITE, MAS PRECISO DE AJUDA.

O QUE FAÇO?

OBRIGADO CASO POSSA RESPONDER.

Data : 07/09/2010 às 10:41
Cidade:
Atividade:

Prezado,

Eu quero, antes de mais nada, te fazer um esclarecimento: eu não sou técnico em eletrônica, e nem me proponho a esclarecer defeitos de aparelhos, a não ser aqueles que, por acaso, eu conheço.

Em segundo lugar, pelo pouco que eu sei da lei de proteção do consumidor, a sua situação é para lá de irregular.

Porque, se você compra uma TV, ela dá problemas e a oficina autorizada alega que não encontra peças, o fabricante é obrigado a te ressarcir com o retorno do dinheiro da sua compra, ou com um aparelho novo.

A situação fica ainda mais grave, em função do tempo que você descreve: 3 anos! Aí, eu creio que você pode até ser indenizado. Mas, para dirimir dúvidas a respeito dos seus direitos, é preciso juntar todos os seus documentos e recorrer aos advogados do Procon, mais próximo da sua casa, e eu te sugiro que você faça isso imediatamente!

[ 44º ]
optimus

Data : 06/09/2010 às 17:03
Cidade:
Atividade:

Há 3 anos, Comprei uma televisão de 29 polegadas,
passado aproximadamente 6 meses, a imagem da televisão ficou colorida ( como se estivesse um arco íris) na tela da televisão. A televisão foi enviada para conserto, mas isso faz 3 anos, atualmente o técnico diz que ainda está consertando a televisão , pelo fato de não ter encontrado peças.

pergunta: Na opinião de Paulo Roberto Elias, o senhor acredita que o técnico esteja mentindo?
E qual era o problema da televisão?

OBRIGADO.

[ 45º ]
optimus

Data : 06/09/2010 às 16:51
Cidade:
Atividade:

Obrigado.

Como chama-se uma espécie de faixa que geralmente fica na televisão quando a imagem não está de boa qualidade?

Obs: Faixa que geralmente vai subindo ou descendo na tela da televisão.

Data : 06/09/2010 às 01:09
Cidade:
Atividade:

Olá,

Para fazer carreira acadêmica numa universidade é preciso passar por vários estágios, partindo de um curso de graduação da sua especialidade, monitoria na disciplina escolhida, concurso público (se for o caso de uma universidade federal ou estadual), mestrado e doutorado, de preferência em instituições cujos pesquisadores estejam atuando em linha de trabalho próxima do interesse do candidato.

Finalmente, para ter algum sucesso na carreira, é preciso ler muito e, na minha modesta opinião, saber um pouco de tudo, dentro e fora da área de conhecimento escolhida.

[ 47º ]
optimus

Data : 05/09/2010 às 15:20
Cidade:
Atividade:

De acordo com a leitura pude compreender sobre o assunto de cabos,entradas e conectores.

Observei que Paulo Roberto Elias possue um curriculum exelente.


Gostaria de saber como faço para ser um grande ciêntista e doutor e professor universitário?

Data : 16/07/2010 às 13:51
Cidade:
Atividade:

Oi, Alexandre,

Depende: se o seu monitor for compatível com o protocolo de proteção HDCP, então pode. Caso contrário, você poderá não ter imagem alguma (normalmente não tem).

Para saber se o monitor é HDCP-compatível, é preciso consultar as suas especificações ou o fabricante.

A ligação de uma placa de vídeo de um computador sem protocolo HDCP, em um monitor HDCP compatível, faz a imagem aparecer, desde que a transmissão do conteúdo não exija o cumprimento do protocolo, como por exemplo, a imagem normal da tela do computador. Se você tentar tocar um Blu-Ray, por exemplo, é mais provável que a tela fique sem imagem.

Por isso, ao montar ou comprar um computador é importante saber de antemão se a placa de vídeo e o monitor a ser usado se equivalem.

[ 49º ]
Alexandre

Data : 16/07/2010 às 12:05
Cidade:
Atividade:

Olá

Muito interessante o artigo, porém continuo com uma dúvida :
Se o DVI-D e HDMI são similares, exceto pela transmissão de audio, então é possível utilizar um cabo que HDMI-DVI. Inclusive já vi pra vender, porém os que vi informam que são feitos para ligar uma saída DVI, de um notebook por exemplo, em uma TV com entrada HDMI.

Então pergunto : se eu tenho um monitor com entrada DVI, poderia ligar um DVD, por exemplo, na sua saída HDMI através de cabo similar ?Quer dizer, seria o inverso do que o cabo se propõe.

Data : 16/06/2010 às 09:07
Cidade:
Atividade:

Oi, Marcelo,

Toda entrada de vídeo componente tem uma entrada de áudio estéreo analógica associada a ela, basta você procurá-la na traseira da TV ou consultar o manual.

Para obter o som na TV é suficiente conectar um cabo estéreo da fonte na entrada que você escolheu. Este cabo é do tipo RCA-RCA, geralmente com uma ponta preta, para o canal esquerdo e outra vermelha, para o canal direito.

[ 51º ]
MARCELO

Data : 16/06/2010 às 08:44
Cidade:
Atividade:

FALO DO CABO DE VIDEO COMPONENTE.

VLW

[ 52º ]
MARCELO

Data : 16/06/2010 às 08:42
Cidade:
Atividade:

OLÁ!!!
COMO FAÇO PARA OBTER O ÁUDIO NA PRÓPRIA TV JÁ QUE ESSE CABO SÓ MANDA IMAGEM?
VALEU MESMO E UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.

Data : 01/05/2010 às 08:12
Cidade:
Atividade:

A passagem de áudio por HDMI implica na conexão HDMI-HDMI e não HDMI-DVI, motivo pelo qual as conexões deste tipo precisam de um cabo para o áudio separadamente.

Se o seu DVD player tem uma saída HDMI e uma saída estéreo analógica, a conexão seria HDMI-DVI e 2RCA-P2.

Na hipótese da TV não ter entrada de áudio para DVI, como você tinha afirmado, a única alternativa é usar um amplificador estéreo por fora.

Data : 30/04/2010 às 19:11
Cidade:
Atividade:

Grato pela informação Roberto mas ainda tenho uma dúvida, minha TV tem suporte ao HDCP assim como uma entrada de audio P2. Sendo assim basta eu conectar o cabo HDMI/DVI e um cabo RCA/P2 entre o DVD/TV? Pois o cabo HDMI já transporta audio e a maior incógnita para mim é, se ao conectar esse cabo HDMI/DVI e selecionar no aparelho de DVD o modo HDMI o audio também será transmitido via RCA/P2 para o meu televisor?

Grato mais uma vez.

Data : 30/04/2010 às 09:22
Cidade:
Atividade:

Oi, Vinicius,

Você só poderá fazer a ligação HDMI-DVI caso este último tenha compatibilidade com o protocolo de proteção HDCP, caso contrário não haverá imagem. Verifique nas especificações da TV sobre isso ou consulte o fabricante, antes de ligar.

Resolvido isto, repare que toda entrada de DVI tem uma entrada de áudio correspondente. Isto é obrigatório, porque por DVI não passa áudio. Esta entrada de áudio é analógica, e pode estar na forma de dois conectores RCA fêmeas, ou mesmo P2, dependendo do design.

Data : 30/04/2010 às 01:28
Cidade:
Atividade:

Olá Paulo,

Possuo uma TV lcd LG 26LZ50 (é antiguinha já) e esta possuí entradas vídeo componente de até 720p e 1080i e também possuí uma entrada DVI-D e audio P2 para modo monitor. Estou pensando em adquirir um aparelho de DVD que possui saída HDMI e upsampling para melhorar a saída resolução do vídeo. O meu problema resume-se ao fato da entrada DVI do monitor não ter audio e neste caso como posso prosseguir na ligação do aparelho de DVD (que estou pensando em comprar) com a TV?

Grato!!

[ 57º ]
CLEBER

Data : 16/04/2010 às 15:57
Cidade:
Atividade:

Paulo,

Graças às suas dicas, resolvi o meu problema.

MUITO OBRIGADO!

Data : 15/04/2010 às 11:28
Cidade:
Atividade:

Cleber,

Por HDMI você pode conectar a qualquer TV, e conseguir um ajuste automático da resolução nativa da tela. Isto não é um prerrogativa do seu PS3, todos os leitores de Blu-Ray funcionam assim!

E se o topo da resolução transmitida (1080p) não for encontrada, a conexão HDMI faz um "fall back" para a resolução imediatamente abaixo (1080i) e assim sucessivamente, até que a melhor resolução possível seja encontrada.

Se isto não está acontecendo com o seu sistema, é preciso saber porque. Eu não uso PS3, e portanto fico restrito a informações de terceiros, como nesta página: http://manuals.playstation.net/document/en/ps3/current/settings/videooutput.html. Ali você lê que a conexão trabalha com até 480p.

Eu não sei de onde este pessoal de suporte saca essas informações de que um Blu-Ray player só trabalha com telas Full HD. Você pode ligar o seu PS3 até mesmo com cabo de vídeo composto!

Geralmente, os Blu-Ray players têm uma opção "auto", para que a conexão HDMI ache sozinha a resolução nativa da TV. Mas, ao lado existem ajustes no setup do aparelho, caso esta detecção falhe, por qualquer motivo. Se você não tem imagem com HDMI, ligue um outro cabo (composto serve), para ler a tela de setup do mesmo.

Eu entendo que o PS3 possa ser resetado, pressionando-se o botão de ligar (Power) por 5 a 10 segundos, antes de ligar o aparelho. É bom verificar no manual se isto está correto, mas se estiver você volta à configuração básica, que te permite fazer os ajustes de vídeo que você precisa. Eu sei que é um saco, mas ler o manual não faz mal a ninguém, e da próxima vez recorra ao suporte da Sony e não da Samsung!

[ 59º ]
CLEBER

Data : 15/04/2010 às 10:25
Cidade:
Atividade:

Em resposta à mensagem 38, informo que já testei dois cabos HDMI, mas o problema persiste. Só consigo conectar o PS3 através do cabo AV.

De acordo com informações do fabricante da TV, a mesma não suporta o sinal de vídeo pois o PS3 só opera com HDMI em TV´s com FULL HD. Esta informação procede?

Grato pela atenção

Data : 13/04/2010 às 19:38
Cidade:
Atividade:

Oi, Cleber,

Claro que sim. Verifique que tipo de sinal de vídeo está sendo enviado para a TV e altere manualmente a saída para um sinal compatível com a mesma (1080i, 720p, etc.).

Em tese, a negociação entre transmissor e receptor HDMI não deveria deixar acontecer este problema. Por isso, veja se o cabo HDMI que você está usando está íntegro. Na dúvida, substitua por outro, para ver se a ligação entre TV e PS3 ocorre sem este tipo de transtorno.

É possível que você tenha que ajustar a saída de vídeo do PS3 usando outro tipo de ligação, como por exemplo vídeo componente ou vídeo composto.

[ 61º ]
CLEBER

Data : 13/04/2010 às 13:47
Cidade:
Atividade:

Estou tentando conectar meu PS3 a uma TV 26´´ SAMSUNG sem Full HD através de cabo HDMI, mas somente aparece sinal de áudio. Há algo que possa ser feito para resolver tal problema?

Data : 01/02/2010 às 07:15
Cidade:
Atividade:

Oi, Edson,

Mas que roubada, hein? Você devia ir ao Procon, se a compra foi recente. Infelizmente, como você disse, existem revendas e vendedores que não têm ética alguma com o cliente, e só diante de ameaças da lei eles tomam jeito. Alguns, nem assim!...

Mas, vamos lá: se o monitor tem entrada HDMI somente (você não esclarece) a solução seria o uso de um cabo adaptador VGA-HDMI. Eu nunca usei este tipo de cabo, para garantir que ele funcione corretamente, portanto seria importante você se informar com alguma revenda confiável.

Idealmente, você deveria manter o sinal no ambiente analógico (VGA-VGA), para evitar surpresas. Para isso, seria preciso que o monitor tivesse uma entrada VGA, ao lado da HDMI.

[ 63º ]
Edson

Data : 31/01/2010 às 23:25
Cidade:
Atividade:

Prezado Paulo Roberto Elias comprei um PC, cuja CPU é da marca intelbras e o monitor da marca nova. no momento da compra não me foi informado sobre o cabo HDMI que acompanha o monitor e, em contrapartida, a CPU não tem entrada para referido cabo. gostaria de saber se neste caso posso comprar um adaptador para o cabo para que eu possa usar uma coisa que me foi vendida, digamos pela metada, ou seja, venderam um objeto, que é o monitor que tem o HDMI e a CPU sem este dispositivo. infelizmente encontrei pela frente um desses vendedores calhordas que se interessam em primeiro lugar somente no vender o objeto e o resto cabe ao comprador se virar, mas tudo bem. obrigado pela atenção.

[ 64º ]
Edson

Data : 31/01/2010 às 23:21
Cidade:
Atividade:

Caro Eduardo comprei um PC, cuja CPU é da marca intelbras e o monitor da marca nova. no momento da compra não me foi informado sobre o cabo HDMI que acompanha o monitor e, em contrapartida, a CPU não tem entrada para referido cabo. gostaria de saber se neste caso posso comprar um adaptador para o cabo para que eu possa usar uma coisa que me foi vendida, digamos pela metada, ou seja, venderam um objeto, que é o monitor que tem o HDMI e a CPU sem este dispositivo. infelizmente encontrei pela frente um desses vendedores calhordas que se interessam em primeiro lugar somente no vender o objeto e o resto cabe ao comprador se virar, mas tudo bem. obrigado pela atenção.

Data : 30/01/2010 às 17:34
Cidade:
Atividade:

Olá. Eduardo,

Provavelmente nenhum, porque a resolução nativa da sua TV é 480p, segundo as especificações.

Com a conexão HDMI, se tudo der certo, o que você conseguiria seria uma configuração automática, que no caso seria um ajuste para a resolução acima e para PCM 2.0, provavelmente.

Para obter o máximo do seu PS3 seria preciso melhorar a resolução do seu display, mas acho que isso você já sabe.

[ 66º ]
Eduardo

Data : 30/01/2010 às 02:21
Cidade:
Atividade:

Prezado Paulo,

Peço sua gentileza em esclarecer uma dúvida. Possuo uma TV Plasma da Lg (42PC1RV - sem Full Hd) e um PS3. Interliguei ambos através de uma cabo componente, porém notei que os mesmos possuem também entrada/saída HDMI.
Se eu adquirir um cabo HDMI de boa qualidade e interligar os equipamentos, a imagem/som do PS3 terá algum benefício?

Sds,

Data : 27/01/2010 às 13:59
Cidade:
Atividade:

Sinceramente, não creio que isto seja possível. Em todo o caso, porque é que você não liga para a Sky e pergunta? Eu aqui não presto suporte a sinal de TV, apenas tento ajudar a quem me pede.

Quando você me perguntou sobre equipamentos que fazem upscaling, esses são os únicos que eu conheço. Desculpe por não poder ajudá-lo mais.

[ 68º ]
CARLOS MATEUS

Data : 27/01/2010 às 13:14
Cidade:
Atividade:

BLZ ,MAS SÓ VAI AUMENTAR ESCALA DO DVD NO CASO UM DISCO OU DE EQUIPAMENTOS QUE ESTIVER LIGADOS NA ENTRADAS AUX TAMB,MINHA PREFERENCIA É SKY E PARABOLICA,QUERO AUMENTAR A ESCALA DELAS FAZENDO SAIR MELHORES PELO CABO OUT HDMI DO GRAVADOR

Data : 27/01/2010 às 13:03
Cidade:
Atividade:

Sim, existem vários tipos de DVD player no mercado com esta característica, e todos os leitores de Blu-Ray, sem exceção, convertem DVD para a resolução de saída.

[ 70º ]
carlos mateus

Data : 27/01/2010 às 12:24
Cidade:
Atividade:

entendi, obg. conhece algum equipamento que tenha upscalling,transformaçao na eskala...

Data : 27/01/2010 às 11:10
Cidade:
Atividade:

Olha, Carlos, se existe uma maneira de resolver isso, eu não saberia como.

Um monitor de alta resolução, full HD ou não, o máximo que ele faz é reajustar a resolução da imagem original, para a resolução nativa dele (1080 linhas, no seu caso).

Idealmente, você deveria pré-processar a imagem original, antes de jogar o sinal no monitor. E mesmo assim, seria preciso usar video componente ou HDMI. Este pré-processamento implica em fazer um upscaling (aumento da escala de resolução), para o valor mais próximo da resolução do monitor.

Então, como você vê, não é tão simples assim. E o seu gravador não é previsto para fazer este tipo de conversão.

[ 72º ]
carlos mateus

Data : 27/01/2010 às 10:51
Cidade:
Atividade:

entendi,agora p eu ser mais claro, eu queria passar meu sinal da sky p meu monitor dvi d p isso queria usar o video ñ era nem p gravaçao ñ, era p mandar imagem mesmo, sendo que ñ da p mandar direto,achei que o gravador converteria o sinal por ter saida hdmi,quanto a resoluçao a mesma que vem da sky já ta bom ,mas se tem uma ideia que eu possa ter esta imagem da sky que ñ é hd ,ou da parabolica com maior resoluçao atraves de algum equipamento, sendo que meu monitor é full, me de uma dica... obg

Data : 27/01/2010 às 06:32
Cidade:
Atividade:

Oi, Carlos,

Não sei se entendi bem a sua dúvida, mas de qualquer forma você me esclarece que o gravador de DVD tem uma entrada de vídeo composto. Sendo assim, é por ela que o sinal de gravação irá passar, está certo?

Neste tipo de entrada, o sinal de vídeo é standard e a qualidade relativa é bastante limitada, quando comparada com outros tipos de conexão.

Por outro lado, qualquer material gravado, exibido através da conexão HDMI com o seu monitor DVI-D, terá as mesmas limitações da fonte (480 linhas), o que, na prática, não irá fazer grande diferença, porque o sinal da Sky fica nesta resolução mesmo. Quer dizer, se tudo der certo, o máximo que você vai obter é um sinal idêntico ao da fonte.

Como o monitor tem entrada digital, por DVI-D, somente a conexão acima (HDMI-DVI) poderá ser estabelecida, mas lembro que ambas deverão ser, preferencialmente, HDCP compatíveis, caso contrário a imagem pode não ser transmitida.

[ 74º ]
carlos mateus

Data : 26/01/2010 às 21:36
Cidade:
Atividade:

gostaria de tirar uma duvida,com um gravador de dvd com entrada video composto e saida hdmi se conectar no meu receptor sky normal ñ hdmi,sera que vou conseguir transmitir a imagem com uma qualidade boa p meu monitor p 2250 com entrada dvi d funciona no caso como um video cassete transmitindo imagem in out seja tv, parabolica ou tem diferença,só vou receber se for atraves do disco, pq meu monitor só recebe sinal se for digital ..... desde ja obg amigo

Data : 11/01/2010 às 09:17
Cidade:
Atividade:

Caro Renato,

As entradas que estão lá todas elas permitem que você use a definição máxima do seu monitor, a não ser que o adaptador de display do seu computador lhe imponha uma limitação de resolução, que não costuma ser o caso.

As primeiras experiências com alta definição que eu fiz foi usando um computador e a saída VGA (D-sub). Eu repeti esses testes várias vezes, com adaptadores de vídeo diferentes. No caso de um notebook que existia aqui em casa na época, inicialmente o sistema operacional não me deixava aumentar a resolução para a resolução nativa do monitor. Para resolver isso, eu entrei no painel de controle, selecionei os ajustes de display e mandei o sistema permitir a escolha de resoluções fora do padrão do notebook. Depois, foi só selecionar a opção desejada e a TV se ajustou sozinha.

As vantagens de se usar DVI ou HDMI são basicamente de você já entregar para o monitor a sinal digital direto e sincronizado, e na resolução correta. Se a resolução correta não for automaticamente estabelecida, você ainda pode fazer a mesma manobra que eu descrevi acima.

Em princípio, é mais vantajoso usar DVI ou HDMI, mas usando VGA a resolução atingida é a mesma, desde que se ajuste a saída do adaptador de vídeo e caso o monitor não se auto ajuste, você deve o comando no setup para que este ajuste seja feito.

E finalmente, para se usar DVI-D é preciso que o seu adaptador de vídeo do computador seja HDCP compatível, caso contrário você pode ou não ter imagem alguma ou ter restrição de reprodução de conteúdo protegido (por exemplo, Blu-Ray).

Data : 11/01/2010 às 05:38
Cidade:
Atividade:

Muito bom o artigo, como acabei de abandonar meu monitor crt foi bastante exclarecedor.
Apenas fiquei um pouco na dúvida quanto a um detalhe, para trabalhar em uma resolução 1920x1080 com o monitor tv P2470HN da SAMSUNG o cabo D-SUB enviado pelo fabricante acaba sendo um limitador, o DVI-D (single link) parece ser suficiente. Porém, se for utilizada a entrada HDMI do monitor e a entrada DVI da placa de video terei algum ganho de performance? Ou então utilizando o DVI-D (dual link)? Outro detalhe, essa utilização (HDMIxDVI) também incorreria nessas desvantagen citadas ao fim do artigo?
Grato,
Renato M. Biazão

Data : 17/12/2009 às 05:50
Cidade:
Atividade:

Olá, Leone,

Você pode e deve, na minha opinião, ligar o seu DVD player na TV de plasma, por HDMI.

Para obter alta definição, a partir de uma imagem de DVD é preciso que o seu DVD player tenha um recurso chamado de upscaling, cuja saída deve ser ajustada especificamente para a sua TV.

A coisa funciona assim: a imagem do DVD é standard, em termos de resolução: 720 x 480 pixels (480i, NTSC). Isto significa que ela tem 480 linhas de resolução nativa. As imagens em alta definição, padronizadas para HDTV, são de 1280 x 720 pixels (720p) e 1920 x 1080 pixels (1080i/1080p). Para fazer o upscaling, o leitor de DVD faz um cálculo de quantos pixels ele terá que interpolar, para obter uma imagem na mesma escala da saída escolhida (480p, 720p, 576p, 1080i, 1080p).

Via de regra, as TVs HDTV-ready podem ser 720p ou 1080i e as Full HD de 1080p. No seu caso, você deve consultar o manual da sua TV e depois escolher a saída que mais se aproxima da resolução da tela especificada.

Nada lhe impede de tentar mais de um ajuste de saída, para ver se a TV responde melhor a uma determinada escala. Caso a TV não consiga reproduzir alguma delas, não haverá imagem.

Note que a imagem em upscaling é melhor do que a convencional, mas não se aproxima, em qualidade da imagem de alta resolução nativa.

[ 78º ]
Leone

Data : 17/12/2009 às 00:07
Cidade:
Atividade:

ola, primeiramente saiba que sou muito burro em relação a esse assunto,sendo assim, gostaria de saber, eu posso comprar um cabo hdmi para conectar meu dvd na tv(de plasma, e 16:9) e ver todos os dvds em imagem hd ou nao é tão simples assim?
obrigado..........

Data : 16/11/2009 às 22:45
Cidade:
Atividade:

Mais uma vez obrigado pelas respostas e pela atenção amigo.

Data : 15/11/2009 às 05:39
Cidade:
Atividade:

O sinal de vídeo componente alcança até 1080i de resolução, e pode ser usado para alta definição sem nenhum problema.

Se o seu DVD player e a TV tiverem saída e entrada de vídeo componente, respectivamente, as chances de se obter uma imagem de boa qualidade, mesmo numa TV convencional, aumentam muito.

Data : 15/11/2009 às 01:12
Cidade:
Atividade:

Obrigado pelos esclarecimentos, então no caso, a minha tv tem entradas de video componentes, se eu comprar um dvd com essas saidas eu vou ter uma quaidade de sinal melhor ou não vai mudar em nada?

Data : 09/11/2009 às 09:15
Cidade:
Atividade:

Elias,

A maioria dos leitores de DVD tem uma saída de vídeo composto (aquela do cabo amarelo), que a maioria das TVs, mesmo as mais simples, também tem.

Se você adquirir um aparelho desses, com saída HDMI ou vídeo componente, não poderá usá-las em uma TV que não disponha deste tipo de conexão. Seria mais, no caso, um investimento para uma futura atualização dos outros componentes do seu sistema.

Desta forma, um leitor de DVD, seja lá qual for, pode ser usado numa TV convencional, desde que somente por vídeo composto.

Na minha opinião, vale mais a pena comprar um leitor com saída HDMI, mesmo que ela não vá ser usada neste momento.

Data : 09/11/2009 às 01:12
Cidade:
Atividade:

Olá Paulo, gostei muito de seu artigo e gostaria que você me tirasse uma dúvida. Tenho uma tv de 29 polegadas convêncional que comprei semana passada e estou querendo comprar um dvd. Por isso gostaria de saber se esses aparelhos de dvd que possuem saida HDMI tem a mesma últilidade em tvs sem essa entrada? Ou seja existem cabos que possuão entradas HDMI x Componentes?

Data : 16/04/2009 às 08:21
Cidade:
Atividade:

Caro André,

A sua TV LCD tem qualidade para reproduzir o sinal de alta definição, embora não seja Full HD. A diferença está no número de linhas (resolução vertical), que na sua é menor, mas ainda assim acima do mínimo necessário, que são 720 linhas.

A entrada que melhor atenderia à sua TV seria HDMI, mas, dependendo do processador interno da TV, a entrada de vídeo componente funciona muito bem, até o limite de sinal HDTV de 1080i.

Se você pretende investir num DVD player novo, considere aqueles que fazem upscaling na saída HDMI, e aí sim você vai ver uma diferença de performance bastante acentuada. O upscaling é ajustável, para sinais de 720p, 1080i e 1080p, e você escolhe aquele que vai te dar a melhor performance possível para a sua TV.

[ 85º ]
Andre henrique

Data : 15/04/2009 às 19:18
Cidade:
Atividade:

por favor , eu tenho uma tv 42 LCD e um aparelho de dvd normal , resumindo ai qual cabo seria melhor para uma otima imagem ????
obs : minha tv nao eh full hd , e sim akela de 1366 x 768 p , meu dvd eh um gravador de dvd com entradas S-video , video componente e a av normal ...
outra pergunta ,
existe ai uns aparelhos de dvd com entrada HDMI .. a imagem ira melhorar significativamente nessa minha tv ou nao ?
abrigado ..

Data : 10/04/2009 às 09:09
Cidade:
Atividade:

Marcio,

Não há de que. Eu também faço uso de TV por assinatura, porque a DTV aberta ainda é muito limitada na programação, a maioria da qual eu não tenho hábito de assistir.

Por outro lado, acho pouco provável que, em algum momento, as operadoras consigam rivalizar a qualidade do sinal de HDTV ou até do sinal standard, das emissoras abertas.

Para mim, o ideal seria não ter que me aborrecer com instalação e manutenção de antenas, mas diante das circunstâncias, não há opção neste momento que resolva isso.

[ 87º ]
Márcio Dantas

Data : 09/04/2009 às 21:43
Cidade:
Atividade:

Paulo,

Obrigado pelo retorno e por explicar sobre o que ocorre. Entendi e vou ter que ter paciência e aturar isso tudo.

Mas quanto à usar o serviço da tv paga para assistir canais abertos ... estou longe disso, tem muitos programas bons e acabo ficando com estes, além filmes.

Espero que a operadora melhore a banda. Vamos aguardar.

Grato.

Data : 08/04/2009 às 09:20
Cidade:
Atividade:

Ao Thiago Brandão,

Amigo, se você tem um cabo que te custou 15 reais e ele funciona sem problemas, então considere-se uma pessoa de sorte!

Até 1080i, o cabo de vídeo componente é plenamente satisfatório, ressalvados os casos onde o equipamento que envia este sinal não ser de boa qualidade.

No caso dos aparelhos de leitura de DVD, o upscaling até 1080i por vídeo componente foi derrubado anos atrás, por imposição dos estúdios norte-americanos. Por isso, para upscaling de DVD só com o uso de cabo HDMI.

E neste caso, a sua TV seria obrigada a ter entrada e resolução suficiente (720 linhas, pelo menos), para se beneficiar deste tipo de sinal.

Caso contrário, a imagem seria a mesma de uma TV comum (standard, a 480i).

Data : 08/04/2009 às 09:12
Cidade:
Atividade:

Ao Márcio Dantas,

Irrespectivo dos outros leitores darem a sua opinião neste espaço, eu gostaria de deixar a minha:

Se o cabo HDMI deixado pela operadora fosse de má qualidade, o sinal mais provável de sofrer com isso seria justamente o de alta definição, porque exige um bitrate maior. Como isso não acontece, a explicação está em outro lugar:

O maior problema das operadores de sinal fechado é usar uma banda passante definida, para apertar ali um monte de canais, que fazem parte dos seus respectivos pacotes.

No ambiente digital, a solução adotada esbarra no aumento excessivo da compressão do sinal de cada emissora. E isto, aparentemente, se torna ainda mais crítico, quando o sinal de HDTV começa a fazer parte deste pacote de canais. Segundo um engenheiro que trabalhou na Net, com quem eu falei no ano passado, não há banda passante para sinal HD suficiente no sinal da Net.

Ora, se isto é verdade, então o sinal digital aberto leva imensa vantagem sobre o das operadoras, porque por ali a emissora tem um espaço que é só dela!

E também explica a dificuldade da Net (e vamos ver o mesmo brevemente na Sky, imagino) de colocar no sinal deles todas as emissoras abertas com sinal HD, ao mesmo tempo.

A propósito, eu participei uma vez de um seminário sobre DTV, e ouvi de um dos participantes de que as TVs por assinatura estão recheadas de pessoas que as usam somente para assistir TV aberta, seja por preferência, seja por dificuldade de receber o sinal analógico.

Eu entendo que, para essas pessoas, o sinal aberto da TV digital é a melhor maneira de ter a melhor qualidade possível, ao menor custo possível.

Se as emissoras de televisão aberta tiverem o bom senso e a sensibilidade de aumentar o escopo para uma grade de programação que objetive alcançar um público desinteressado na TV aberta atual (justamente aquele que procura o provedor por fora), então a DTV tem tudo para dar certo.

[ 90º ]
Thiago Brandão

Data : 07/04/2009 às 15:12
Cidade:
Atividade:

possuo um DVD que decodifica os discos de 480i ou 480p para 1080, e possuo uma TV ultra slim que recebe um sinal de 480i, qual seria o sinal final de imagem???Obrigado.

[ 91º ]
Thiago Brandão

Data : 07/04/2009 às 14:09
Cidade:
Atividade:

Comprei um cabo de video componente no valor de R$15,00, existem outros cabos no mercado com valor superior, gostaria de saber se vc me indicaria um outro cabo e se a qualidade de imagem deste cabo seria muito superior ao que já possuo....Obrigado!!!

[ 92º ]
Márcio Dantas

Data : 07/04/2009 às 13:35
Cidade:
Atividade:

Olá,

Gostei do artigo e queria tirar uma dúvida com o Paulo ou colegas que visitarem a matéria.

Há dois anos eu passei a utilizar o sistema de gravação de TV por assinatura da operadora SKY. Ele não tem saída HDMI,mas grava muito bem e funciona perfeitamente para gravar programas por horários e outros, principalmente para meus filhos.

Mas passei a olhar para outra operadora, a NET, com mais curiosidade sobre o serviço oferecido, pois no aparelho deles, além de gravar, tem saída HDMI e alguns canais HD, como a Globosat HD, Rede Globo HD, entre outros.

Após adquirir o aparelho, percebi que mesmo ligado no HDMI, a qualidade de imagem dos outros canais que não são transmitidos em HD pareceu ser um pouco pior do que a imagem que eu tinha no aparelho da SKY e que passava para a TV de LCD via cabos video componente.

Será que isso é somente uma má qualidade do cabo de HDMI deizado pela operadora?

Não tenho que reclamar dos canais que são HD, mas os demais... me parece que a SKY conecada via video componente tinha uma melhor qualidade.

Agradeço quem puder comentar sobre o assunto.

Grato,
Márcio Dantas

Data : 07/04/2009 às 12:00
Cidade:
Atividade:

Caro Rogério,

Eu não posso, em sã consciência, indicar marcas e modelos que eu nunca testei, concordas?

Existem empresas de credibilidade, como por exemplo a Videosonic (http://www.videosonic.com.br/) ou a Ezaki (http://www.ezaki.com.br/), e muitas outras, que fornecem cabos de preços variáveis, porém todos confiáveis.

Existe um certo exagero, por parte de certos fabricantes, de super valorizar seus cabos HDMI, e cobrando por isso preços, de certa forma, absurdos.

Existem, por outro lado, fabricantes idôneos (na minha opinião), que cobrarão preços elevados, porém o produto é consistente e de qualidade que, ao ver de muitos, poderá justificar o preço cobrado. Este é o caso, por exemplo, da Absolute Acoustics (http://www.absolute-acoustics.com.br/).

Muita gente se sente mais confortável com cabos mais caros, mais a transmissão de dados por qualquer cabo que seja bem construído, pode ser feita, até a versão 1.3, com absoluta segurança, resguardadas as limitações e percalços do padrão, que foram mencionadas no meu artigo.

Para saber se o cabo que você está usando não é bom, uma das dicas é ver se o sinal está sendo interrompido com freqüência. A queda de sinal constante sugere baixa blindagem e/ou componentes internos de condutividade duvidosa.

A propósito: não existe esta coisa de cabo 1.3, porque a pinagem de todas as versões é a mesma!

Data : 07/04/2009 às 01:07
Cidade:
Atividade:

Parabéns pelo artigo; primeira vez no site e gostei muito. Paulo diante de tantas opções de marcas e preços de cabos HDMI, gostaria de uma sugestão sua para um sistema de 1.3.

Data : 05/04/2009 às 07:23
Cidade:
Atividade:

Obrigado, de coração, a todos que estão lendo e nos incentivando. Este é mais um artigo retirado e adaptado do site Miragem, que eu mantinha até recentemente. Espero que os próximos a serem postados sejam também do agrado de todos, e que possam, de alguma forma, serem úteis a quem lê

Abraço do
Paulo Roberto Elias.

Data : 04/04/2009 às 17:23
Cidade:
Atividade:

Nossa que artigo demais. Geralmente não se vê imagens nos artigos da Webinsider, mas este aqui esta perfeito. Nem todos mundo lê apenas texto e consegue um bom entendimento. Parabéns pessoal !!!

Paulo Roberto Elias
Demais seu artigo. Parabéns

[ 97º ]
Marcel

Data : 03/04/2009 às 11:27
Cidade:
Atividade:

Esse artigo foi perfeito e essencial para a minha compra do DVD. Achei simples e informativo. Valeu mesmo.