Economizar o tempo das pessoas é o segredo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Em um mundo onde há excesso de informação, os amigos, o trabalho e os compromissos disputam espaço. São tantos e-mails, sites, telefonemas, mensagens instantâneas, twitts e redes sociais que fica difícil absorver tudo sem ficar, no mínimo, irritado. Por isso, a principal e mais importante regra para escrever eficientemente para a web é economizar palavras, de forma concisa para poupar o tempo das pessoas.

Por causa da resolução da tela e da luz emitida pelo monitor, a leitura no computador não apenas é mais lenta, como mais cansativa. Esse é um dos motivos porque Jakob Nielsen, o pai da usabilidade na web, defende que o texto para o meio deve ser bem mais curto do que no impresso.

Edição para destacar o que interessa

É importante ter em mente que as pessoas não lêem na internet letra por letra. Elas passam o olho pelo texto, “escaneando” as informações. É o que mostra o estudo feito a partir da observação dos olhos de 232 internautas ao pesquisarem na internet. Podemos verificar que as pessoas fazem uma leitura dinâmica, na forma da letra F, conforme mostra a figura abaixo.

 

useit.jpg
.

Com isso em mente, é importante a edição do texto seja feita de forma eficiente. Privilegiando parágrafos curtos, utilizando intertítulos e quebras no texto, de forma a garantir respiros e evitar blocos de informação compactada. Pense assim: já que o leitor não vai ler tudo, que ele pelo menos consiga captar o que você quer transmitir, pescando uma palavra e outra em destaque.

Escrevendo em pirâmide invertida

Podemos nos apropriar dos jornalistas uma dica importante para produzir um texto atraente: a escrita em forma de pirâmide invertida.  Nela, as informações mais relevantes ficam já na abertura do texto, preferencialmente no primeiro parágrafo.

Concentre as informações importantes

Concentre as informações importantes no primeiro e segundo parágrafo. Responder às perguntas básicas do jornalismo (o que? Quem? Quando? Onde? Por quê?) também ajuda bastante, torna o texto mais objetivo e interessante para o leitor.

Leitura imagética

Outra regra importante é complementar o texto com imagens, gráficos e conteúdo multimídia que ajudem a traduzir argumentos de forma mais ágil e menos cansativa que com apenas palavras.

O uso de hiperlinks para conteúdos correlatos ou para aprofundamento do assunto também colabora na produção de um material atrativo e completo, que atende aos anseios de quem quer apenas uma pincelada no assunto e àqueles que buscam um maior aprofundamento por meio de uma navegação interna.

Por fim, é fundamental garantir a correção ortográfica, a relevância e a atualidade do conteúdo para garantir a credibilidade do canal de comunicação. [Webinsider]

.

Bia Lins (bialins@gmail.com) é jornalista com MBA em comunicação corporativa. Atua em comunicação digital, portais, redes sociais, marketing, planejamento, tecnologia e inovação. Mais no Linkedin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

12 respostas

  1. Muito bom o artigo. Mas vale lembrar que, independente da forma, o mais importante de tudo é a escrita correta. Fico realmente p* quando leio “cabeçario” e “agente” (nós).

  2. Esse artigo caiu como uma luva. Acabei de escrever um artigo aqui para o webinsider mesmo e depois de publicado percebi o quão extenso ele está. Sempre antes de enviar para as pessoas vou reler este texto. Tempo é o único bem irrecuperável.

  3. Na nova era digietal,
    você precisa ser DIGIETAL.NET

    Estamos vivendo num mundo que se transforma a cada dia, a cada minuto, a cada milésimo de segundo. São mudanças cada vez mais constantes. Temos que nos adaptar rapidamente a diversos ambientes. Enfim, precisamos ser Digietal!

    Seja o melhor e boa sorte!

  4. excelente artigo Beatriz.

    Algumas semanas atrás percebi que meu site estava com pouco retorno, montei uma enquete nele e alguns clientes falaram, que os textos estavam longo e cansativo.

    isso vem de encontro com sua matéria, os textos devem ser mais curtos e objetivos, mesclados com fotos e vídeos.

    parabéns

  5. Pessoal aproveito a matéria para tirar uma dúvida.

    Na leitura do site websinder,tenho que forçar depois de um tempo a visão, cheguei a um ponto de mudar a fonte do texto para parar. É somente comigo ?

    Talvez uma fonte com maior espessura nos traços ajudaria no conforto do leitor.

    *Coloquei óculos faz 2 semanas (descanso e leitura), conforme o especialista está tudo ok . Leio o websinder a mais de 10 meses.

  6. Excelente post.

    No curso de WebJornalismo tive outras dicas como:

    Utilizar sempre um verbo no infinitivo nos títulos para dar ação a chamada ainda deixar claro que é no presente.

    cada parágrafo com 5 linhas no máximo.

    colocar subtítulos a cada 5 parágrafos.

  7. Depende do público alvo. Alguns públicos gostam de verborragia, outros de poesia. No caso de textos para públicos específicos que esperam pragmatismo e agilidade, tudo bem.

  8. Acredito que estas valiosas dicas também sejam aplicadas aos textos enviados por email.

    Sempre questionei a forma como os textos eram escritos, tanto para os que escrevia quanto para os que recebia.

    Hoje, tenho argumentos mais plausíveis para orientar de uma forma didática os meus funcionários.

    Por mais que o email tenha um histórico abaixo do seu texto, é sempre válido pautar, criar bullets, sintetizando ao máximo o texto. O que torna o email único, sem a necessidade de transcorrer a página para o entendimento completo.

    Obrigado pelas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *