Webmarketing na rede de conteúdo do Google

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Você conhece, utiliza, ou ao menos já ouviu falar no Google AdWords, certo? E a rede de conteúdo do Google, você conhece? Se sua empresa explora o AdWords, muito provavelmente você também está na rede de conteúdo, mesmo que não saiba disso.

A rede de conteúdo é composta por sites e blogs que apresentam aqueles anúncios escritos ?Anúncios Google? ou ?Ads By Google?. São anúncios que aparecem em milhares de sites que fazem parceria com o Google para exibi-los (eles podem aparecer em diversas partes do site ? no meio, do lado direito, abaixo…).

Na imagem, links patrocinados exibidos na parte inferior da seção Esportes, no site do jornal ?O Estado de São Paulo?

.

link_patrocinados.jpg

.

Links patrocinados exibidos em área bem mais visível, próximo ao menu, no exemplo do Nafaixa.net, site de downloads de jogos e programas grátis

.
link_patrocinados_02.jpg

.

A rede de conteúdo vem automaticamente selecionada ao se criar uma nova campanha no AdWords e isso faz com que muitos anunciantes participem dela sem perceber.

Se o anunciante não deseja participar da rede, deve desabilitar a opção dentro da configuração da campanha.

Como se pode notar, a rede de conteúdo nada mais é do que um anúncio numa página web, similar a um anúncio numa página de revista. A cobrança desses anúncios também é feita por cliques, similar à rede de pesquisa. A grande diferença dos anúncios de conteúdo em relação a outros tipos de anúncios na web é que com base nas palavras-chave de sua campanha AdWords, o Google define em quais sites seu anúncio irá aparecer.

Vamos supor que sua empresa venda artigos esportivos e tenha na campanha palavras-chave como ?camisa de futebol? ou ?bola de vôlei?.

Provavelmente seus anúncios serão exibidos em sites de notícias esportivas e blogs de esportes, por exemplo, onde os textos das páginas possuem essas palavras.

Cabe então a pergunta: vale a pena estar presente nesse tipo de mídia?

Vamos responder mostrando as vantagens e desvantagens de utilizar a rede de conteúdo.

Vantagens

  • Seu anúncio aparece em sites que tem relação com seu produto (segmentação);
  • Sua empresa pode escolher em quais sites aparecer;
  • Seu anúncio aparecerá milhares de vezes ao dia e você só pagará se alguém clicar nele;
  • Se o seu produto não é conhecido e as pessoas não buscam por ele no Google, elas passarão a conhecê-lo através dos anúncios;
  • Os anúncios atingem um cliente que não está buscando seu produto mas se sente impactado e pode se interessar;
  • Sua empresa pode utilizar formas diferentes de anúncios, como banners, anúncios em flash e em vídeo por exemplo;
  • Sua empresa pode indicar sites onde ela não quer que os anúncios apareçam (sites de concorrentes, por exemplo).

Desvantagens

  • Por melhor que seja a sua campanha, seu anúncio vai acabar aparecendo em sites sem relação com seu produto;
  • Seu anúncio terá milhares de impressões por dia e poucos cliques, o que atrapalha a gestão da campanha (percentuais muito pequenos para análises);
  • Muitas vezes o cliente clica no anúncio por impulso e acaba não efetuando uma compra ou outra meta;
  • Sua empresa pode aparecer em sites concorrentes se você não os excluir da campanha;
  • Sua empresa pode aparecer em sites que estejam falando mal de seu produto se você não tiver usado as palavras negativas corretamente;
  • Pode ser que os cliques na rede de conteúdo sejam mais caros que na pesquisa (existem menos espaços nos sites então os valores sobem pois só alguns podem aparecer);
  • Muitos sites que exibem os anúncios não possuem a devida qualidade e são criados apenas para utilizar esses anúncios como forma de ganhar dinheiro.
  • Alguns sites da rede de conteúdo tentam “seduzir” ou mesmo “enganar” o usuário misturando anúncios ao conteúdo, o que acaba gerando o clique não intencional.

Volto então com a pergunta: vale a pena estar presente nesse tipo de mídia?

A resposta: analise o objetivo de sua campanha e a oferta que sua empresa tem para o mercado e defina a melhor estratégia.

Os critérios

1) Sua empresa tem um produto conhecido, uma marca forte ou presta um serviço que tem bastante procura, a rede de conteúdo não vai ajudar e vai apenas gastar seu orçamento. Neste caso use a rede de pesquisa apenas.

2) Sua empresa tem um produto novo, pouco conhecido e que não há grande volume de busca natural. Você tem que estar na rede de conteúdo. Se ninguém procura por seu produto/empresa não adianta aparecer apenas na rede de pesquisa pois não haverá ninguém pesquisando.

3) Sua empresa tem uma marca estabelecida, produtos ou serviços que tem procura, mas está lançando um novo produto/serviço no mercado. Utilize as duas redes. Quem já conhece sua empresa passará a conhecer também seu lançamento.

4) Sua empresa oferece um produto ou serviço específico ou algo muito técnico. Utilize as duas redes. Estar só na rede de pesquisa pode gerar pouca procura, por isso use também a rede de conteúdo, sendo bastante criterioso nas palavras chave e aparecendo apenas em sites realmente relevantes.

5) Sua empresa trabalha com produtos de alto valor e que tem na web um forte aliado. Vale a pena estar nas duas redes. Um exemplo são as construtoras – um apartamento vendido paga a campanha do ano todo. E anúncios de imóveis têm tudo a ver com quem está num site de crédito imobiliário ou de decoração por exemplo.

6) Sua empresa trabalha com venda de impacto. Esteja na rede de conteúdo. Suponha que você tem uma nova promoção. Se sua campanha estiver apenas na rede de pesquisa, seus potencias clientes não saberão disso pois não pesquisarão o assunto. Já na rede de conteúdo eles têm acesso às ofertas.

Exemplo: Tenho uma loja virtual de tênis e estou com uma promoção de 40% de desconto no modelo X. Meu anúncio seria: ?Tênis X com 40% de desconto, apenas essa semana?.

Se eu estiver apenas na rede de pesquisa irei atingir apenas aqueles que já estão dispostos a comprar e procuraram pelo produto. Estando na rede de conteúdo atinjo aqueles que não estão dispostos mas com a promoção acabam se interessando e podem se tornar dispostos a compra.
E por fim,

7) Sua empresa deseja exposição de marca e não está preocupada com o retorno da campanha. A rede de conteúdo é caminho obrigatório.

Em resumo, identifique (ou defina) o objetivo de sua campanha, a verba que sua empresa dispõe e o tipo de produto e serviço que você está oferecendo ao mercado e decida qual a melhor opção.

Veja também se sua campanha de AdWords já não está usando a rede de conteúdo mesmo sem você saber. Mas faça tudo isso rápido pois em internet tudo muda todos os dias e amanhã essas dicas podem já não valer mais. [Webinsider]

.

<strong>Giuliano Sarzana</strong> (giuliano@vendedoor.com.br) é sócio da <strong><a href="http://www.vendedoor.com.br" rel="externo">Vendedoor</a></strong> e mantém o <strong><a href="http://www.webmarketingblog.com.br" rel="externo">Webmarketing Blog</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *