A loja prometeu, encheu, caiu e o povo ficou zangado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Vamos começar do começo. Redes sociais são apenas ambientes que abrigam gente, que ali se materializam digitalmente.

Não são santuários.

Convivem através dos sites muitos tipos humanos distintos. Gente legal, gente do mal, gente cabeça, gente divertida, gente azeda…

É como qualquer agrupamento humano: são capazes de ações coletivas maravilhosas, edificantes e idealistas, mas também são capazes de ser vis, destrutivos, egoístas ao extremo.

Nas redes sociais pode-se fazer marketing e propaganda sim. Pode-se paquerar, pode-se opinar, pode-se clamar, pode-se vender.

São as mesmas ações humanas que se faz no dia a dia.

O que dá certo ou não é outra conversa. É muito novo e por isso, nós, humanos, estamos tateando o futuro. Sempre fizemos isso e foi assim, que um dia tomamos coragem e saímos do abrigo das cavernas.

Iremos aprender, e o faremos errando. Se acertássemos de primeira mão em tudo o que fazemos, jamais entenderíamos o que é certo e o que é errado. Errar e medir suas consequências nos permite modelar o que é certo.

Cheguei ao affair BestShopTV.com e as TVs de duzentos reais.

Quando o marketing da loja virtual propôs no Twitter que ao se juntarem mil seguidores da marca no microblog, TVs moderníssimas iriam ao site com até 90% de desconto, o que se propôs foi um jogo. Entraria quem quisesse. E assim se deu. Consta que o número chegou a quase 2.000.

A melhor metáfora para isso são as queimas pós Ano Novo que algumas lojas físicas fazem. A loja vai abrir às 9h da manhã e na madrugada já há fila. Seguranças abrem as portas e uma horda invade a loja. Todos levarão o que idealizaram? Óbvio que não. Haverá gente que não comprará nada? Claro que sim. É um jogo. É um desafio. Nesse caso dá até para temer pela integridade física das pessoas.

Que bronca é essa quando o e-commerce faz a mesma coisa?

Não lembro de gente protestando contra os grandes varejistas físicos quando eles provocam esse ?estouro da boiada? que pode ter consequências muito mais graves do que alguém emburrado, que tentou um par de horas se conectar a um site e não conseguiu por absoluta overdose de acessos.

Que é a mesma coisa que ocorre na entrega de declaração do IR (e ninguém protesta), ou quando a Globo chamou visitas ao site durante a transmissão da final da Copa do Mundo.  Ou quando o internet banking falha ou fica indisponível.

Muita gente ficou atraída pela promoção e o site caiu. O Procon, perguntado, se manifestou dizendo que isso acontece e o que deveria ser feito era, em outra hora e dia, honrar a oferta da promoção. E assim ocorreu! Foi feita a promoção na madrugada seguinte e 10 bens, entre TVs e home theaters, foram vendidos a 10% do preço.Afinal, quem conseguiu vencer a corrida do ouro está feliz. Quem não conseguiu, tente na próxima.

Mas, exigir 5 mil TVs a 10% do preço, é, no mínimo, para ser bonzinho, de uma ingenuidade tocante.

E não entender que um site com 200 mil acessos em 4 horas, quando sua média histórica deve ser 10% disso, não apontasse alguns erros, é não conhecer o be-a-bá mais elementar da informática.

A BestShopTV.com propôs o jogo e cumpriu sua parte. Os consumidores também. O que é feio é não controlar a frustração de não ter tido a sorte (sim, apenas a sorte) de ter chegado no clique certo, na hora certa.

Para terminar, tecer longos discursos sobre o prejuízo à marca que isso causou, soa a discurso de erudito em um terreno em que ainda não existe erudição.

Prejuízo ou benefício à marca, veremos com o tempo.

Dois fatos, porém são indiscutíveis: o primeiro é que a BestShopTV.com, que não estava no radar, agora habita o rol do e-commerce brasileiro e, segundo fato, a crise da FNAC e a polêmica do BestShopTV revelam que nosso e-commerce e nossas redes sociais estão amadurecendo. Causa dor e sofrimento, mas é assim que amadurecer é. [Webinsider]

.

<strong>Edson Dacal</strong> é diretor presidente da <strong><a href="http://www.basics.com.br" rel="externo">Basics</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

24 respostas

  1. Eu participei desta promoção, passei das 24h00 até as 03h00 tentando comprar a tv pois ja tinha achado a mesma, e o site so dava erro, fique pasmo por não ter tido um retorno satisfatório da mesma, com isso minha imagem da mesma ficou completamente destruída e até agora ja vi coisas no site que quis comprar mais não me arrisco, pois se tem falha grave de infra para ter falhas graves de segurança é 1k.
    quem teve a ideia de fazer essa campanha tem que aprender o que é rede social e o poder dela, em 1 clique você pode ter uma baita sucesso ou ser um mega desastre.

  2. Usar um portal como o webinsider para justuficar, e ainda condenar as pessoas que de certa forma foram lesadas é no mínimo idiota de sua parte.

    Se tiver vergonha na cara, nunca mais escreva nada no Webinsider.

  3. Eu andei lendo os comentários negativos pra BestShop, mas agora comecei a ignorar, pois o que eu tenho lido nos comentários aqui tem gente utilizando o termo coisa de amador e a pessoa que diz isso me lembra de inveja.

    Ou seja, agora acho que quem está falando mal por aí provavelmente são marketeiros fracassados ou concorrentes.

    Se realmente for um concorrente, por que quem tá falando mal não tenta fazer algo melhor e superar? Tipo me vender uma TV por 10% do valor? Eu quero uma! Prometo não ficar dizendo que vcs copiaram a BestShop.

  4. Que artigo horrivel, que jogo é esse em que as regras não são claras. Esse site tem é que tomar muitos processos memso. Coisa de amador!

  5. Pessoal, é justo sim para a empresa criar um tipo de campanha dessa, claro que contudo devia ter ao menos especificado…100 primeiras pessoas ganharam tal desconto já seria um bom anúncio !

  6. Concordo com vc Roberto Cibulski, eles realmente deveriam ter estrutura para suportar isso.

    Mas eu participei da promoção e antes de começar eles falaram que haviam X TVs e X Home Theaters… Até falaram as polegadas das tvs.

    No meu ponto de vista, na primeira tentativa deles, houveram os mil seguidores do twitter tentando comprar e fazendo junto. Isso sem contar quem acompanha sem participar no twitter.

    Depois que não deu certo, eles anunciaram que ficaria para o outro dia… E daí vi até um banner no site deles falando da promoção. A partir eu não imagino quantos visitantes a BestShop pode ter e quantos viram.

    Eu sei que quando é barato, o povão sempre cai matando pra comprar. Eu ainda acho que realmente pode ter dado uma bela demanda, suficiente para derrubar o site.

    Mas ainda penso também sobre o que o BonDeLaire disse, derrepente o site cair pode ter sido uma jogada de marketing… Who knows…

  7. A ação foi muito bem pensada. Pena que a empresa não tinha infraestrutura para a mesma.

    Os consumidores, como eu, ficaram indignados pela falta de regras claras e transparência na mesma ação.

    Alguns, como eu, chegaram nos produtos mas, por falta de infra do sistema não puderam comprar.

    Já que o autor comparou o comércio real com o virtual, senti que peguei o produto, junto com outros tantos compradores, levamos ao caixa e o mesmo escolheu apenas um para pagar. Isso não foi bom.

    A emenda ficou pior que o soneto, a ponto da empresa planejadora da campanha vir a público e criar um artigo para defender a loja. Não precisava disso.

    Como profissional de web acho que o Webinsider poderia pautar ou escolher melhor seus artigos pois, na minha opinião, este seria um ótimo texto para a assessoria de imprensa da BestShopTV.

    Nunca mais acesso este e-commerce pois me decepcionei com a campanha e o site me pareceu picareta demais.

    Abraços,

  8. Edson, seu artigo é parcialmente correto no meu entender. Por um lado é justificável que uma promoção não possa se expandir para cada habitante da terra. Mas por outro, não estamos falando de garotos que inventaram uma ação viral e foram pegos de surpresa pelo volume de respostas! Ingenuidade é colocar um loja grande (BestShop ou qualquer outra) na posição de santinhos que fizeram algo legal e ainda assim são criticados.

    Penso que defender a Best como se apenas os consumidores fossem bestas vorazes e inconsequentes é ser parcial. Oras, qualquer empresa séria e bem assessorada tem condições de preaparar sua estrutura para receber o retorno de uma ação de marketing, não importa o tamanho (isso evitaria a queda) e também tem condições de expor previamente as regras (ex: estoque de 10 TVs. Isso evitaria a reclamação por não ser beneficiado).

    Imagino que o artigo não seja pago – por isso o Webinsider está nos meus favoritos. Mesmo assim, o artigo analisa somente um lado da questão, atenuando erros que poderiam ser evitados e jogando sobre os consumidores o ônus deste despreparo.

    Para o e-commerce evoluir, é necessário também que os formadores de opinião tenham condições de elaborar análises mais complexas e, portanto, mais justas e coerentes.

  9. Parabéns pelo artigo…e vejo que a maioria dos comentários são dos azarados… rs

    Concordo com a comparação do autor, mas acredito que as empresas devem aprender rápido para que o tiro não saia pela culatra.

  10. Não acompanhei esse movimento e achei muito legal. Adorei a comparação ao comércio tradicional.
    O website cair (de propósito ou não) enfureceu a audiência, mas deu uma sobrevida à campanha. hummm

    Sr. autor do 7o., 8o. e 13o. comentários, favor passar o corretor ortográfico antes de criticar o próximo.

    BonDeLaire.com

  11. Caro senhor Editor.

    A única utilidade desse artigo é a tentativa do autor de justificar uma ação mal planejada e que deu errado para o seu próprio cliente. Se ele quiser se desculpar, que monte um blog ou sei lá, mas não use um canal como este para isso. Aqui, nós procuramos informações que nos enriqueçam e não desculpas para erros alheios.

    Já vi outros casos de autores promovendo seus produtos e respectivas empresas e outros artigos, sei que ninguém é santo, mas não vamos exagerar.

    Acreditava que o WebInsider fosse mais sério do que realmente é. Infelizmente estou muito desepcionado.

  12. Por isso que eu compro em lojas confiáveis, e com preços compatíveis.
    Utilizo um comparador de preços novo no Brasil, mas que filtra as lojas que lá estão. Vejam vcs mesmos. kuantokusta…
    O artigo ta muito bom.

  13. É o e-commerce brasileiro ousando e aprendendo.

    Acredito que esse tipo de situação não amadurece o cenário do e-commerce brasileiro e sim desqualifica-o, pois mostra amadorismo em situações reais de negócio, onde este tipo de atitude não pode ocorrer.

  14. Eu tentei comprar também, e até achei a TV de 26.

    Fiquei P da vida por não conseguir. Passei raiva, mas até foi engraçado.

    Entendo de serviços para WEB e sei muito bem que o servidor do site sobrecarregado não atende todas as requisições e também não processa a que está pendente rapidamente, visto que cada pessoa que tenta acessar cria uma interrupção no processador.

    Até hoje fiquei chateado, mas nós que participamos de uma maratona virtual temos que saber perder. Não entendo o porque de reclamarem tanto.

    Apesar de tudo que os NÃO vencedores chateados estão falando hoje, aposto que se a empresa fizer mais uma promoção dessa, eles vão tudo lá ficar clicando tentando comprar.

    O que será que os atuais NÃO vencedores chateados dirão se conseguirem comprar um produto abrato na próxima?
    Agora eles cumpriram!, ou apenas ficaram quietos sem reclamar mais!?

    Bom, peço pra quem ficou chateado que não tentem comprar na próxima maratona, pois quero que fique mais fácil pra mim =)

    Afinal, depois de tudo que já disseram, eu acho que os NÃO vencedores chateados não merecem achar nada.

  15. Caros Pedro e André,

    por que vocês estão sendo tão ofensivos? E engraçado que vocês dois parecem a mesma pessoa, pelo menos tem o mesmo endereço de IP.

    Aqui não se vende e nem se compra artigos.

    O autor relata um fato, que pode ser útil a muita gente.

    Vocês, como consumidores, mostraram o estrago feito. Aí está o valor do artigo.

  16. Muito feio isso. Tem que existir uma imparcialidade nos artigos publicados, se não, o site perde credibilidade. Já tinha percebido isso antes, mas agora está discarado.

    Espero que o Editor do WebInsider(se existir) tome as devidas providências.

  17. Eu tenho pena do Webinsider… Esse artigo além de vários adjetivos que te cara ele possui, é caso de rara vergonha alheia.

  18. Edson, vc escrever um artigo desse é no mínimo um sinal de desespero em defender seu cliente. Foi vc e sua empresa que tiveram essa brilhante idéia, totalmente amadora?
    Webinsider, fica aqui meu desapontamento em ler um artigo desse, de um profissional que utilizou o meio para tentar mascarar uma ação deu sua empresa Basics idealizou e fracassou no caso de Bestshoptv.
    Cliquem no nome do autor (Edson Dacal) e verão que ele tem apenas 3 artigos, contando com esse, sendo um de 2007. Vergonha!

  19. O problema é quando essa loja usa de má-fé para fazer uma promoção. Por exemplo, não deixando bem claro as regras do jogo como fez a Bestshop. Não disse o modelo de TV, quantas seriam e nem a metodologia da ação. Por isso, bloqueie o perfil deles no twitter para verem que mídias sociais não são brincadeira adolescente.

  20. Prezado Edson,

    Tu como estás ligado diretamente (são teus clientes) a WORSTShopTV (de Best não tem nada) não deveria escrever isto tudo acima para DEFENDER eles.

    Isto só piora a situação.

    Me desculpe, mas não é ético este teu artigo.

    Eles merecem ser processados, tem muita mentira sendo dita por aí sobre tudo ter sido legal no segundo dia, que tudo estaria funcionando. Eu gravei um vídeo onde comprovo que o site estava fora do ar, enquanto isto o pessoal da COISAShopTV, twitava dizendo está tudo ok, estão comprando, e bla, bla.

    No que depender de mim e de outros, esta lojinha só terá as suas verdades divulgadas.

    Att.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *