Primeiro semestre confirma vigor do e-commerce

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O varejo online é um dos segmentos que mais cresce na economia do país e do mundo e segue conquistando a confiança dos consumidores online. A essa altura do ano, mais de 15 milhões tiveram ao menos uma experiência de compra pela internet, contra menos de 12 milhões do mesmo período em 2008.

Também é importante analisar que o crescimento em faturamento nos primeiros seis meses de 2009 é quase 30% superior ao de 2008, com cifras que se aproximam de R$4,8 bilhões em detrimento de R$3,8 bilhões do ano passado.

Fazer as compras sem sair de casa, a diversidade nas formas de pagamento e parcelamento e algumas promoções pontuais de inseção de frete, fazem com que quase 90% dos e-consumidores se dizerem satisfeitos com o comércio eletrônico, de acordo com a Câmara-E.net.

Nem a alardeada crise econômica mundial foi suficiente para abalar substancialmente o crescimento do e-commerce no Brasil. Por óbvio, houveram efeitos no varejo online, mas os efeitos da crise foram consideravelmente menores em face de outros segmentos da economia.

A queda do IPI fez com que os eletrodomésticos tivessem garantida sua parcela de crescimento no meio da venda online e se comprou muito mais dessa categoria de produtos em 2009 no que no ano anterior.

Livros, revistas e assinaturas continuam na dianteira da corrida dos produtos mais comprados pela internet, em volume de pedidos. Saúde, beleza e cosméticos ficam em segundo e informática, logo atrás. Eletrodomésticos assume a 4ª posição, seguido de eletrônicos, em 5º.[Webinsider]

.

Luiz Dias (luiz@gerentedeecommerce.com.br) é autor do website GerenteDeEcommerce.com.br, gerente geral de e-commerce da Connect Parts, professor do curso de formação de Gerente de E-Commerce e Gestão em Marketing Digital da Internet Innovation e é consultor de e-commerce e marketing digital.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Olá Luiz Dias, perfeito a sua colocação sobre o crescimento do Comercio on-line, eu tenho trabalhado com loja virtual e tem ocorrido muito a procura, desse serviços, eu estou montando um blog, em meu site, e gostaria de saber se vc autoriza por esse seu comentario em eu blog em parte de noticias com seus direitos autorais e fonte de recolhimento de noticias com seu endreo de blog?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *