A parceria Microsoft e Yahoo e o marketing de buscas

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Finalmente saiu a parceria entre a Microsoft e o Yahoo. Foi o assunto do dia ontem no mercado de buscadores. Espera-se que o novo Bing, buscador da Microsoft, seja bastante fortalecido pelo acordo.

Quais as implicações disso para a prática do marketing de busca (SEM, de Search Engine Marketing)?

Anotei dez delas. São ideias que circulam nos EUA neste momento. Logo teremos mais informações sobre o acordo. No momento, considere o seguinte (além do fato de que no Brasil o cenário é bem diferente, com o Google dominando mais de 95% do mercado):

  • Vale investir em SEO no Bing, pois suas buscas são mais ricas e organizadas (eventualmente mais relevantes), o que deve atrair usuários.
  • Apesar do pequeno market share (cerca de 8% nos EUA), usuários do Bing geram mais conversões e cliques nos anúncios (ainda se discute exatamente porque).
  • Com a parceria, o Bing Yahoo terá 28% de share, atraindo, pelo seu tamanho, mais spams e outras práticas manipulativas, o que pode afetar sua relevância.
  • Espera-se que muitos anunciantes que só trabalhavam com Google passem a fazer PPC também com os parceiros Bing.
  • Agora todos querem explorar as ferramentas de análise SEO do Bing (Bing Webmaster Tools), prevendo o crescimento do buscador.
  • O registro de negócios locais no diretório Bing se torna importante já que o buscador destaca as listas locais em suas buscas.
  • O Bing passa a contar com a valiosa base de dados do Yahoo para customizar seu serviço por segmento-alvo e tipo de usuário.
  • Muitos usuários e clientes do Yahoo nos EUA temem que a empresa desative recursos de busca como diretório, Delicious, maps, etc.
  • Como o Yahoo manterá certa independência, especula-se que a sua busca siga critérios um pouco diferentes das buscas feitas via Bing.

A parceria com o Bing pode liberar o Yahoo para investir cada vez mais em conteúdo. [Webinsider]

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Héber Sales (hebersales@gmail.com) é profissional de webmarketing, marketing de busca e webanalytics. Atua na Agência Quanta e mantém o Blog da Quanta e o Twitter @hebersales.

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