Gestão de projetos: o equilíbrio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Existe um conflito inerente a todos os projetos, que se traduz em balancear tempo, escopo, qualidade e custo.

Essa tarefa, por si só, toma muito esforço do gerente de projetos. Afinal, é necessário aprender a limitar. Nem todos podem dizer não, por motivos diversos. Algumas vezes por força política, outras vezes por falta de planejamento ou de recursos.

balancear_projetos.jpg

De acordo com os preceitos do PMI ? Project Management Institute, o sucesso dos projetos depende não só da integração destas disciplinas, mas também de uma boa comunicação e da gestão correta de recursos humanos, riscos e aquisições.

Gerenciar bem é controlar expectativas de todos os envolvidos, que contempla toda a equipe do projeto, patrocinadores, diretores, gerentes e muitos outros. Todos que são impactados pelo projeto devem ser levados em consideração, especialmente os que estão diretamente envolvidos na sua execução. É importante buscar antever os riscos antes que os problemas ocorram.

Por isso, dar limites é importante para garantir o sucesso final. Qualquer desbalanço entre estas disciplinas, pode penalizar os outros lados. Por exemplo: quando o prazo é muito curto, a qualidade, o escopo e o custo podem ser sacrificados. Torna-se necessário contar com horas-extras, o trabalho excessivo diminui a qualidade do produto final e o escopo do produto pode não sair completo. Nesse caso, o gerente de projetos deve atuar prontamente para prezar pela qualidade do produto final, antes que o problema aconteça.

Quando o escopo é muito grande, o tempo de entrega e o custo podem se tornar excessivos, correndo o risco de inviabilizar o projeto. Nesses casos, pode-se dividir o projeto em etapas, para diminuir as expectativas dos envolvidos e ter um produto final disponível.

O que significa qualidade?

Em projetos de canais digitais, a qualidade costuma sair comprometida, porque é a disciplina mais difícil de ser mensurada. O que significa qualidade? Quem se preocupa com a etapa posterior ao projeto e com o crescimento do canal? O projeto é voltado para o público-alvo? É realmente voltado para os objetivos de negócio da empresa? Aparece bem posicionado em buscas? Usa os padrões W3C? É acessível para celulares? Carrega rapidamente? Foi testado exaustivamente?

Muitas vezes, a aparência tem um peso maior na percepção de qualidade, principalmente para as pessoas que não trabalham na área e para os patrocinadores do projeto. Nesse caso, é dever dos bons profissionais e de toda a equipe prezar e defender o usuário final e garantir que o projeto tenha sucesso depois da sua implantação.

O que para alguns é o fim do projeto, para outros pode ser o começo. O desafio só começa quando o site é publicado. [Webinsider]

.

Daniella Morier(daniella@avantare.com.br) é sócia-diretora da Avantare Inteligência Interativa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Com o que podemos nos deparar frente a um projeto onde nao se prioriza o controle das variaveis de planejamento,tempo,custo e clareza de objetivos?

  2. Ótima reflexão. É um assunto tão complexo quanto importante. Ter a Qualidade no mesmo nível de controle de Tempo, Custo e Escopo é um desafio, pois, como você bem escreveu, sua tangibilidade é baixa. Envolve questões que abrangem a todas as áreas de conhecimento que o PMBOK preconiza e, infelizmente, não é uma restrição fácil de ser defendida.

    Destaco uma parte do seu texto que é fundamental no Gerenciamento de Projetos: É importante buscar antever os riscos antes que os problemas ocorram. Esta ação e Fazer Acontecer são os principais direcionadores da atividade de um gestor.

    Grande abraço,
    Giovanni Giazzon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *