Para o vendedor, clientes são todos os envolvidos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Não basta estoque, sede própria, filiais espalhadas pelo país, frota e outros tantos ativos se não houver gente com paixão gerindo tudo isso. Quando fora do horário do expediente, uma empresa torna-se um lugar tenebroso, assombrado. Sua alma são as pessoas, que formam sua razão e sua emoção.

No caso do varejo essa lógica é mais forte. O contato entre pessoas é ainda maior e não é apenas parte do negócio: pode-se dizer que ele ?é? o próprio negócio.

Pensar em profissionais de vendas como robôs programados para discursos prontos, e não como os primeiros clientes da empresa, pode ser fatal. O mais ingênuo consumidor é capaz de perceber se o vendedor acredita naquilo que oferece, algo que manifesta-se por dimensões da comunicação humana muito além da palavra.

A entonação da voz, transmitindo serenidade e firmeza, bem como a comunicação do corpo, que vai do olhar à gesticulação, contam muitos pontos na conta de credibilidade daquilo que se vende.

A empresa que quer posicionar-se no mercado de forma crescente precisa saber se sua equipe ao menos comprou a ?ideia? daquilo que vende. O vendedor não precisa ter necessariamente dinheiro para comprar uma Ferrari, se for isso que ele vende. Mas precisa ter impresso na alma a ideia de que a Ferrari é um excelente produto, para seu discurso soar mais natural.

Acertar este ?ponto, para a empresa, é um exercício que requer treinamento contínuo quanto aos produtos comercializados, capacitação em vendas, noções de comunicação pessoal e estímulo às lideranças naturais, pessoas que naturalmente assumem a dianteira, destacam-se em relação aos demais e que, mais importante, contam com a sua deles.

Quando a equipe está motivada, todos os clientes da empresa saem ganhando. Ganha o ?cliente interno?, que é o vendedor e os demais funcionários, já que a empresa naturalmente vai vender de forma crescente. Ganha o ?cliente investidor?, já que vendendo mais, seu retorno será maior.

Ganha o ?cliente consumidor?, que passa a ter a certeza de poder contar com a empresa, oferecendo não só produtos, como atendimento e serviços de confiança. Ganha o ?cliente comunidade?, que pode contar com uma empresa estável, gerando consumo saudável e empregos, ajudando a manter a economia local em movimento. Clientes estão em todo lugar. É preciso percebê-los. [Webinsider]

.

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Estou preparando um relatório para apresentar para meus superiores que falam justamente sobre isso… markeing e endomarketing. Achei seu argumentos claros e objetivos. Um funcionário que entende e acredita na empresa a defende… ao contrário disso… criam o marketing negativo… que é mais rápido que qualquer um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *