Browsers e carros: o IE 6 virou uma kombi velha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O motorista que nunca ficou atrás de uma Kombi numa subida atire a primeira pedra. Ela vai devagar, no meio (normalmente), soltando fumaça (às vezes) e chega ao topo com a mesma ?tranquilidade? que começou.

Há umas semanas atrás um professor comentou na aula que compradores de Kombi não são exigentes. Estão satisfeitos com o custo-benefício e não querem nada mais do que a Kombi tem a oferecer. Não precisa de mais velocidade, outra cor que não seja branca, ou qualquer acessório. O importante é o quanto ela custa e quanto ela carrega.

É uma visão interessante que me fez pensar na relação que os usuários possuem com o Internet Explorer 6. Quando você encontra um usuário que ainda utiliza aquela versão do browser (e são muitos) a resposta é similar ao do comprador de Kombi (dada as devidas proporções). O usuário está satisfeito com o browser que tem.

A satisfação é subjetiva; muitas vezes o usuário não sabe nem que pode mudar e trabalhar de outra forma. Ele não tem ideia das brechas de segurança do browser e nem porque alguns sites não ficam tão bonitos em sua tela. O importante para eles é que está bom assim. Funciona. Está acostumado.

Como lidar com esta fatia do mercado? Da mesma forma como lidamos com as Kombis? Fazer barulho até o usuário trocar? Deixar de dar suporte?

Não há solução perfeita.

Há alguns anos o grande vilão era o Netscape 4. Havia usuários fiéis que não o trocavam por nada e os desenvolvedores optavam por suportar ou não o browser. Agora com o IE6 temos a mesma situação.

As empresas ou desenvolvedores é que definirão se a aplicação ou website suportará a versão de browser ou não. Muitas já estão deixando claro a sua posição, como a 37Signals, YouTube, Digg, entre outras.

O melhor caminho é explicar as razões aos usuários para os motivarem a realizar a troca e incentivar a adoção de outros browsers.Caso nenhuma das opções seja possível, deixe clara sua posição. Para o usuário é melhor saber que você não suporta o browser que ele está usando do que simplesmente fazer pouco caso. Ele pode não aceitar, mas você fez a sua parte em deixar sua posição clara.

Afinal, quando a Kombi anda na direita, sem atrapalhar sua passagem, você nem percebe que ela está ali, certo? [Webinsider]

.

Karyn Nassif é empreendedora, consultora e especialista em experiência do usuário.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

19 respostas

  1. De informatica, não entendo nada, mais comparar a kombi com algo aparentemete ruim, não acho certo, pois se ela fose ruim não estaria sendo produzida a mais de cinquenta anos, sendo o carro mais velho ainda em produção no Brasil,sem falar que foram vendidas mais de vinte e oito mil unidades em 2008 isso sem os comerciais.

  2. O certo é fazer como o Youtube, avisar que o site não é mais compatível com aquela versão e indicar um link para atualização ou para um outro navegador como o firefox.

  3. Na minha opinião acho válida a figura de estilo usada, ou seja, a comparação (metáfora).

    No dia a dia utilizo o Firefox, sou adepto e defensor do software livre, por isso julgo fundamental atitudes de grandes sites, informando ao usuário que deverão fazer upgrade do seu browser a fim de usar todos os recursos disponíveis que o site (portal) oferece.

    O I.E é um grande fracasso da Microsoft, que talvez, ainda acredite, que todos os softwares e sites (portais), têm que se adaptar as necessidades do seu browser.

  4. Para os usuarios da nossa amiga kombi nao falo nada, mas para os que ainda insistem com o IE6 o que acho seria uma solucao era todos os desenvolvedores de sistemas para internet ou uma grande parte pudessem boicotar ou seja falar para os clientes que nao fazem mais nada para o IE6 ai sim quem sabe poderia mudar esta situacao.

  5. Pois é. A acomodação é um software que já vem instalado na cabeça do ser humano e que não é autoatualizável ( ? ), mas tem gente realmente que nem se dá conta que o navegador está ultrapassado ou que pode usar outro… Nesse semana mesmo fui mostrar um site que fiz para uma pessoa que é dono de uma agência pequena, e o cara estava usando o IE6. O site não era exibido do jeito que deveria. Agora, se uma pessoa desse nível, que lida diariamente com web e tem um conhecimento mais avançado sobre computador não troca de navegador, imagine as pessoas normais. O problema também é que o IE não avisa que tem atualizações disponíveis como os outros navegadores. Estou querendo que o OS do Google chegue logo e que o Windows deixe de existir na maioria dos PCs.

  6. No dia-a-dia uso o Firefox, mais até hoje não tirei o IE6 da minha máquina pelo simples fato de saber que muita gente ainda usa, e tenho que fazer com que meus sites funcionem, inclusive, no IE6.

    Tenho um site com bom tráfego, e analisando os dados, vejo que 80% dos meus visitantes usam o IE. Desses, 38% ainda estão no IE6. É uma fatia bastante considerável.

    Porque, assim como todos os browsers, o IE não oferece atualização meio automática para os seus usuários? Nem sei se já existe. O usuário tem que entrar em algum site, procucar uma nova versão, fazer o download… pode parecer exagero, mais uma grande parcela dos usuários que ainda estão no IE6 não sabem fazer isso. Se aparecesse uma janela dizendo Existe uma atualização gratuita para sua kombi, mais rápida, mais segura blábláblá… Clique para atualizar. seria outra história.

  7. É necessário compreender que essa discussão toda sobre o fim do IE6 ocorre entre um círculo muito fechado da sociedade. Um mundinho de entusiastas, desenvolvedores e heavy users. O IE6 é apenas um browser dentro do PC e a Web é enorme e não fica mais presa a um desktop. Apenas a ponta da pirâmide é composta de websites de última geração, com recursos proprietários ou não que aumentam a experiência do usuário. Considerando que a informação é o elemento fundamental da Web, seria lógico e sensato imaginar que um conteúdo realmente necessário e útil aparecerá em um browser qualquer com todas a funcionalidades desligadas. Há quem argumente que hoje isso é quase impossível, dado o uso exarcebado da multimídia. Mas se o propósito é transmitir informação, deve ser considerado outras formas de dispô-la. Para o resto, um constrangedor Este site não suporta os recursos necessários… é válido.

  8. Não sabia que existia uma forma de lhe dar com as Kombis…

    Aliás, rodam várias kombis em boas condições pelo País…

    Fora que as Kombis fazem bem o papel ao qual elas são fabricadas, O IE6 NÃO!

    Está fora dos padrões, renderizando de forma errada, com isso não fazem o seu papel de apresentar de forma correta a marcação de um site!

    A comparação não teve nada haver!!!

    Mais se tratando do IE6 valeu a intenção!

  9. Já estava mais do que na hora desses sites mais importantes como youtube, twitter, orkut…todos que tem esse acesso em massa, descosiderar o IE6 assim como fazem com os carros fora de linha.

    Antes tarde do que nunca…

  10. Subestimam as qualidades de uma Kombi. Este é o meio de subsistência de muitos brasileiros. E principal meio de transporte coletivo em vários bairros. Assim como o IE6 é o browser oficial de verias multinacionais.

  11. A resistência a mudanças realmente não é exclusividade da web, como citou a autora à respeito da Kombi, é típico do ser humano a acomodação, o que nos resta é aderir a campanhas tentando convencer através da conscientização, como por exemplo essa: http://updateyourbrowser.net/ .Tem várias campanhas atualmente anti IE6, seria muito bom se uma grande massa de desenvolvedores aderissem a alguma delas.

  12. Eu tenho o IE 8 no meu PC pq eu instale…se dependesse da minha irmã ficaria como está (!). Usuarios comuns não entendem essa diferença e não acessam o Webinsider!!!!KkkkkK

  13. IE6 não é Kombi. IE6 é uma aberração que deveria ser dizimada.

    O negócio é fazer trocarem na marra, para seu próprio bem.

  14. kombi, fusca, brasília e ie6, é tudo a mesma coisa!
    talvez se a mídia desse mais ênfase a esse assunto, ou ate a microsoft mesmo poderia fazer uma campanha mais abrangente…e equipe do Bill ta falhando mais uma vez!

  15. A solução é muito simples. Vejamos:

    Quem tem um Pentium 233 sabe que nele não dá para usar Windows XP, Windows Vista, Ubuntu, Kubuntu, Office 2003. Outro tem conexão discada e sabe que não dá para ver vídeos do YouTube.

    Usuários do IE6 têm de saber que não dá para visitar determinados sites. É deles o problema, a necessidade de mudar de browser, se quiserem acessar os sites mais modernos, interessantes e úteis.

    Do outro lado, desenvolvedores têm de lembrar que os imensos números alardeados na internet pertencem a poucos negócios (Google, YouTube, Twitter), e não são regra geral.

    Não é preciso atender a todos os usuários de todos os browsers. Não é possível ser visitado por todos os internautas do mundo.

    É problema do motorista da Kombi, se um enorme e rápido caminhão colar na traseira dele porque está andando muito devagar. Ele que saia da frente do caminhão e coma poeira.

  16. Mas é isso o que eu mais digo em meu blog e no Twitter, já passou da hora de desconsiderar esse browser, pois senão daqui a 20 anos estaremos desenvolvendo aplicações para uma aberração.

  17. Tadinha da kombi… Ela é preferida justamente porque é um projeto muito bom! Simples, nunca dá pau e funciona com perfeição mesmo nas mais diversas condições. Ao contrário do maledeto IE6… =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *