O valor de marca é tangível ou intangível?

Nova Escola de Marketing
30 de setembro de 2009

Como calcular em dólares o valor de uma marca? Existem empresas conceituadas que fazem este trabalho a partir de um cálculo base e indicadores próprios, com resultados muitas vezes divergentes.

A marca vem ganhando cada vez mais valor como patrimônio empresarial, principalmente por estar se tornando um ativo financeiro das empresas; ou seja, está deixando de ser intangível e se tornando tangível, mensurável em valor monetário.

Mas o quanto tangível são estes valores de marca?

Existem inúmeras empresas conceituadas que auditam e calculam o valor de marcas. Estas empresas partem de um cálculo base, padrão para todas, e apenas possuem alguns indicadores próprios que as diferenciam. Mas como estes indicadores próprios podem apresentar tanta divergência nos resultados de uma empresa para outra?

Essa diferença é tanta que uma marca pode aparecer como a mais valiosa no ranking de uma empresa e nem figurar entre as 10 mais valiosas de outra empresa. Mas, mesmo que a diferença seja de algumas posições no ranking, estamos falando de muito dinheiro. Onde foram para estes bilhões de dólares entre um cálculo e outro?

Desta forma fica difícil empresas escolherem este tipo de auditoria para avaliarem suas marcas quando houver necessidade de alguma negociação e, principalmente, entender que o valor de marca está se tornando um aspecto tangível.

Enquanto não houver um conselho que regulamente e fiscalize este tipo de cálculo teremos que conviver com a pergunta que não quer calar: qual a marca mais valiosa do mundo? Google ou Coca-Cola? [Webinsider]

.

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

3 respostas para “O valor de marca é tangível ou intangível?”

  1. Mauro disse:

    Com as novas regras contábeis, as empresas vão poder lançar nos seus balançoes o Ativo Intangível.Um avanço.

  2. Priscila Maria Raimundo disse:

    Olá, boa tarde

    Gostaria de saber se vcs teriam uma empresa S/A que tem seu valor da empresa intangivel e tangivel, o quanto vale a marca da empresa.

    Desde já, agradeço

    Att,
    Priscila

  3. Marcus L. Castronelli disse:

    Realmente é um tipo de mensuração dificil de se utilizar para negócios hoje em dia. Estas empresas que divulgam ranking, não pesquisam mais a fundo as empresas avaliadas. Como podem chegar em um valor assertivo?
    Muito bom o artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *