Reconhecer a oportunidade, ter intenção e agir

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

?Tem que estar no lugar certo e na hora certa?, costumam dizer por aí, especialmente para justificar o sucesso alheio. Porém, quantas pessoas que você conhece que estavam lá e… nada?

É onde o ?ser? complementa o ?estar?. Estar no lugar certo e na hora certa, porém ser atento para perceber as oportunidades que surgem a todo instante, muitas delas disfarçadas de obviedades.

Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional, classificou bem isso: ?o óbvio só é óbvio para a mente preparada?. Se espírito e mente não estiverem abertos, pode cair uma chuva de obviedades sobre nossa cabeça que, o máximo que vai acontecer será nos molharmos.

Ray Kroc era um vendedor, desses que cruzavam os Estados Unidos pelas estradas que vão ligando cidade a cidade. Numa dessas viagens topou com uma lanchonete, uma hamburgueria beira de estrada que pertencia a dois irmãos, Dick e Maurice.

Kroc, percebendo o potencial do negócio, propôs transformar a pequena lanchonete em uma rede. Em 1954, lançou a primeira franquia da lanchonete. Um ano depois, já eram 20 lojas espalhadas pelos Estados Unidos.

A curva continuou crescente até a marca atual de aproximadamente 30.000 lojas, espalhadas em mais de 100 países, estampando no letreiro o sobrenome dos irmãos Dick e Maurice: Mc Donald.

Kroc, tempos depois, cravou uma das frases de cabeceira de quem não perde oportunidades. ?Existem três chaves para o sucesso: estar no lugar certo e na hora certa. Reconhecer que está lá. Entrar em ação?.

Meu amigo Álvaro conta uma história que ilustra bem isso. Reza a lenda que um caçador estava na floresta, armado com uma espingarda, buscando o que comer. De repente ele percebeu o barulho de um tatu se aproximando, em meio à mata fechada. Empunhou a arma e ficou estático, quase sem respirar, atento ao barulho.

O som do tatu foi aumentando. Aumentando. Aumentando. Cada vez mais alto. E o caçador lá, em posição de tiro, só esperando. O barulho foi aumentando, aumentando, aumentando cada vez mais. E o caçador lá, parado. O barulho aumentou, aumentou, aumentou e começou a diminuir, diminuir, diminuir. E foi diminuindo, até sumir.

A intenção não é nada sem ação.  [Webinsider]
.

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Gostei do artigo. Essa questão de aproveitar oportunidades é muito interessantes. Vejamos algumas considerações. Não conheço a obra de Kroc, mas acrescentaria que é necessário também identificar se realmente é a oportunidade adequada ao nosso limite de competência. Está implícito? É óbvio? Não sei, mas há muita gente montando o cavalo errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *