Cinco dicas para trocar seu firewall com sucesso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Numa infraestrutura de tecnologia da informação podemos encontrar diversos tipos de firewall dispostos na rede, com o objetivo de controlar o acesso a recursos computacionais internos e/ou externos.

Os profissionais de TI devem utilizar as melhores técnicas para fazer um ajuste fino das aplicações e appliances, de forma a garantir maior segurança para os ativos digitais da organização.

A implantação de novas tecnologias de firewall dentro da organização requer muita atenção e planejamento pelos times envolvidos no projeto. Algumas etapas importantes para o sucesso são:

1. Escolha de uma solução

Escolha um fabricante bem estabelecido no mercado, com suporte e atendimento capaz de atender a prazos que contemplam os interesses do bom funcionamento da organização. Avalie um histórico de casos de sucesso em outras organizações. Entenda como o fornecedor trabalha com o processo de atualização da solução e se há custos envolvidos nisso.

2. Treinamento da equipe de operação

Treinar e capacitar a equipe interna que ficará responsável pela operação e auditoria dos novos recursos contratados é um ponto importante no projeto. A equipe deve manter as principais tecnologias do novo ambiente de modo satisfatório a excelente.

3. Setup da solução em ambiente de homologação

Para entender os impactos nos processos já existentes na organização (e quais outros deveram ser mapeados e criados) é imprescindível montar um ambiente parecido com aquele que a solução terá de suportar em produção.

Outra atividade importante para esta etapa é encontrar e mapear os ativos críticos – aqueles que podem afetar de forma negativa os principais processos de negocio da organização em caso de uma parada para mudança no ambiente.

4. Ajuste fino das regras

Antes da entrada em produção, passamos por uma etapa que chamamos de ajuste fino das regras e configurações da solução, a fim de garantir o bom funcionamento.

Atenção: não trabalhe com exceções nesta etapa, pois lidar com elas exige um grande e contínuo esforço que poderá acarretar num tempo de vida de projeto muito longo e talvez interminável. Aplique exceções apenas se estas tiverem sido mapeadas como recurso critico para o funcionamento dos negócios da organização.

5. Janela de mudança

Procure detalhar ao máximo a mudança que será realizada no ambiente e alimente essas informações em um documento, que geralmente chamamos de Folha de Mudança.

Cito algumas informações importantes para este documento:

  • Nome, telefone e e-mail dos envolvidos;
  • Aponte um responsável pela mudança
  • Detalhes técnicos da mudança – atividades, horário da mudança, horas para implantação, horas para testes, tempo para fallback, etc.
  • Descreva um plano de volta – fallback

Leve este relatório ao comitê gestor de mudança da organização – se a sua organização não tem um, pesquise sobre como implantar um comitê gestor de mudança e alinhe todas as atividades e detalhes.

Organize tudo, para não ser colocado em cheque depois. Planejar, planejar e planejar é a receita para sucesso em atividades de mudança numa infraestrutura de TI.

PS: Mudar um ativo crítico da rede como um firewal nunca é tarefa fácil. Fique atento às necessidades da sua organização e boa sorte! [Webinsider]

.

Marcos Vinicius M. da Silva Junior é consultor em segurança da informação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *