Você vai registrar também seudominio.net.br?

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Vida de empreendedor no Brasil não é fácil… tem imposto que não acaba mais, fiscalização municipal, estadual e federal, burocracia, concorrência, crise internacional, crise interna… ufa!

Não bastasse tudo isso, agora o Registro.br coloca mais um problema para ser resolvido, agora qualquer empresa pode registrar domínios “.net.br”.

Sei que parece uma boa notícia e é… para quem não conseguiu registrar um domínio .com.br ? mas e para quem conseguiu?

Quem já tem o seu precioso ?empresa.com.br? agora tem até dia 6 de outubro para decidir se irá registrar também ?empresa.net.br?. Ou seja, mais uma despesa.

Ah, mas são só R$ 30,00 anuais, alguém dirá… Mas e se a empresa tem muitas marcas? Lembre-se que cada marca é um domínio… tenho clientes que tem mais de 300 marcas – nem todas com domínio próprio, mas não é difícil conhecer empresas que tenham mais de 30 domínios registrados.

Custos para as empresas aumentam

O que estas empresas devem fazer agora?

Terão que registrar outros 30 domínios? Gastar mais R$ 900,00 por ano? Isso sem contar os custos de parking/redirecionamento do provedor.

Além disso, certamente haverá uma avalanche de domínios piratas, não é mesmo?

Vi outro dia o anúncio de que o Registro.br estaria pretendendo criar um sistema de resolução de disputas, mas que ele irá começar justamente com os domínios ?.net.br? – interessante não é mesmo?

Outro ponto interessante é que quando você digita um domínio que quer registrar no site do Registro.br e ele já está registrado, o próprio sistema oferece algumas sugestões de outras extensões que estão livres.

Por exemplo, se pesquisar por “www.e-marcas.com.br”, ele dirá que este domínio está registrado, mas sugere as seguintes variações:

Algumas sugestões de domínios disponíveis:

e-marcas.AGR.BR
e-marcas.AM.BR
e-marcas.ART.BR
e-marcas.BLOG.BR
e-marcas.ESP.BR
e-marcas.ETC.BR
e-marcas.FAR.BR
e-marcas.FLOG.BR
e-marcas.FM.BR
e-marcas.IMB.BR
e-marcas.IND.BR
e-marcas.INF.BR
e-marcas.REC.BR
e-marcas.SRV.BR
e-marcas.TMP.BR
e-marcas.TUR.BR
e-marcas.TV.BR
e-marcas.VLOG.BR
e-marcas.WIKI.BR

No dia 6 certamente irá incluir o “e-marcas.NET.BR” porque eu não vou registrá-lo.

Isso sem falar na possibilidade de registro do domínio com outra pequena variação, por exemplo “e-marca.com.br”, que teria a seguinte resposta:

e-marca.com.br
Domínio já registrado.

Domínio: e-marca.com.br
Servidor DNS: ns1.pointsite.com.br
Servidor DNS: ns2.pointsite.com.br
Expiração: 2009-09-28
Status: Publicado

Caso necessite obter mais informações sobre este domínio, consulte pelo Whois.

Algumas sugestões de domínios disponíveis:

e-marca.AGR.BR
e-marca.AM.BR
e-marca.ART.BR
e-marca.BLOG.BR
e-marca.ESP.BR
e-marca.ETC.BR
e-marca.FAR.BR
e-marca.FLOG.BR
e-marca.FM.BR
e-marca.IMB.BR
e-marca.IND.BR
e-marca.INF.BR
e-marca.REC.BR
e-marca.SRV.BR
e-marca.TMP.BR
e-marca.TUR.BR
e-marca.TV.BR
e-marca.VLOG.BR
e-marca.WIKI.BR

Não, não fui eu quem registrou o e-marca.com.br. Foi alguém que, por sinal, colocou o domínio à venda, preço ?a consultar?.

Sinceramente acho que essa variedade de domínios tem apenas propósito de arrecadar mais, mesmo motivo que levou a liberação dos registros de domínios ?.com.br? por pessoas físicas (ocorrido em 01/05/2008) e agora traz a liberação dos ?.net.br?.

Mas o que o empresário deve fazer então?

A primeira coisa é não se precipitar, não adianta sair feito louco registrando todas as variações possíveis da sua marca na internet. Isso é impossível, pois sempre haverá uma que você esqueceu ou nem conhece e um pirata irá registrá-la para tentar lhe vender ou fazer outro uso mal intencionado.

A segunda coisa é definir quais as marcas a serem protegidas, como são reconhecidas por seu público-alvo e, só então, traçar uma estratégia de blindagem de marca.

Neste processo de análise, pense também nos domínios internacionais, que não são apenas ?.com?, ?.net? e ?.org? – há dezenas de outras variações importantes.

Por exemplo, se sua empresa exporta para a China, deve pensar no seu domínio ?.com.cn? ou ?.cn? pois seus clientes naquele país certamente irão procurar sua marca desta forma:

?marca.cn? ou ?marca.com.cn?

Essa linha de raciocínio se aplica a todos os países e blocos econômicos.

Além disso, há domínios que, apesar de serem de países pouco relevantes, foneticamente são muito atrativos. Por exemplo, eu não conheço ninguém que exporte para Tuvalú, mas conheço diversas empresas que tem domínios ?.TV?.

Você sabia, por exemplo, que na Micronésia os domínios são ?.FM? ? E que na Armênia são ?.AM? ??

Alguns domínios têm restrições para registro por estrangeiros, como na Europa, por exemplo. Outros países não limitam o registro apenas a residentes no país. Enfim, há uma vasta e complexa lista de informações e características a serem pensadas quando está sendo elaborado o planejamento da proteção da marca.

E quem pode auxiliar o empresário nesta tarefa?

A melhor opção é uma consultoria estratégica, focada na proteção de marcas, ela não fará o registro dos domínios, isso é com as empresas especializadas nesta tarefa, mas orientará os passos do empresário.

E no caso de pirataria, o que fazer?

A tentação de piratear um domínio famoso, ou pelo menos conhecido é grande, como já citei em outro artigo. E, como já disse aqui, se for comprovada a má-fé, exploração comercial e a intenção de desvio de clientela, o empresário já tem elementos para uma ação judicial, não precisa se precipitar.

Espero ter ajudado. [Webinsider]

.

Rudinei Modezejewski (rrm32@e-marcas.com.br) é sócio fundador do E-Marcas e owner da Startup Avctoris.

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Mais lidas

9 respostas

  1. Roberto,

    A história da falta de recursos fica até chata pra você, mas como o logotipo está excelente, assim como o Blog, tá perdoado, ok?

    Mas se você alegou estar sem recursos para o domínio (R$ 30,00 por ano + uns R$ 20,00 mensais para hospedagem) – registrar a marca – nem pensar, certo?

    Ótima notícia para algum concorrente seu, que vai acabar registrando a marca mais dia menos dia…

    Brincadeiras à parte, pense na possibilidade de registrar a marca, você investe na marca, no layout da loja, no trabalho, no blog (mesmo sendo gratuíto, vc tem que se dedicar, investir seu tempo) e vai deixar a marca desprotegida?

    Pense nisso.

    Abraço!

    Rudinei R. Modezejewski
    http://www.e-marcas.com.br
    http://www.meadiciona.com/emarcas

    (11) 4063-9606 (19) 4062-8762 (21) 4063-6994
    (31) 4063-9828 (41) 4063-8707 (43) 4052-9373
    (44) 4052-9393 (48) 4052-9656 (51) 4063-8480
    (54) 4062-9121 (62) 4053-9933 (65) 4052-9193
    (71) 4062-9214 (81) 4062-9262 (85) 4062-9262

  2. Pessoal,

    Só para lembrar um detalhe importante: não adianta registrar um monte de domínios e não ter registro da marca…

    Uma marca registrada pode cancelar um domínio, já tratei deste tema aqui mesmo no Webinsider em outro artigo:

    http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/09/30/proteja-o-seu-site-e-registre-a-sua-marca/

    Isso é fundamental para a segurança da empresa.

    Só fazer o registro de domínios é como colocar tranca de ferro na janela mas deixar a porta aberta!!!

    Abraço!

    Rudinei R. Modezejewski
    http://www.e-marcas.com.br

    (11) 4063-9606 (19) 4062-8762 (21) 4063-6994
    (31) 4063-9828 (41) 4063-8707 (43) 4052-9373
    (44) 4052-9393 (48) 4052-9656 (51) 4063-8480
    (54) 4062-9121 (62) 4053-9933 (65) 4052-9193
    (71) 4062-9214 (81) 4062-9262 (85) 4062-9262

  3. Muito bom artigo, em meu trabalho por exemplo me procuraram desesperados para listar e registrar os dominios .net.br são cerca de 29 dominios… e sinceramente existe dominios que não possui nem o .com (InterNIC) ou seja sem correria e com planejamento tudo da certo, pois antes do .net.br que ainda é pouco usual deve-se preocupar com o (.com) por exemplo. Até porque blindado com o .com e .com.br dificilmente um cliente de uma marca irá buscar por .net.br pois neste caso até o .net (Internic) é bem mais usual. mas com toda certeza se a condição for favoravel e puder reservar todos, porque não?

  4. Como leitor deste site, deixo minha opinião;

    Além de garantir a MARCA, a liberação do registro de domínios .NET.BR é uma oportunidade de negócio. Minha empresa oferece a possibilidade de Rentabilizar Domínios Estacionados e isso é um negócio.

    Somos contra a pirataria de domínios, mas a favor do registro de domínios COMERCIAIS ( exemplos: viajem.net.br – motoboy.net.br – celular.net.br )

    vem de encontro para nosso mercado.

    sds
    Leandro
    http://www.adpark.com.br

  5. Nícolas,

    Acho que o segredo está em duas palavras simples:

    Planejamento e Colaboração

    Planejamento por parte de quem entende de proteção de marcas e Colaboração entre esses profissionais (nos quais me incluo) e os designers e publicitários, pois todos estamos trabalhando para um único fim: CONSTRUIR MARCAS FORTES, e uma marca só pode ser forte se for exclusiva, protegida e com um layout marcante.

    Abraço!

    Rudinei R. Modezejewski
    http://www.e-marcas.com.br

    (11) 4063-9606 (19) 4062-8762 (21) 4063-6994
    (31) 4063-9828 (41) 4063-8707 (43) 4052-9373
    (44) 4052-9393 (48) 4052-9656 (51) 4063-8480
    (54) 4062-9121 (62) 4053-9933 (65) 4052-9193
    (71) 4062-9214 (81) 4062-9262 (85) 4062-9262

  6. Com certeza dificultou mais a vida dos empresários, mas isto é culpa dos próprios profissionais, que aconselham ou fazem por simples falta de conhecimento. Apesar que o registro .com.br já é cultura no país, qualquer um que entra na internet acha que existe apenas o .com.br (agora o .net.br), uma idéia que seria para rotular serviços na internet tornou-se um modo de deixar o endereço mais atraente.
    Mas concordo em parte com esta tese de proteção de marcas. No que diz respeito a má fé da pessoa acho muito justa a punição; mas por exemplo a uns meses atrás fui registrar um domínio porém já existia uma agencia como o mesmo endereço que eu queria, mas eu não tinha nenhum conhecimento sobre ela. Ela era conhecida apenas no lugar de origem, por que na cidade onde vivo nunca havia ouvido falar nela, por conta disso poderia gerar certa confusão caso eu registra-se.
    Bem, mas antes de sair registrando deve-se haver uma pesquisa e planejamento para a melhor alternativa.

  7. Prezado Anselmo,

    Se eram 30 e acabaram chegando a 600 certamente houve falta de orientação correta, exageros e talvez um certo descontrole do financeiro.

    Esse é um excelente exemplo da necessidade de planejamento para proteção de uma marca, tanto no ambiente on-line quanto no off-line.

    Obrigado por colaborar com o artigo!

    Atenciosamente,

    Rudinei R. Modezejewski
    http://www.e-marcas.com.br

    (11) 4063-9606 (19) 4062-8762 (21) 4063-6994
    (31) 4063-9828 (41) 4063-8707 (43) 4052-9373
    (44) 4052-9393 (48) 4052-9656 (51) 4063-8480
    (54) 4062-9121 (62) 4053-9933 (65) 4052-9193
    (71) 4062-9214 (81) 4062-9262 (85) 4062-9262

  8. Há alguns anos eu trabalhei em uma empresa se existi-se hoje teria sérios problemas com mais esse domínio, esta empresa tinha por volta de 600 domínios registrado, originalmente eram uma 30 mas para proteger a marca as variações foram registradas também.

    Acho que esse eh apenas mais uma forma do registro br aumentar sua renda que já eh astronômica!

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