Tudo organizado do meu jeito: a personalização

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Será que desenvolvemos interfaces realmente focadas no conteúdo relevante ao usuário?

Essa é uma questão que levanto sempre que vejo novos portais de conteúdo ou novos serviços lançados.

Muitas vezes não é possível fazer personalização de conteúdo. Em alguns casos, essa impossibilidade acaba afastando o usuário, que fica mais distante do conteúdo que realmente deseja. Seja num portal de conteúdo, telefonia móvel, esporte ou até mesmo comercio eletrônico, só há benefícios quando conseguimos trazer o usuário cada vez próximo.

Separei alguns exemplos de personalização simples para compartilhar:

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renands+bbc+ex.jpg

BBC

bbc.co.uk

Permite que o usuário selecione o tipo de conteúdo que deseja exibir na sua home. As opções são divididas em áreas, como entretenimento, TV, conteúdo infantil, viagens, esporte e música entre outras.

Além disso, abre possibilidades de mover o conteúdo da home – você pode preferir que determinado tipo de conteúdo apareça no topo da sua home quando acessar o site.

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renands+espn+ex.jpg

ESPN

espn.com.br

Possui um mecanismo de escolha rápida de três esportes que mais interessam a você. Assim, toda vez que o usuário acessar o site, ele tem a sua área personalizada com as últimas notícias de cada esporte escolhido.

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renands+tmobile+ex.jpg

T-mobile

t-mobile.com

Possui um mecanismo que permite ao usuário escolher qual o seu perfil e quanto gasta por mês em minutos. Essa informação permite que o usuário visualize o melhor plano de acordo com as suas escolhas.

Independente das limitações e dificuldades de cada sistema de gerenciamento e da atualização de conteúdo dos grandes sites, devemos sempre nos preocupar em buscar soluções que facilitem uma melhor navegação e experiência do usuário. [Webinsider]

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<strong>Renan Manço</strong> (renanmanco@gmail.com), publicitário, formado em design e arquiteto de informação da Digitas Brasil. Também mantém um portfólio no site <strong><a href="http://www.renands.com/" rel="externo">Renads</a></strong>.

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5 respostas

  1. Olá Patrícia,

    Eu acredito que tudo que envolve as pessoas, e suas experiências como usuário deve-se permitir uma personalização.

    Claro que esses exemplos citados acima se aplicam melhor a sua proposta que no caso envolve informação, conhecimento e vendas.

    Se pensarmos desta forma, cada vez mais teremos serviços/produtos que são personalizados de acordo com o que gostamos/esperamos ver.

    O Site da Netshoes http://www.netshoes.com.br/ é um exemplo bacana de ser explorado, pois ele oferece algumas funcionalidades que fogem dos sites comuns brasileiros de comércio eletrônico.

    Vamos mantendo contato que logo mais envio um outro site de e-commerce que está saindo do forno.

    Abraços
    Renan

  2. Olá Renan,
    achei muito interessante e concordo plenamente com o tema deste post.
    Você citou exemplos de empresas grandes. Você acha que uma pequena ou média empresa também poderia usar o recurso da personalização em seu site?
    Poderia dar um exemplo de uma loja virtual?

    Obrigada.
    Abs.,
    Patrícia

  3. Imagino que a palavra chave é acessibilidade ao usuário. E também flexibilidade. Dinamisno já é um termo ultrapassado quando levado a proximidade que um veículo deve ter para atrair e manter usuários.

    Muito bom Maninho, parabens.

  4. Renan belo artigo,
    Ainda sou um estudante de web,mas a nível de usuário,tudo que escreveu faz sentido e é a realidade.
    Quanto mais fácil,dinâmico e interativo,melhor fica para achar o que procuramos,e uma vez que isso aconteçe,vamos voltar sempre ao portal.

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