Não é difícil cultivar um network de qualidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

É cada vez mais importante desenvolver uma estratégia para a evolução da carreira. Com toda a voracidade do mercado de trabalho atual, os profissionais, ao mesmo tempo em que buscam o conhecimento e a informação, precisam manter e cultivar sua rede de relacionamentos, ou networking.

Com a internet, aumentaram as possibilidades do networking profissional. Conhecer profissionais da sua área de atuação nunca foi tão fácil quanto é hoje. Com as redes sociais e meios de comunicação online, abre-se um canal de comunicação direto entre os mais diversos níveis organizacionais e culturais. As barreiras da concorrência, dos continentes e até mesmo do preconceito caem e a troca de informação prevalece.

Embora existam várias facilidades, para que o networking seja efetivo é preciso ter alguns critérios. Ao contrário do que muitos imaginam, ser popular e ter vários contatos não é a principal característica de um bom networking profissional. Para a carreira, o networking é meio de contato das pessoas certas para o momento certo. Não é a quantidade de pessoas que você conhece que fará da sua, uma boa rede de relacionamentos, mas sim a qualidade dos seus contatos.

Seguem algumas dicas e sugestões para cultivar e manter um bom networking de qualidade:

  • Selecione os contatos: procure manter contato com pessoas que sejam realmente relevantes para o seu desenvolvimento profissional. Não deixe de fazer colegas e amigos. No entanto, esqueça aquele colega de curso que pediu seu e-mail apenas para enviar piadas e correntes. Ele não quer nada além de ser popular.
  • Esteja visível: ser encontrado é uma forma fácil de ser lembrado. Portanto, ressalto aqui novamente a importância da reputação online. Ter um blog ou um perfil no LinkedIn é fundamental para o networking. Hoje é muito comum a troca de e-mails em cursos e eventos, para isso tenha um cartão de visita em mãos para facilitar.
  • Organize sua rede: ter seus contatos espalhados gera confusão e pode causar embaraços. Por isso, mantenha os dados das pessoas que você conhece em um único lugar. No celular ou no computador, não importa. O que interessa é que esses dados precisam ser facilmente acessados e atualizados.
  • Seja sincero: manter uma aparência é algo muito difícil e requer muito jogo de cintura. Portanto, seja sempre sincero. Você não sabe quando será a próxima vez que vai entrar em contato com aquela pessoa e muito menos quem são os contatos dela, por isso mentir pode ser um risco muito grande de ter seu “filme queimado” em uma rede.
  • Não fale demais, mas fale: as pessoas, em geral, não gostam daqueles que tomam contam das conversas e falam de tudo e por todos. Em uma roda de desconhecidos, fale o necessário para ser notado e para que seu conhecimento seja visto. Esqueça a timidez e o medo de errar, mas não abuse.
  • Jamais fale mal dos outros: seja na internet ou pessoalmente, evite ao máximo falar mal de outras pessoas. Nem todos pensam da mesma forma e obter desafetos é prejudicial para o networking.

Aplicando esses princípios aliados à afinidade pessoal e um pouco de sorte, com o tempo você certamente estruturará uma boa rede de relacionamentos. Networking requer tempo e é uma estratégia de carreira. Lembre-se que ter poucos contatos não é sinônimo de networking ruim. [Webinsider]

.

<strong>Guilherme Tossulino</strong> (tossulino@gmail.com) é analista de negócios web. Mantém os blogs <strong><a href="http://www.tossulino.com/" rel="externo">Tossulino.com</a> e </strong> <strong><a href="http://www.minhacarreira.com/" rel="externo">Minha Carreira</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

10 respostas

  1. bom, sou pessimo em comunicaçao verbal,preciso de ajuda …o queria mesmo è nao ser timido demais.
    felicidades a todos…
    eduardo

  2. Oi Guilherme!

    Sempre tive problemas com a segunda dica que você deu, que fala sobre ser visível para ser lembrado.
    Quantas vezes tive a oportuniadde de indicar um amigo para um emprego ou um novo negócio e simplesmente não tive como entrar em contato porque a pessoa havia desaparecido.

    Ser lembrado é mais que importante. Ainda mais hoje com tanta informação ocupando o pouco tempo que temos, como falou o Juarez Menegassi.

    E lendo sobre você, Guilherme, vi que é especialista em TI e CRM. Ainda não achei nada a respeito, mas você poderia postar sobre algum software de CRM para organizar nossos contatos de forma profissional? Sei que tem uns empresários que usam um programa de CRM e um outro que cria listas com os contatos por região, local onde se conheceram, número de e-mails trocados… muito interessante.

    E parabéns pelo post! Um abraço!

  3. Guilherme, o seu texto está precioso. Corcordo com Sylvio, são cuidados que geralmente são esquecidos. Os outros comentários também são muito pertinentes: a agenda eletrônica ou convencional trazem benefícios, bônus e ônus. Na verdade, a maioria não usa adequadamente a internet. Vou seguir detalhadamente suas dicas. Depois lhe darei um feedback. Obrigado!

  4. O grande problema da atualidade é com relação à proteção de informações que a grande maioria das empresas possui. Não se pode usar redes de relacionamento por causa dos bloqueios. Eu, por exemplo não consigo enviar msgs pelo Linkedin….Não culpo as empresas, pois existem muitos usuários ignorantes e/ou mal-intencionados.

    Quando chego em casa, cansado, só penso em desopilar e não ficar lendo comunidades, blogs, etc…

    Gosto de manter contato com meus conhecidos e fazer novos contatos, mas para muitas pessoas não é tão fácil assim, devido aos argumentos que citei.

    Grato pela atenção de todos.

  5. @Antonio Barros: Quando falo em ser sincero pretendo reunir tudo que remeta a algo fantasioso. As personas criadas podem acabar com a reputação de um profissional. Obrigado.

    @tiago: Sugiro a quem pergunta e sempre procuro em eventos, cursos ou palestras iniciar um contato comentando algo que foi falado pelo palestrante ou pelo professor. Pedindo uma opinião ou fazendo uma observação.

    @Welton Matos: É bem por aí. Meu outro post sobre reputação online fala bem dessa parte. Sempre é preciso estar atento ao que se escreve. A exposição tem um preço e também tem um retorno.

  6. Costumo fazer meu networking na internet. Tomo muito cuidado com tudo que está relacionado a meu nome. Seja no orkut, msn, twitter, blog… sempre me mantenho verdadeiro, mas moderado.

  7. Olá Guilherme,

    Gostei muito do seu texto, pois por todos os lugares que tenho andado venho escutando a respeito da importância de se ter um bom networking, e confesso que o tenho um grande problema,não sei por onde começar, pois as vezes tenho um pouco de receio de ser invasivo, ou de falar uma besteira.
    Mas vou seguir suas dicas.

    Muito obrigado!!!

  8. Boas dicas Tossulino, eu só acrescentaria o fato de sermos autênticos e não criarmos personagens que futuramente poderão ser desmascarados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *