GED, taxonomia e ontologia nas empresas

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O gerenciamento eletrônico de documentos é um conjunto de métodos que permitem gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos através de um sistema digital.

Com o GED nós podemos tramitar documentos e informações e atribuir permissões e perfis de competências. Por exemplo: uma empresa de engenharia que lida com plantas em grandes formatos (A0, por exemplo) pode digitalizá-las, criar um controle de versões e compartilhá-las. Deste modo poderá, de acordo a necessidade, gerar cópias controladas desse documento.

Imagine como uma empresa petroquímica, com centenas de dutos e encanamentos por onde passam toneladas de produtos, precisa de plantas detalhadas e atualizadas desta estrutura. O GED reduz custos e favorece o compartilhamento de informações. Pode, por exemplo, gerar cópias. Mas como funcionam essas cópias?

Para controlar a integridade da informação, apenas usuários com perfis específicos podem alterar e imprimir tais documentos e para isso existem etapas:

  • 1. É feita uma proposta de alteração ou criação do documento, norma etc.;
  • 2. A proposta é analisada e são feitas críticas;
  • 3. A pessoa designada para tal começa a elaborar o documento;
  • 4. O documento passa pelos avaliados e comissão técnica;
  • 5. Se aprovado ele passa pela direção ou presidência que irá homologar
  • 6. Após a homologação o documento é liberado no sistema e a versão anterior é substituída.

Workflow é registrado

Em se tratando de documentos legais, as imagens precisam ser rasterizadas. Ou seja, é criado um bitmap que não permite a manipulação por vetores (vetorização). Deste modo temos uma imagem teoricamente impassível de ser fraudada.

Todo o trâmite do documento é registrado no sistema: data e hora da atribuição, envio, saída para homologação etc. Por isso os sistema de GED trabalham com workflows e controlam o fluxo de trabalho, mediante permissões e competências.

E para que os documentos eletrônicos sejam recuperáveis é preciso criar esquemas de indexação, com levantamento de termos e taxonomias e, em caso mais complexo, o uso de ontologias.

Taxonomia

De forma mais genérica, podemos dizer que taxonomia é uma classificação. Porém a taxonomia trata de uma estrutura de organização baseada na hierarquia – vai do geral para o específico, do maior para o menor, do menos complexo para o mais complexo.

Meios de Transporte > Terrestres > Automóveis > Carros

É o conceito da Biologia para a classificação dos seres, em Reino, Filo, Sub-filo, Classe, Sub-classe, Ordem, Sub-ordem, Gênero, subgênero e espécie

Esse conceito é também utilizado amplamente na Biblioteconomia e na Ciência da Informação para a gestão da informação dentro de sistemas de classificação do conhecimento

Essa é a estrutura para classificar os documentos em uma biblioteca ou centro de documentação desde antes do livro.

As primeiras bibliotecas da humanidade nasceram muito antes do livro – tivemos blocos de argila, depois o papiro, a seda (principalmente na China), o pergaminho e por último o papel e o livro tal qual o conhecemos. A estrutura de organização do conhecimento nas bibliotecas é baseada em taxonomia.

Ontologia

Diferentemente da Taxonomia, a Ontologia não é uma estrutura hierárquica e sim associativa.

Ela agrega entidades de acordo as suas relações e atributos já preestabelecidos.

Enquanto a taxonomia verticaliza as estruturas, as ontologias as horizontalizam.

As ontologias funcionam de maneira muito semelhante ao nosso cérebro, relacionando, agrupando e classificando entidades. A complexidade está no fato de que pessoas diferentes pensam de formas diferentes. Se todos os usuários tivessem o mesmo padrão mental e mesma estrutura lógica de pensamento, não haveria a necessidade de testes de usabilidade, personas, focus groups e entrevistas.

Deste modo, o que fosse óbvio e claro para um usuário o seria também para todos. E sabemos bem que isso não é verdade!

A ontologia se comporta da mesma forma. Quando modelamos mapas mentais para a realização de um projeto ou proposta, é útil uma fase de brainstorm. E a partir dele são criadas as conexões e produzidos sentidos.

Diferente da taxonomia, a ontologia está voltada para o sentido das relações, mais do que puramente a estrutura hierárquica do que quer que seja.

Aplicadas ao GED nas empresas

Antes mesmo de definir como o GED será aplicado na empresa, é preciso mapear e modelar os processos da organização. Mas o que são processos?

Em Administração temos um modelo de gestão por processos, que é a visão da organização como um todo e maior relação entre os diferentes agentes da cadeia de valor.

Os processos equivalem aos setores e departamentos da organização ou empresa. Financeiro, Comercial, Produção, Materiais, Logística etc são processos e precisam ser modelados e mapeados, a fim de obtermos um ?retrato fiel? da empresa. Somente depois aplicamos modelos de estruturação e organização da informação.

Em Arquivologia essa etapa corresponde à organização por Fundos Arquivísticos, ou seja, a procedência dos recursos informacionais com os quais estaremos lidando, sem misturá-los.

Conhecer a empresa e o funcionamento de seus processos individualmente dá mais propriedade no momento de definir qual o método mais apropriado de estruturação da informação para implantar um sistema de GED, se taxonomia e sua hierarquia vertical, ou a ontologia aplicada com associações horizontais.

O GED é uma forma de gerenciar o fluxo de trabalho e tem como condição necessária que os processos (e o fluxo de cada processo) sejam conhecidos por todos os envolvidos. [Webinsider]

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Rafael Marinho (rafaelmarinho71@gmail.com) é arquiteto de informação, consultor em gestão da informação e mantém o blog Bibliotecário Virtual

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Mais lidas

12 respostas

  1. Tenho experiência na Área de Digitalização de Documentos,gostaria de encaminha um curriculum para uma possível oportunidade. Obrigado.

  2. Olá Clemens, é recomendo o site de Gulhermo Reis (www.guilhermo.com) e Livros como Information Architecture for World Wide Web de Peter Morvile e Lous Rosenfeld; Ansiedade de Informação 2 de Richard Wurman e Usabilidade na Web de Nielsen esses são os livros básicos e no site você encontrará muitas outras referencias

  3. ola, tudo bem? Sou recem formado em Biblioteconomia na UFMG e achao AI muito interessante. Gostaria de saber se voce me pode indicar cursos, sites, e livros. Muito obrigado.

  4. GED é realmente um conjunto de tecnologias que pode auxiliar bastante uma empresa. É pena que no Brasil ainda estejamos engatinhando nesta área. O portal http://www.ged.net.br mostra tecnologias que nem sonhamos em utilizar nas pequenas e médias empresas (e muitas das grandes também).

  5. Olá Paula, o software na verdade não é o mais importante no momento, a metodologia é… Neste caso se no quadro da sua empresa você conta com um bibliotecário documentalista sugiro que o procure e juntamente com a equipe de tecnologia vocês poderam desenvolver uma aplicação que venha suprir essa necessidade a um baixo custo. Caso não tenha esses profissionais a Documentar tem esse serviço –

    http://www.slideshare.net/documentar/taxonomia-automatizada-para-organizaes

    Talvez essa apresentação deixe tudo mais claro

  6. No caso, vc vai trabalhar com sistema integrado de GED para digitalizar e tramitar plantas de engenharia? seria isso o trabalho?
    Mas de uma forma bem geral tem o site do Cenadem (www.cenadem.com.br) que tem um banco de cases riquíssimo e que talvez possa te interessar e ajudar.
    Não tenho como responder nada conclusivo haja vista que não conheço nada do projeto em questão e não há uma fórmula pronta pra implantar…
    Vai depender dos recursos, processos, de que forma vai ser empregado etc.

  7. Olá!
    Sou Bibliotecária, exerço a profissão e atualmente estou tentando escrever um artigo científico sobre a implantação de GED na Construção Civil. Estou necessitando mais informções. Fineza me encaminhar se possível.
    Obrigada.

    Gildenes Matos

  8. Na verdade ontologia tem uma aplicação bem prática quando se trata de gestão da informação, tramitação de documentos etc. A definição de ontologias é que é complexo mas sua aplicação é bem prática para tornar a informação encontrável, enquanto a taxonomia realiza busca por palavra, a ontoligia busca por conceito, espero que tenha ficado um pouco mais claro

  9. Adorei a idéia de ontologia como alternativa a taxonomia, mas gostaria de ver exemplos disso na prática, pois apesar da adorar o conceito, tenho dificuldade para visualizar.

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