Resiliente, o profissional que lida bem com a pressão

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Neste mundo globalizado em que as empresas se relacionam num ambiente de extrema competitividade por metas e resultados, o estresse é uma realidade observada nas mais diferentes áreas e setores do mercado de trabalho.

Para atender a essa realidade, as corporações vêm buscando profissionais dotados da capacidade de se adaptar a um ambiente conturbado na busca de constantes resultados. Esse profissional é chamado “resiliente”. Mas você sabe o que é isso?

Resiliência é um conceito oriundo da Física, que se refere à propriedade de acumular energia quando exigidos ou submetidos a extrema pressão, voltando em seguida ao seu estado original, sem qualquer deformação, como um elástico. O dicionário Aurélio descreve como sendo “a capacidade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de uma deformação elástica”.

No mundo corporativo, podemos definir resiliência como a capacidade do indivíduo em lidar com serenidade ao estresse e às adversidades do dia a dia, moldando-se a cada situação e, da mesma forma, recuperando o seu estado original.

O equilíbrio humano é como a estrutura de um edifício: se a pressão for maior que a resistência, aparecerão rachaduras, como doenças psicossomáticas; daí a importância dessa flexibilidade, característica principal do profissional resiliente.

Assim, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades de maneira racional, buscando as soluções mais adequadas.

Um profissional resiliente, quando submetido a situação de estresse, administrará de maneira sensata, sem impulsividade, visualizando o problema como um todo. Certamente terá forças para enfrentar a adversidade, apresentando uma solução criativa e eficaz.

Todos nós podemos avançar nestes quesitos. Veja algumas dicas:

  • Mentalize seu projeto de vida, mesmo que não possa ser colocado em prática imediatamente. Sonhar com seu projeto é confortante e reduz a ansiedade.
  • Pratique esportes e métodos de relaxamento e meditação para ter mais ânimo e disposição. Os exercícios aumentam a produção de endorfinas que proporcionam sensação de bem-estar.
  • Procure manter o lar em harmonia, pois esse é o ponto de apoio para recuperar-se.
  • Aproveite parte do tempo para ampliar os conhecimentos, o que aumenta a autoconfiança.
  • Transforme-se em um otimista em potencial.
  • Assuma riscos, tenha coragem.
  • Apure o senso de humor, desarmando os pessimistas.
  • Separe bem quem você é e o que faz.
  • Use a criatividade para quebrar a rotina

Permita-se sentir dor, recuar e, às vezes, flexibilizar para em seguida retornar ao estado original. Lembre-se, resiliência é a arte de transformar toda energia de um problema em uma solução criativa. [Webinsider]

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Leonardo Soares Grapeia - Administrador e jornalista. Editor do Website: www.leonardograpeia.com.br.

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14 respostas

  1. Não dá pra ser resiliente se quem está na gestão pensa como um pedreiro de obras,se não existe sincronia de idéias em uma equipe,pessoas com essas características acabam carregando um bando de “morcegos” nas costas.

  2. Vendo estes comentarios,percebi que tem pessoas que não entenderam o significado da palavra.Pelo o que entendi,RESILIENTE não é nada disso(fraco s/personalidade que aceita tudo…)pelo o contrario p/ser Resiliente tem que ser muito forte e ter muita personalidade a final nem só fabrica ou industria o comercio em geral é muito competitivo,exigente sujo muitas veses propostas indecentes de onde menos vc espera e p/cair levantar com marcas,com más coragem de trabalhar lutar e vencer,não é pra qualquer um não…

  3. Quando vendemos nossa mão de obra, é como se fosse um produto, tem que ter qualidade, as empresas tem normas para ser seguidas. Então adequar-se as mudanças repentinas da empresa é ser resiliente, ” as mudanças ti tiram do comodismo isso traz desconforto” se sentir lesado em ser resiliente, monte seu próprio negócio.

    Escravidão, quando um individuo é subimetido a trabalhos esforçado ou pouco remunerado, não ser resiliente é não as normas da empresa então peça conta.

  4. Juliana, seu comentário foi bem eficaz, concordo com vc, o fato do colaborador ser resiliente não quer dizer tornar-se acomodado e submisso a condiçõs ruins de trabalho e sim utilizar esta caacteristicas a seu favor para crescer cada dia mais atingindo os obejivos da emresa para qual trabalha e consequentemente os seus!!

  5. Resiliente? Não obrigado.

    Uma pessoa resiliente é uma pessoa sem personalidade, sem objetiivos, que aceita tudos de cabeça baixa.

    Uma pessoa assim sempre será frustrada e nunca vai atingir seu objetivo.

    Uma pessoa tem que ter coragem para seguir o rumo que escolheu e seus ideais e não se contentar com o que tem.

  6. Alguém já ouviu falar do ditado: Quando lhe derem um limão, faça uma limonada? Então, no meu entender, isso é ser resiliente, como bem descreveu o autor… Afinal, no mundo competitivo em que vivemos, é fundamental sermos criativos, flexíveis e adaptáveis às constantes mudanças que o avanço tecnológico nos impõe, a fim de sobrevivermos no mercado de trabalho. Grato!

  7. Colchões resilientes podem ser uma boa pedida, mas profissionais com essa característica estão apenas segurando seus empregos de uma forma conivente. É uma pena que tal característica seja valorizada.

    Bom para empresas, ruim para o profissional.

  8. Eu conhecia o conceito de resiliência aplicado à população pobre. Seria aquele homem ou mulher que, apesar da vulnerabilidade e violência sociais – consegue seguir em frente. Causa-me espanto a ideia das empresas procurarem pessoas resilientes. É como se elas, as empresas, admitissem e legitimassem sua própria violência e injustiça. Trabalhadores do mundo, digam não!

  9. ?Resiliente? parece somente mais um termo para justificar a exploração dos colaboradores por parte das empresas. Quem se submeter a isso, será mais um escravo.

  10. Leonardo,

    Realmente você escreveu em poucas frases o que nós como empregados não queremos ouvir, mas sabemos que no mundo corporativo de hoje e diante da escassez de bons cargos, bons salários e muito investimento por parte do empregador em mídia, aprimoramento de produto ou serviço,, tecnologia e etc, temos sim que nos adaptarmos, nos atualizarmos sempre e estar sempre em sintonia com a missão e principalmente com a visão da empresa.

    Sugiro que os colegas verifiquem qual é a visão da instituição em que trabalha e com essa referência monte a sua visão, planeje-se, atualize-se, seja flexível que terá sempre o seu lugar no mercado.

    Exemplo: se você trabalha numa empresa que tem como visão em 5 anos abrir 10 novas filiais e ser referência no seu mercado no exterior, você se deseja crescer junto com a empresa, monte a sua visão onde em 5 anos você estará falando fluentemente pelo menos 2 idiomas e terá concluído a Pós-Graduação de comércio exterior, se você não fizer, a empresa sem dúvida achará alguém o fez. No final verá que o investimento foi benéfico principalmente para você, pois daqui a 5 anos será uma profissional completa e terá garantia de oportunidades no mercado além do crescimento que deverá acontecer naturalmente na atual empresa.

    Quer um comselho? leia os artigos e publicações do Jovem Empreendedor e um dos mais admirados críticos e escritores LEONARDO GRAPEIA.
    BOA SORTE!

  11. No relacionamento pessoal, vejo a resiliência como uma saída conveniente. Concordar com as críticas, evitar os conflitos, superar as dificuldades. Entretanto, dentro de uma empresa, além de uma técnica moderna de sobrevivência, acho que é retornar ao passado, trazendo de volta a figura do capataz na época dos Engenhos de Cana-de-Açúcar e das fazendas de cafezais, onde manda quem pode e obedece quem tem juízo.

  12. A pergunta é: quanto as empresas estão dispostas a pagar por um profissional com esta característica? É muito fácil vir cheia de exigências e não dar nada em troca.
    O profissional de sucesso não é aquele que se adapta à corrida dos ratos – e sim aquele que consegue escapar dela.

  13. As empresas agora querem pessoas Resilientes.
    Quando você tomar um tapa na cara e reclamar, vão dizer: Você não é resiliente!.
    O tapa na cara que eu falo é: engolir sapos, fazer trabalhos de última hora na correria, virar noites trabalhando, finais de semana, etc..

    Adicionem ai no currículo:
    Sou uma pessoa resiliente. A nova palavrinha preferida dos RHs, diretores, gerentes , etc..

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