Novo Twitter pode impactar marketing de busca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Twitter, rede social de microblogs, estreou homepage que privilegia as buscas.

Agora, mesmo quem não é usuário do serviço pode pesquisar seu conteúdo por palavras-chave. O que isso significa para quem trabalha com marketing de busca?

  • O Twitter deixa claro seu desafio ao Google e aos outros serviços de busca,
  • usando um recurso praticamente ignorado pelo Google: a autoridade social.
  • No Google, os links são indicados por um algoritmo;
  • no Twitter, por pessoas, que atuam como filtros dos links mais relevantes.

Vejam, por exemplo, como Twazzup filtra os posts ou tweets dos twitters. O Twazzup é um aplicativo que roda dados extraídos do Twitter.

Notem como ele organiza os links mais citados. O Twazzup indica também twitters que mais contribuem e trendmakers.

Detalhe: a busca do próprio Twitter ainda não tem esses filtros.

Mas logo terá esses e outros mais, tornando sua pesquisa mais relevante. Eis o desafio ao Google: que a busca baseada na opinião das pessoas ganhe seu mercado.

Daí o Google ter tentado comprar o Twitter. Daí o Google estar desenvolvendo o Google Wave.

Logo o Google dará mais importância à opinião das pessoas em seu ranking de links. E então, quem quiser aparecer no Google, terá de fazer mais mídia social.

Ou seja: o marketing em redes sociais será fundamental para o marketing de busca. Mais ainda do que comentei aqui. [Webinsider]

.

Siga-me no Twitter para acompanhar em tempo real as minhas idéias sobre marketing de busca e mídia social. Será um prazer manter contato com você por lá.

.

Héber Sales (hebersales@gmail.com) é profissional de webmarketing, marketing de busca e webanalytics. Atua na Agência Quanta e mantém o Blog da Quanta e o Twitter @hebersales.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

7 respostas

  1. Interessante observação do texto do Sales e gostaria de acrescentar minha pequena experiência pela busca das melhores indexações nestes últimos 10 anos e percebi que a relação entre o SIO e buscadores é dinâmica e cada vez mais complexa como uma guerra silenciosa entre o gato e o rato. Cada motor tem seu método e que este vai sendo alterado e aperfeiçoado a todo instante. O que valia no ano passado não se aplica hoje. As redes sociais sempre existiram na história e agora elas são replicadas para as redes digitais e tornaram-se moda e elemento importante para se destacar determinado indivíduo ou grupo do ambiente comum. Atento ao movimento, hoje os grandes motores já indexam as redes sociais e alavacam você na lista de resultados. Mas a maravilhosa capacidade do homem de aprender, reconfigurar e depois dar novo uso as ferramentas faz parte da sociedade do capitalismo informacional em que vivemos. Temos que viver esse novo ciclo e o resultado no fim será a soma zero. Entretanto a manutenção e manipulação dessas redes são custosas, pesam no ambiente de negócios e no processo de decisório das empresas. De certa forma restringe a liberdade do indivíduo a se sincronizar com qualquer um como os ideais difundidos da revolução de 1789.

  2. Vamos ver se o twitter consegue sustentar a capacidade computacional para proporcionar esse tipo de serviço: nem a busca convencional tá funcionando a contento. 🙂

  3. Héber, tirou as palavras da minha boca….tava aqui matutando isso! Conheço um bocado de gente que, infelizmente, ainda não sabe usar o Twitter e já saquei que essa mudança vai afetar a forma de utilização desse público…Mandou rápido e mandou bem 🙂

  4. A indexação do Google por ser mecânica é falha, pois pode ser manipulada de acordo com alguns fatores que não correspondem a relevância do website.

    Para achar o que procuro uso sempre o Google, mas se quero saber a importância de determinado website uso o Delicious, pois o que está indexado lá foi colocado por usuários que gostaram do que viram.

    Delicious é uma fonte confiável para se saber o sucesso do seu projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *