Projeto de Lei 607/2007: fique de olho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No último dia 19 de agosto, o projeto de lei 607 recebeu mais um parecer favorável, agora da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e caminha mais um passo em direção à votação no Plenário.

Este projeto de lei visa regulamentar a profissão de analista de sistemas, cria o Conselho Nacional e Conselhos Regionais de Informática, sendo que os profissionais deverão obrigatoriamente ser associados aos conselhos com pagamento de anuidade.

As atividades profissionais que serão regulamentadas por este projeto de lei são:

  • planejamento, coordenação e execução de projetos de sistemas de informação, como tais entendidos os que envolvam o processamento de dados ou utilização de recursos de informática e automação;
  • elaboração de orçamentos e definições operacionais e funcionais de projetos e sistemas para processamento de dados, informática e automação;
  • definição, estruturação, teste e simulação de programas e sistemas de informação;
  • elaboração e codificação de programas;
  • estudos de viabilidade técnica e financeira para implantação de projetos e sistemas de informação, assim como máquinas e aparelhos de informática e automação;
  • fiscalização, controle e operação de sistemas de processamento de dados que demandem acompanhamento especializado;
  • suporte técnico e consultoria especializada em informática e automação;
  • estudos, análises, avaliações, vistorias, pareceres, perícias e auditorias de projetos e sistemas de informação;
  • ensino, pesquisa, experimentação e divulgação tecnológica;
  • qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja incluída no âmbito de suas profissões.

Para exercer a profissão de analista de sistemas no país, os interessados devem ter diploma de nível superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Processamento de Dados ou ter no mínimo 5 anos de experiência na função de analista de sistemas comprovadas até a data de entrada em vigor desta Lei.

Grandes profissionais do mercado que são engenheiros, físicos, administradores de empresa, entre outras formações, deverão ter que comprovar experiência. Empresas de informática deverão certificar que seus funcionários são associados ao conselho, caso contrário sofrerão penalidades, assim como profissionais que prestarem os serviços listados e não foram registrados no Conselho.

Em contra-mão à liberdade

Há alguns meses a inexigibilidade de diploma para jornalistas teve recurso aprovado no Supremo Tribunal Federal. É triste ver um projeto de lei indo em direção contrária.

Mesmo eu atendendo aos requisitos desta lei, não acredito que ela venha acrescentar algo de positivo a um mercado em constante busca por profissionais e com cursos de graduação cada vez mais banalizados, onde os alunos mal aprendem alguma coisa.

Qual é seu real propósito? Realmente regulamentar o setor, buscar a ética dos profissionais, tolher a liberdade criativa das pessoas ou garantir quorum em cursos de informática?

Um parágrafo do projeto de lei diz ?Com as normas aqui propostas, pretendemos tornar livres as atividades de informática, compatibilizando a legislação com a realidade tecnológica em que vivemos. Realidade esta que colocou nas mãos do usuário do computador a possibilidade de desenvolver seus próprios programas e de se conectar com o mundo, com todas as implicações daí decorrentes.?

A liberdade do início da primeira frase não parece muito compatível com o final dela. O problema então é a possibilidade de cada um criar aplicativos? Para criar uma planilha Excel para controlar o estoque de uma pequena loja, este arquivo só poderá ser feito por analistas formados? Bom, segundo o texto, até elaboração de orçamentos, vulgo proposta comercial, só poderá ser feita por profissionais técnicos.

Esta burocracia não é positiva ao mercado que cada vez mais encontra dificuldade de formar, reter e desenvolver talentos.

Mais uma profissão a se juntar ao mundo das carteirinhas de médicos, advogados, contador, arquitetos, engenheiros, etc.  [Webinsider]

.

Karyn Nassif é empreendedora, consultora e especialista em experiência do usuário.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

51 respostas

  1. Sou Bacharel em Sistemas de Informação, passei num concurso para Tec. em Telecomunicações -Tecnologia da informação da SANEPAR; ao ser “Convocado” fui sumariamente excluído por que não tinha filiação a um conselho de classe, os tecnólogos p…odem se filar ao CREA da Engenharia e Agronomia; já os Bacharéis na área de Informática eles não aceitam, estamos perdendo muito porque hoje um técnico com registro no CREA tem mais valor que um Bacharel que tem um diploma Universitário, por favor, quanto tempo mais as profissões na área de Tecnologia da Informação vão ficar nesse mundo que ninguém é de ninguém, que haja sucesso nesse projeto de lei, que finalmente o CONFEI E O CREI saia do papel e vire uma realidade.

  2. Ano 2012: e como está o projeto??
    Sendo empurado de um lado para o outro:

    10/02/2012 CAS – Comissão de Assuntos Sociais
    Situação: INCLUÍDA NA PAUTA DA REUNIÃO
    Ação: Substitutivo à matéria constante da Pauta da 3ª Reunião da Comissão de Assuntos Sociais, agendada para
    o dia 15/02/2012.
    15/02/2012 CAS – Comissão de Assuntos Sociais
    Situação: PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSÃO
    Ação: Em Reunião Extraordinária realizada nesta data, a matéria é retirada de Pauta a pedido do Relator, Senador
    Paulo Paim.
    01/03/2012 CAS – Comissão de Assuntos Sociais
    Situação: MATÉRIA COM A RELATORIA
    Ação: O Presidente da Comissão, Senador Jayme Campos, designa o Senador Wellington Dias Relator do Projeto.
    Matéria encaminhada ao Gabinete.

    Como vou comprovar experiencia na área sendo que meu cargo é da área administrativa???

    Como vou assum cargos públicos sendo que tenho que comprovar experiencia na área??? E para as empresas privadas???????

  3. PESSOAL PARA QUEM LEU A LEI SABE QUE TODOS OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM JÁ NA ÁREA CONTINUARAM TRABALHANDO NORMALMENTE INDEPENDENTE DE CURSO DE GRADUAÇÃO NA ÁREA OU NÃO DESDE QUE COMPROVEM QUE TRABALHEM NA ÁREA. O QUE SE QUER COM ESTÁ LEI QUE NOIS PROCUREMOS CURSAR O ENSINO SUPERIOR E PARA SE TER UM CONTROLE MAIOR DO SOFTWARES QUE SÃO PRODUZIDO E UM CONTROLE MAIOR SOBRE OS PROFISSIONAIS QUE TEM QUE EXISTIR EM QUALQUER ÁREA, A FACULDADE NÃO ENSINA VOCÊ A SER UM GRANDE PROGRAMADOR MAIS SIM A METODOLOGIA EM SE ESTRUTURAR UM PROGRAMA, QUE MUITOS PROFISSINAIS NÃO SEGUEM E DEIXAM MUITOS PROGRAMAS PESADOS E MAU FEITOS. SOU A FAVOR DA LEI E DO ESTUDO, VAMOS CHEGAR LÁ.

  4. Acredito que a regulamentação é necessária, mas o texto deste projeto é muito falho em minha opinião, creio que se deve regulamentar sem trazer prejuízos a ninguém, mas o que tem de picareta na nossa área é de assustar. Devemos sim ter um conselho que vá fechar esse bando de faculdades com cursos de tecnologia que de nada servem, só são fachada. Devemos ter um conselho para valorizar nossos serviços cada vez mais banalizados em virtude das facilidades da Internet. Qualquer curioso hoje se dá o nome de analista de sistemas porque pegou algum assistênte na WEB para gerar algum código.
    Mas acredito que da forma como está o projeto só piora as coisas

  5. Considero uma GRANDE SACANAGEM com profissionais que trabalham nesse tipo de atividade e não tem curso superior específico. Sou formado em Engenharia Eletrônica, trabalho há 15 anos numa grande empresa do Brasil do ramo de Telecomunicações e que além atividades da área de Telecomunicações, desenvolvo atividades relacionadas a Análise de Sistemas Suporte a Infra-Estrutura, porém a empresa que trabalho(não quero dizer o nome para não sofrer represália) adota nomes dos mais diversos para o meu cargo, porém a atividade é a mesma da citada. Fiz, passei e não fui aceito pela Petrobrás(concurso exigia 3 anos como Analista de Sistemas Suporte a Infra-Estrutura), porque não tinha diploma e a minha empresa se negou a comprovar minha experiência na área. Me revolta como pessoas que não são da área como esse prefeito Paes criar projetos encomendados e prejudicando muitos profissionais experientes e que serão alijados do mercado de trabalho.

  6. Eu acho corretissima a atitude de regularizar a profissão, pois até quando iremos ver alunos que mau podem pagar a facudade se sugeitando a ganhar 500,00 600,00 na area porque uma pessoa qualquer faz um cursinho de delphi , java e se diz expert , e trabalha a troco de migalhas essa categaria passou da hora de ter seu piso e se for preciso pagar um conselho que seja bem vindo , vamos paga-lo com orgulho de um medico , engenheiro, enfermeiro etc… mas sabendo que seremos visto com outros olhos , e as pessoas que nao tem diploma corram atraz vc iram intender o que estou dizendo. boa sorte a todos.

  7. Li um pedaço no texto criticando as faculdades e tudo mais, formando alunos com baixo teor de sabedoria e tals. Mas peraí… Por que então não matar o mal pela raiz ? Já que o problema está nas faculdades, pq não melhorar o nível das faculdades antes?

    Esse pensamento seu é muito incorreto, pois existem pessoas que tem experiencia na área, e busca ter uma formação teória de boa qualidade.

    O profissional de informática critica muito aqueles que fazem cursinhos nas esquinas, e saem programando e fazem sisteminhas de 500 conto. Agora é a hora de aceitar essa lei e torcer pra ela seguir em frente.

    Conheço um profissional, que tem 17 anos de experiencia, tem uma logica bem apurada, mas seus sistemas são um lixo, cheio de gambiarras, cheio de rotinas mal planejadas, só pensa em resolver o problema agora e não pensa na manutenção no futuro.

  8. MARCOS, você foi contraditório. Se o mercado seleciona os melhores profissionais, pra que Conselho? Mais contribuições? Mais burocracia?
    Burocracia = Corrupção!

  9. É exatamente sobre isso que eu estou falando… Quem projetou este site? Tem um Responsável Técnico? Acho que não, pois é só desabilitar o javascript que ele deixa postar qualquer coisa.

  10. Vamos refletir um pouco:
    Até um sabonete, por mais vagabundo que seja, tem na embalagem Responsável Técnico: Fulano de Tal.
    Sistemas de informação que gerenciam empresas inteiras, controlam redes elétricas, calculam dívidas, folhas de pagamento, não tem responsável técnico nenhum e ainda muitas vezes são contruídas a base de estagiários.

  11. Em vista da realidade das profissões no Brasil, sou a favor da regulamentação ! Por que os profissionais de informática não podem ter a sua regulamentação, se todas as outras carreiras de nível superior estão regulamentadas ? Então que se acabe com todas as regulamentações e seus Conselhos ! O profissional de informática, por mais capacitado que seja, é visto como um curioso que mexe com computador, apenas pelo fato de não ter a regulamentação. Quem vai continuar atestando a qualidade do profissional será o mercado. Assim como em qualquer profissão ! A regulamentação vai apenas trazer o merecido respeito ao bom profissional.

  12. Algumas questões continuam polêmicas nesse assunto: se não é o caso de regulamentar a profissão de analista, então seria o caso de acabar com todas as outras regulamentações e seus respectivos Conselhos (com exceção, é claro, da medicina). Para ser um bom economista, por exemplo, não é preciso faculdade e nem Conselho, basta comprar alguns livros ! O mesmo vale para administração, biblioteconomia, contabilidade, etc, etc.

  13. Pra quem ainda não sabe o Steve Jobs não tem perfil técnico e a Apple se daria bem mesmo com a regulamentação porque junto com o Jobs havia profissionais com anos de experiência na área e que poderiam estar regulamentados.

  14. Acredito que os nossos velhos senadores da república devem estar preocupados em criar uma reserva de mercado afinal eles continuam a ganhar poupudos oderits. Provavelmente alguém cantou a pedra que esse tal de oderit deve algum dia acabar.

    A questão é saber dosar os pontos desta lei,. É óbvio, em se tratando de um grande projeto de informática, de grande responsabilidade, o contratante irá selecionar o melhor candidato ou mais precisamente a melhor equipe PJ para executar este serviço. O que vale será o currículo, a real experiência, além do diploma Não existe oportunidade para candidato que fizeram cursinho em revista de banca de jornal. Salvo um pequeno website, uma rede wifi domestica, etc. Embora existam hoje um monte de soluções prontas e sob-medida que podem ser tercerizadas e virtualizadas e que qualquer analfabeto informacional pode fazer uso.

    Por outro lado hoje caminhamos para uma sociedade de capitalismo informacional, todos nós trabalhadores seja de colarinho branco ou azul seremos ou já somos obrigados a conhecer essa nova línguagem Tentar estabelecer barreiras para entrada, senhas, diplomas para não poder preencher uma simples tabela de Excel, um ERP ou mesmo reprogramar um robot seria o mesmo que se exigisse neste momento o diploma de doutorado em português para poder escrever aqui no Webinsider. Me apavora a idéia da exigência um mediador obrigatório.

    Vai de encontra ao copiar, colar e remixar… Essa é a minha opinião.

  15. Acho quem deve regulara a procura de profissionais formados é o próprio mercado, existem muitos bons profissionais auto-didata, alguns da epóca em que não existiam os cursos superiores regulamentados.

    A criação de conselho só irá servir para criar mais taxas e tributos.

    Regular a profissão dos outros é fácil porque não exigem curso superior para os nossos governantes alguns mal sabem ler..

    Obs: Tenho curso superior.

  16. Bruna, Vinicius, e todos revoltadamente contra: estou com vocês.

    É ridiculo, vai penalizar os bons profissionais (pois bom profissional nessa área não precisa de formação, mas de conhecimento, que pode ser adiquirido em cursos rápidos ou mesmo na internet – meu caso, que atuo com uma empresa há mais de 7 anos, tenho formação em propaganda e marketing, mas faço programação avançada e sistemas em PHP, MySQL, etc..) e ao mesmo tempo vai ajudar os vagabundos que estão na faculdade por serem obrigados pelos pais ou para ganhar um carro por ter passado no vestibular, e depois passa 4 anos bebendo, colando nas provas e pedindo ajuda pra quem reamente leva a sério (isso ocorreu na minha faculdade de propaganda, 70% desistiu, e dos que se formaram uns 5 atuam, o resto foi trabalhar com os pais, até caixa de banco!!).

    Sendo assim, é só mais um mecanismo do governo de roubar (é, ROUBAR MESMO) o nosso dinheiro que já é suado.

    Se já não bastassem os impostos absurdos, ainda vou dar dinheiro para ter uma carteirinha que, para mim e qualquer outro bom profissional que corre atrás, não tem valor nenhum.

    Vivemos ainda na era medieval, a diferença é que hoje, se você não paga os impostos, ao invés de tacar fogo na sua casa, torturar, matar, etc., o governo tira seus bens, te prende, etc… o que é a mesma coisa mas em tempos modernos, continuamos sendo roubados, pagando o que não queremos sem nada em troca, enquanto quem cobra, o governo, só enche o próprio bolso, distribui dinheiro em tudo que não é relevante para a comunidade e ainda ficam discutindo quem rouba mais ou como tirar mais dinheiro de quem realmente trabalha nessa porcaria de pais (porcaria devido ao governo, e até mesmo ao povo que, em uma situação dessas não reage….).

    Sugiro iniciar uma movimentação rápida e urgente para derrubar isso antes que entre em vigor.

  17. Essa vai para o Vinicius (15o comentário).

    Bem… o papel aceita tudo. Os engenheiros tem o salário mínimo profissional, mas o governo pode contratar pagando abaixo do smp…

    Penso que a organização dos profissionais em uma associação (que defende os interesses do associado) seria mais vantajoso para os analistas do que um conselho (defende a sociedade dos maus profissionais).

  18. O analista aí debaixo, o que cometeu alguns disastrosos crimes contra nossa pobre língua, deve ter cabulado as aulas de português durante a vida toda e provavelmente fez seu superior em alguna UniXize da vida.

    Hoje enche a boca pra falar de sua superior formação teórica, embasada por certificado e contestada por ele mesmo quando abre a boca e mostra que não sabe sequer se expressar direito.

    É pra esse tipo de profissional que serve essa lei: gente que precisa se provar com um pedaço de papel, porque no trampo mesmo não afirma.

  19. Gostaria de compreender qual é a filosofia desses legisladores… Porque alguns conseguem regulamentar e outros não? Há mais de 20 anos que lutamos pela regulamentação do Design e nada acontece. Porque jornalistas não precisam de diploma e analistas precisam? Quais serão esses critérios?
    Mistérios de Brasília?

  20. Com a aprovação dessa lei teremos pelos menos a quem responsabilizar se um projeto ir pro buraco. Reconheço que existe muita gente que trabalha bem, mas existe muito mais pessoas que aprendem uma merda de tutorial na web e acha que o cara e faz da nossa profissão a mais mal vista e a que mais sobre pois a maioria dos projetos são um fracasso(contando atrasos e prejuizos)…

  21. Infelizmente um diploma não comprova nada … basta você ser um bom profissional. O contrario de medicina e engenharia, que passam-se anos na faculdade estudando… infelizmente informática… existem muitas pessoas que são boas pela dedicação e provam isso no mercado de trabalho competindo com aquele que fez SI e CC…além disso este muitas vezes tem uns 10 certificados, sendo que o cara de curso superior mal sabe uma linha de código. Provando novamente que nossa área você consegue ser bom com DEDICAÇÃO E PROFISSIONALISMO.

    Sou analista de sistemas, a cerca de 2 anos, certificada ITIL, COBIT, e rumo a CFPS e NÃO TENHO DIPLOMA. Mas sei que também existem muitos que são simplesmente programadores ?lambão?, e vai atrás dele quem quer!!! Como quem vai atrás de açougueiro para fazer uma cirurgia…
    Qual vai ser a diferença de uma pessoa que conseguiu aos 22 anos (meu caso) tal sucesso, e um que passou 4 anos na faculdade, muitas vezes aquele do fundão! Será que ele terá qualificações pra assinar um projeto ???

    Isso é apenas mais uma forma do nosso querido e ORGULHOSO governo de poder tirar mais dinheiro de nós pobres trabalhadores.

    Se isso foi aprovado, deveriam aprovar também que para os cargos de POLITICOS (prefeitos, vereadores, senadores, PRESIDENTE…) ao menos tivessem concluído o ensino médio!!!

    Em fim, é uma forma ultrapassada e mal formulada do governo em favor dos grandes empresários, que agora as faculdades de esquina da vida devem lotar e encher mais ainda de gente desqualificada no mercado de trabalho!

  22. Esta regulamentação não deve funcionar bem no Brasil (para quem não e político, dono de faculdade, gestor de associação de classe ou gráfica que faz carteiras e documentos correlatos)… mas também não funcionaria em muitos outros países, fora a Noruega, Suécia e outros microcosmos.

    Ademais, se seguirmos a trilha dos indiretamente beneficiados, veremos claramente que a lei, que poderia ter efeitos benéficos, obviamente deve ter sido gerada pelos motivos errados (dado o texto incongruente, pelo que se pôde averiguar).

    Alguém ainda se espanta com qualquer coisa?

  23. Este projeto é muito mal desenvolvido, visto que não precisamos conhecimento somente de programação no desenvolvimento de projetos, é muito mais marketing, publicidade e propaganda, e outros quesitos envolvidos dentro de um projeto atual, isso deveria servir na época que os projetos de ti eram somente para uso corporativo, e não agora que os projetos expandiram para todos.

  24. Concordo com a Lei, pois merecemos uma regulamentação condizente com nossas necessidades. Hoje trabalho no comércio. Tenho carteirinha do SESC mas sofro com os disídios do comerciário, que lutam contra uma leva de empresários que dominam até mesmo os sindicatos. Ontem trabalhava no serviço público, sofria a politicagem de entra e sai de chefe disso e acessor daquilo, e aumento salarial era figura folclórica. As leis surgem como uma denúncia de melhoramento de consciência coletiva. Foi assim com a Lei Áurea, com a Maria da Penha, com todas as conhecemos e será assim com nossa. Os melhoramentos surgirão após a instituição, mas tem que existir o primeiro passo. Vamos parar de desmerecer os profissionais por terem diplomas e não saberem patavina ou os profissionais que não possuem diploma mas se garantem profissionalmente. Vamos aproveitar para nos melhorar também, tentando ser o mais profissional possível e seguir em frente.

  25. O que Steve Jobs, Bill Gates e Larry Ellison têm em comum?
    O Linus Torvalds poderia ter iniciado seu trabalho, numa situação destas, ou seria processado, já que não terminara seus estudos?

    De vez em quando eu penso que seria melhor se nossos políticos se dedicassem apenas ao roubo, sem legislar.

  26. Pelo texto da lei então teremos a figura do responsável técnico, da mesma forma como nas indústrias farmacêuticas, isto é até um argumento dado por alguns e que tenho visto por aí, de que com está regulamentação teremos um Conselho Federal ou Regional, idem a médicos, farmacêuticos, dentistas, advogados etc…

    Bom, sendo assim, eu só quero saber quem vai ser o corajoso de assinar que um software não contém bugs, problemas, desvios etc. Quero saber quem vai ser esta pessoa, pois, aí pergunto a todos, alguém já viu um hospital fechar por um erro médico, um escritório de advocacia fechar por um erro de um advogado, uma clinica odontológica fechar por um erro de um dentista ou mesmo uma indústria farmacêutica fechar por um erro em um remédio, não, ninguém nunca viu isso e sabe por quê? Porque neste caso o culpado é o médico, advogado, o dentista e o responsável técnico farmacêutico. Sendo assim, esta regulamentação será muito boa para empresas que vendem softwares, pois não existe um livre de bug, mas neste caso terão em quem colocar a culpa que claro não será mais da empresa que desenvolveu o sistema e sim o Responsável Técnico e vai ser muito bom para nós porque neste caso teremos a nossa licença de trabalho cassada e nunca mais poderemos desenvolver uma linha de código que possa ser vendida.

    Ah, e detalhe, para aqueles que argumentam que é muito ruim ver um profissional de outra área roubar o nosso emprego eu só tenho uma coisa a falar. Todas as pessoas que conheço que trabalham em nossa área estão empregadas e nunca tiveram problemas em arranjar um emprego, podem claro, estar numa empresa ruim ou numa situação não tão boa no momento, mas todos estão e sempre estiveram empregados, isto porque o mercado e informática é muito bom em ofertas de emprego e sempre há espaço para bons profissionais. Se uma pessoa não consegue arrumar um emprego agora imagina amanhã com uma regulamentação que irá criar um ?Conselho Federal ou Regional? e os mesmos tiverem a grande idéia de estabelecer um prova de aptidão, igual a que é feita pela OAB. Se o cara não tem capacidade de mostrar as suas qualidades agora pra arrumar um emprego imagina ter que fazer uma prova dessas pra só depois ter a ?licença? de desenvolver softwares. Bom, essa pessoa será mais uma daquelas que vemos na TV que cursaram direito e não conseguem trabalhar como advogado, pois não passam na prova da OAB.

    Triste o nosso país com representantes de araque e mais triste ainda o nosso país com um povo que se ilude achando que a vida é uma novela e que no fim os mocinhos vencem.

  27. só assim teremos o reconhecimento como profissionais. cabe a nós futuramente selecionarmos nossos presidentes de conselhos regionais e federais para lutarmos por uma classe profissional ética, seguindo o exemplo da advocacia, medicina e outras reconhecidamente respeitadas.

  28. Estou de olho e aprovo a idéia. Veja bem que não estou falando de como será conduzida essa lei pois realmente nossos políticos não estão aqui pra brincar – Ou estão ? -, mas sim para nos roubar. Mas deixando de lado os nossos colegas palhaços eu concordo com a lei sim pois todos os profissionais devem ter um mínimo de apoio e segurança. Vocês já viram o tanto de sacanagem que as empresas fazem com os empregados de informática? E quantos profissionais você conhece que realmente são qualificados? Fazer sites com linguagem de script você aprende em um mês. Isso quer dizer que você já é um profissional qualificado para o mercado? A regulamentação (in)felizmente obrigará que os profissionais da área estudem e não apenas leiam o livro: Aprenda Java em 21 dias. Agora, para os que fazem a faculdade apenas para ganhar diploma e não querem aprender nada porque acham que já sabem tudo ou que os professores são alienados: Im sorry, o mundo é muito ruim com você mesmo, tadinho! No mais, vamos aguardar no que essa novela vai dar. Já faz tempo que ouço essa história de regulamentação.

  29. Sinceramente eu acho o projeto necessário e interessante.

    Hoje em dia qualquer um que vá a uma banca de jornal compra uma revista-cd… ?aprende? alguma coisa relacionada a desenvolvimento/design e já consegue competir no mercado desenvolvendo aplicações pobres, sem planejamento, arquitetura e a baixo custo além de achar que está ?abafando?.

    Fazer parte de um conselho mostra credibilidade, agora sim veremos quem são os profissionais de fato.

    Pensar em anuidade como problema é pensar pequeno, muito pequeno em minha opinião. Quem discordar disso, pense: Se não falasse em pagar nada, você acharia ótimo participar de um conselho desse certo?

  30. Nós precisamos de um organismo que nos represente. As exigências para as vagas estão cada vez mais altas e os salários corre na contramão.

    Sem uma organização forte e centralizada não teremos muitos recursos para defender nossos direitos. Estamos entregues ao próprio destino. Como a demanda de empregos está em alta a situação ainda é confortável (em algumas regiões como alphaville – sp). Mas como tudo no capitalismo é movido pela competitividade, a tendência é a área ser cada vez menos remunerada. E a área de TI não está livre disso acontecer. Assim como todas as outras áreas, porque afinal somos trabalhores como quaisquer outros, devemos ter nossas obrigações, mas também nossos direitos.

    A profissão que não tem conselho, não tem força frente à exploração que o mercado submete o profissional. Todas as profissões consolidadas tem os seus conselhos.

    Para os que não sabem quais benefícios uma regulamentação pode trazer, veja um exemplo de uma profissão regulamentada, os engenheiros:

    ——–

    Tabela de salário mínimo para a prática profissional do engenheiro:

    Horas/dia: 6 ? 6 Salários mínimos
    Horas/dia: 7 ? 7,25 Salários mínimos
    Horas/dia: 8 ? 8,25 Salários mínimos

    Lei nº 4.950-A, de 22 de abril de 1966
    Resolução nº 397, de 11 de agosto de 199
    Fonte: http://www.creasp.org.br/internet_noticia.asp?area=1970

  31. Eu concordo com a Lei, creio que a profissão deva ser regulamentada e sim deva ser criado conselhos regionais.
    Qualquer profissão séria possue uma regulamentação, senão vira casa da mãe Joana.

  32. Ridículo. Se posso resumir em uma palavra, seria essa.

    Como vários antes de mim comentaram, inclusive o próprio autor, essa lei só irá criar dificuldades e deixar ainda mais escassa a quantidade de profissionais qualificados. De onde vem a qualificação? Não vem de diplomas nem certificados, na minha opinião. Vem do treinamento, da seriedade, do aprendizado constante e focado.

    Posso dizer com segurança que desenvolvo sistemas e sites seguros, funcionais e que atendem à necessidade dos clientes e do usuário. Isso eu consegui graças a treinamentos específicos, muita leitura e um pouco de experiência.

    De forma alguma eu conseguiria chegar aonde estou ficando 4 horas por dia durante 2 ou 4 anos em uma instituição falida – a educação no Brasil – tendo que estudar conteúdo que não procuro, com professores alienados e atrasados

  33. Nao vejo em que isso pode contribuir para a profissão de analista e aqueles que de alguma forma trabalham com computação!

    Ah nao vi ser citado o curso de licenciatura em informatica que prepara tanto analistas (em nivel menor que Cientista da computação) como docentes aptos a seguir carreira como professor de nivel superior, todos passam no minimo 4 anos na faculdade!!!!Será que foram esquecidos de proposito?Qual era o objetivo desse senador ao propor tal correção da carreira de analista?

    Existem questoes a serem apuradas…antes de serem aprovadas….

  34. Por exemplo, eu estou formando agora em Bacharel de Sistemas de Informação, e daqui a pouco vou estar legalizado dentro desse projeto (tomara que não seja aprovado).
    Mas e se eu não estivesse, quer dizer que todos os meus softwares, que estão funcionando,
    atendendo meus clientes e me dando retorno ficariam ilegais do dia pra noite.
    Não tem nem condiçoes uma coisa dessas. Isso é engessar a área de tecnologia. Do jeito que nossos politicos estão fazendo, em breve a área de tecnologia vai estar tão lenta quanto a justiça brasileira. E pode apostar que tem o lobby de donos de faculdade nesse projeto.

  35. Eu sou totalmente contra esta nova lei, é só mais uma forma do governo arrecadar dinheiro atravéz de taxas e criar mais alguns cabides de emprego.
    Trabalho na área a mais de 10 anos, só agora estou podendo cursar a universidade, acho importante ter uma formação, porém meu conhecimento não vem da faculcade, mas sim de livros e blogs espalhados pela Net.
    Eles deveriam criar leis punam os politicos corruptos como José Sarnei e outros malandros da politica.
    ps. se isso for pra frente vai faltar profissional no mercado de trabalho..

  36. como se o mercado procurasse programadores de fortran, cobol e outros dinossauros. concordo com você… cursos superiores foram banalizados. e dá-lhe cursos de 2 anos. vou ali pegar meu canudinho. its the brazaland way of life!

  37. Minha opinião é a mesma de Ricardo: mais um imposto de uma repartição inútil.

    O mínimo que essa lei poderia fazer (não sei se faz, pois não li) é estabelecer um piso salarial aceitável para os profissionais, que são (muitas vezes) mal pagos no mercado.

  38. Tenho dúvidas sobre a eficácia desse projeto. Não acredito que ele elimine os Zezinhos incompententes do mercado… nem aumente significativamente a imagem da nossa profissão.

  39. Estou acompanhando este projeto há alguns dias, mas sem dar muita atenção. Não acredito que algo assim vá para frente. Não é possível que vá. Só de imaginar os transtornos que isso causaria eu fico assustado.

    Como se os cursos de nível superior, desatualizadíssimos, tivessem para os profissionais a importância que os cursos de medicina têm para os médicos. Não creio que 1% do meu conhecimento técnico tenha vindo da faculdade.

  40. Concordo com você Karyn, li o texto da lei e não vi nada que ajude, melhore ou acrescente a profissão e ao mercado. Não entendi até agora a necessidade desta lei, só mais uma para a nossa coleção, o que querem com ela e seus objetivos. Será que donos de universidades são tão poderosos assim a ponto de conseguir aprovar uma lei destas? Será que o mercado realmente quer algo deste tipo? As empresas, que acredito são em número muito maior que as universidades, não vão fazer nada? Enfim, mais uma vez me decepciono com nosso país e nossos REPRESENTANTES.

    Ah, tenho diploma viu.

  41. Eu acho que isso é só mais uma maneira de criar dificuldade para vender facilidade..
    Mais um imposto.. mais uma repartição pública que não produz nenhum bem, só papéis e burocracia..
    Viva o Brasil…

  42. Acho correto regulamentar a profissão de Analista de Sistemas, pois só assim, os clientes passarão a contar somente com profissionais com um mínimo de formação teórica, o que é essencial para que se evitem erros disastrosos que vemos no mercado, e ainda será possível acionar os profissinais nos conselhos regionais de informática, em caso de problemas advindos de sua atividade, portanto, protegendo o mercados dos maus profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *