Dicas essenciais e estratégicas para landing pages

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A landing page é a página para onde aponta o link de uma campanha – o link de um banner. A conversão pode ser uma venda ou qualquer outra ação desejada, como preencher um cadastro ou fazer o download de um aplicativo.

Quando o seu objetivo é alcançar conversões, os seguintes pontos que fazem a diferença.

Fique atento a ajustes

Esteja sempre atento à pequenos ajustes no layout ou texto que possam influenciar na conversão. Tamanho, cor e posicionamento dos textos e imagens do botão “Comprar”, por exemplo, são fundamentais.

Outros itens que impactam são o excesso ou falta de descrições. Ou textos longos, cansativos e mal hierarquizados. Um formulário de cadastro com muitos campos a serem preenchidos ou campos obrigatórios desnecessários.

É importante testar todas as possibilidades. A análise do funil de compra, um teste de Eye Tracking e um Teste A/B obviamente são soluções profissionais para uma tomada de decisão mais precisa e assertiva.

Em complemento, o gerente de e-commerce pode eleger pessoas próximas que tenham perfis diferentes mas estejam perto da situação da conversão. O objetivo é acompanhar a navegação e tentar dirimir todas as possibilidades de dúvidas para que o cliente queira prosseguir até realizar a conversão.

Teste mais de uma opção e meça os resultados. Isso pode aumentar verticalmente a sua conversão.

Evite distrações

Aqui cabe a velha máxima: “Menos é mais!”. Faça um minucioso pente fino na sua landing page e questione se, além da linguagem visual favorecer a conversão, não existem elementos desnecessários que possam distrair o usuário da compra.

Permita que na sua página figurem apenas os elementos imprescindíveis para aquela conversão. Considere que em uma página inicial de um e-commerce o cliente está propenso a procurar variedade de marcas, produtos, tipos e preços – mas no carrinho de compra, por exemplo, facilite o caminho da compra.

Mostrar um sem-número de possibilidades ao usuário pode fazê-lo distrair e este breve momento de distração pode fazer com que ele desista ou deixe a compra para depois, o que seria fatal.

Seja persuasivo

Tenha um “call-to-action”. Deixe claro para o cliente onde ele deve realizar a ação de conversão. Se você deseja que o usuário realize a compra, deixe claro onde está o “Compre Aqui” ou o “Compre Agora”.

Se o objetivo for um cadastro, destaque o “Cadastre-se Aqui” ou o “Cadastre-se Agora”. Use elementos visuais suficientes para levar os olhos do usuário diretamente para a ação de conversão.

Novamente há de se insistir em evitar a distração e facilitar ao máximo o seu cliente, que já decidiu realizar a conversão, a encontrar as ações que devem ser realizadas.

Atenção com a rolagem

O gerente de e-commerce sabe que nem todos os usuários possuem um monitor do tamanho e da resolução do seu. E nem considera que os usuários ajam como ele necessariamente.

Procure deixar o local onde o cliente vai executar a ação de conversão antes da primeira rolagem, pois clientes em potencial possuem monitores menores, com resoluções inferiores.

Transmita credibilidade

Você acredita mais em um panfleto falando que a Pizzaria Don Calabresa é a melhor do bairro ou no seu vizinho contando espontaneamente que a Pizzaria Don Muzzarella é muito boa?

Permita comentários expontâneos nas suas páginas de conversão. Vinte testemunhos espontâneos falando bem do seu negócio, mesmo que ao redor de um negativo (de preferência dirimido ali mesmo, na página de comentários) diminui grande parte da dúvida do usuário em executar a ação desejada, especialmente se ele é iniciante em comprar pela internet.

Selos de qualidade são muito bem-vindos também. Certificações do E-bit, ou o Loja Reconhecida de comparadores como o Buscapé ou o Zura e selos de segurança como Site Blindado, Certisign e Clearsale trazem muita credibilidade à sua página e são decisivos na ação de conversão.

Valorize o diferencial

Você tem diferenciais? O momento da ação de conversão é crucial e você não pode abrir mão de deixar o cliente ciente dos benefícios de comprar na sua loja e naquele momento. Frete Grátis, Preço Imbatível, Só Hoje, Cadastre-se e ganhe!

Humanize

Algumas pessoas têm muito receio de comprar na internet. É normal – os compradores fiëis dos grandes magazines, especialmente os que possuem loja física, também ficam receosos quando vão comprar em alguma loja que não conhecem ou onde nunca compraram. Seja acessível!

Mostre que seu site é conduzido por pessoas, não por máquinas robotizadas. Apresente a possibilidade de um contato de maneira clara e visível – um atendimento online em tempo real, um formulário de dúvidas, um FAQ (Frequently Asked Questions), um telefone ou um e-mail (que funcione). Desta forma, caso haja algum entrave para a realização da conversão, este contato humano pode ser decisivo para a compra e para a fidelização.

Agradecer

Todos nós gostamos de ser bem tratados. A empresa deve agradecer o cliente pela compra e pela confiança e parabenizá-lo por atingir aquele passo. É provado psicologicamente que os humanos são extremamente receptivos à congratulações. Também posicione o cliente sobre o que fazer. Além de agradecê-lo, oriente-o para que ele saiba o próximo passo a partir dali. [Webinsider]

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Luiz Dias (luiz@gerentedeecommerce.com.br) é autor do website GerenteDeEcommerce.com.br, gerente geral de e-commerce da Connect Parts, professor do curso de formação de Gerente de E-Commerce e Gestão em Marketing Digital da Internet Innovation e é consultor de e-commerce e marketing digital.

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Uma resposta

  1. Uma coisa importante e que me incomoda muito é a dissimulação da informação. Sites, blogs, portais, tentando realizar suas conversões, e com isso “camuflando” seus links adsense, etc.. em meio ao conteúdo e design da página.

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