Vivendo no Windows parte 3

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Desde o início dos tempos é um fato conhecido que instalações de Windows “apodrecem”. À medida em que programas são instalados e desinstalados, discos são fragmentados e desfragmentados e atualizações são aplicadas umas sobre as outras, aparentemente, coisas se estragam, a máquina fica esquisita e chega, finalmente, a hora de formatar o HD e reinstalar tudo.

E nem mencionei o problema de malware crônico que aflije usuários de Windows desde que a internet deixou de ser um clube para cientistas bem educados para se tornar um antro de marginais dispostos a tomar seu computador de você.

É verdade que o Windows tem feito progressos expressivos. Nos meus dias de Windows 95 e NT, um Windows apodrecia em mais ou menos um ano. Seis meses, se você instalasse um Visual Studio ou algo parecido. Foi com o NT4 que eu adquiri o hábito de ter uma partição do disco para o sistema operacional e programas e outra só para os meus dados, hábito que persiste até hoje no meu Ubuntu. O Windows 2000 foi um bom progresso. Com ele minhas instalações sobreviviam por cerca de um ano de uso pesado (naquele tempo eu ainda desenvolvia quase que exclusivamente para as plataformas da Microsoft). O XP marcou uma outra melhoria – elas passaram a durar mais tempo. Pode ser que eu tenha parado de programar para Windows e que isso tenha facilitado a vida das ferramentas de auto-limpeza dele, mas pode também ser que o sistema tenha ficado melhor. Do Vista não ouço muitas histórias de horror. Por outro lado, ninguém usa o Vista há tempo suficiente para ter os problemas. E, com a chegada iminente do Windows 7, nem vão.

A verdade é que, se você não maltratar muito a sua máquina (instalado coisas vindas de lugares suspeitos toda semana) é bem capaz que ela dure anos sem precisar de uma reinstalação. O máximo que você pode precisar é instalar o PageDefrag (não funciona no VIsta, até onde eu sei) e deixar que ele faça seu trabalho quando necessário (apesar do nome, ele desfragmenta o registry e outras coisas importantes também).

Nada do que você faça vai transformar o Windows em um ótimo sistema operacional, mas, pelo menos, você pode evitar que ele se torne um transtorno.

Isso tudo, claro, não evita outra mazela da vida com computadores: problemas de hardware.

O HD clicando

Um tempo atrás, meu computador de trabalho (um Dell D-630, mais feio do que bater na mãe, mas robusto como um tanque) começou a dar sinais de que o HD estava prestes a falhar – o HD começou a produzir cliques altos. Como eu notei o problema logo, avisei o pessoal que cuida das máquinas para que se preparasse para receber um paciente terminal e já pedisse o HD novo para a Dell, evitando perdas de tempo.

Fazendo back-ups depressa

Nessas horas, a primeira coisa a se fazer é um back-up de tudo o que é importante.

Como o código-fonte em que eu estava trabalhando está em um Subversion, eu simplesmente fiz um commit e mandei para o servidor, onde ele fica seguro.

Não fosse a tragédia de usarmos Exchange, eu não precisaria fazer nada com o e-mail. Como a empresa usa Exchange, de tempos em tempos eu tenho que mover e-mails antigos para fora do servidor, onde eles têm back-up, para a máquina (e o HD) que ia parar a qualquer momento. O Exchange simplesmente não sabe lidar com muito e-mail. O mailbox de trabalho que eu usei por uns 5 anos acumulou uns 4 gigas de dados, sempre no servidor. O meu mailbox no Gmail tem uns 2 gigas. O meu no Exchange não pode passar de 100 megas. Copiei o .PST para um pendrive.

É por coisas assim que ordens judiciais para que uma empresa entregue e-mails de dois anos atrás são um pesadelo de administradores de sistemas Windows. Bem-feito. Quem mandou deixar usarem Exchange?

Para os logs do Pidgin (não – eu não uso o Live Messenger nem no Windows) eu adotei a solução que já vinha adotando – rodei o rsync nas pastas dele para o pendrive, onde só as mudanças foram copiadas. Eu já usava o procedimento para consolidar os logs entre meu computador de trabalho e meu computador pessoal, então, não precisei me preocupar muito com isso.

Eu tenho também no meu computador uma coleção de revistas em PDF. Para essa coleção, também uso o rsync para sincronizá-la com a outra cópia dela (ou o original), que fica no meu computador pessoal (que, apesar de ser um netbook minúsculo, costuma ficar em casa e é onde eu estou escrevendo isso).

Os podcasts que o iTunes baixou e outras coisas maiores foram compactados e copiados para um servidor na mesma rede.

Eu sei que o Windows tem um “assistente de migração”, mas, como eu mantenho meus dados separados de todo o resto, a única coisa que ele poderia preservar era precisamente todo o lixo e restos de programas instalados que eu queria aproveitar para remover.

Ele também é inútil quando você está reinstalando a máquina por causa de algum vírus que foi contraído porque alguém baixou um programa vindo de um site suspeito na Estônia. O malware provavelmente será parte do back-up.

O resultado

Configurar máquinas Windows é muito chato e demorado. Depois de instalar a imagem padrão da empresa, para qualquer extra você tem que caçar o disco de instalação do programa (ou caçá-lo na web) baixar o instalador, rodar o instalador, passar atualizações de segurança, rebootar várias vezes… Depois de receber a máquina com a instalação padrão, eu levei mais de dois dias para voltar ao meu nível normal de produtividade.

Em contrapartida, a máquina ficou mais “redonda”. Parece um pouco mais rápida. Continua um Windows com todos os problemas e pequenas insanidades que eu já comentei antes, mas, ainda assim, o progresso foi sentido.

Adendo: se livrando de um HD

Quando levaram meu HD embora eu perguntei o que ia acontecer com ele. Muitas empresas não se preocupam com isso, mas eu me preocupo. São dados de trabalho, cronogramas, orçamentos, contratos e mais um monte de coisas que não deveriam nunca sair do prédio. Muitas vezes adicione a isso dados pessoais, certificados digitais de bancos e outras coisas que seriam a festa de um ladrão de dados. Quando seu técnico for devolver seu HD ao fabricante, pergunte o que ele vai fazer. Se ele disser que vai excluir a partição, faça-o ler esse parágrafo.

Se seu HD ainda funciona você precisa gravar algo por cima dos seus dados. Contra malfeitores medianos, zeros bastam para todos os dados menos importantes, mas, se você mais paranóico e quiser se prevenir contra malfeitores competentes e com recursos, eu indicaria gravar dados aleatórios no seu disco. Tanto no caso dos zeros como no caso de dados aleatórios, eu uso o dd. É um utilitário de linha de comando comum a vários sistemas Unix-like. E, mais legal, é livre – grátis e vem com código, pra você ter certeza de que ele faz o que você quer que ele faça.

Afinal, com segurança de dados não se brinca. [Webinsider]

.

Ricardo Bánffy (ricardo@dieblinkenlights.com) é engenheiro, desenvolvedor, palestrante e consultor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

10 respostas

  1. Boa matéria. Gostaria de saber se você conhece alguma opção para o Exchange. Eu sei que ele tem problemas, mas é como o teclado qwerty – o status quo reina!

    E sobre os problemas do windows, fico indignado com o spooler. O Windows não foi feito imprimir! Você instala a impressora, drivers do fabricante e mesmo assim dá problema. E quando a impressora não existe e os documentos ficam na fila e o micro fica uma carroça? Não entendo… o sistema não é multitarefa? Bom mesmo é quando o spooler para e você tem que eliminar, manualmente, entradas no registro e arquivos das impressoras. Extremamente amigável.

  2. Olá Ricardo,

    Acabei de ler teu artigo e respeito a tua opinião mas penso um pouco diferente. Talvez seja pelo fato de trabalhar com a plataforma Microsoft a bastante tempo.

    Vc comenta a respeito da instalação do Windows, que ela seria chata e demorada. Concordo com relação ao Windows XP, porém no Windows Vista e no Windows 7 a instalação foi muito melhorada e é bem mais rápida.

    Quanto a imagem padrão, é um grande problema de muitas empresas. O que vejo por aí, em muitos clientes é uma falta de padronização na instalação de sistemas operacionais. Muitas empresas não tem sequer uma imagem padrão para seus equipamentos. E normalmente as que tem não o fazem da melhor maneira. Não tem muito segredo, uma imagem padrão de Windows XP ou superior, se bem feita, contém o seguinte:

    – Instalação limpa do sistema operacional;
    – Instalação dos drivers atualizados;
    – Instalação do service pack mais recente;
    – Instalação das atualizações de segurança;
    – Instalação dos aplicativos padrão da empresa;
    – Customizações do sistema e perfil padrão.

    Para aplicar as imagens existem muitas alternativas, algumas pagas outras gratuítas. Um exemplo bem conhecido é o Ghost. Outro exemplo é o SCCM 2007 da própria Microsoft, que também efetua a captura de imagens padrão e distribuição via rede ou mídias off-line (DC, DVD ou pen-drives).

    Quanto as atualizações, isso é um outro problema. Muitas pessoas falam que o Windows é inseguro, etc. Porém para cada problema de segurança existe uma atualização. Não tem muito segredo, basta os administradores manterem o parque de máquinas atualizado. Isto não é muito difícil também. Para fazer isso recomendo o WSUS, que é um produto da própria Microsoft, gratuíto, que faz o download e distribuição das atualizações de segurança de forma centralizada, com relatórios e controle de banda (sim, cada máquina busca os updates do servidor na rede local e não na Internet).

    Mantemos a administração de rede de alguns clientes que usam Windows tanto nos clients quanto em servers e nunca tivemos problemas de segurança. Basta que o administrador faça seu trabalho da melhor forma possível, existem melhores práticas para isso e muita documentação no próprio site da Microsoft.

    Quanto ao Exchange, esse limite de 100 MB é imposto pelo admin na configuração do sistema. Na empresa em que trabalho por exemplo, não temos limite, minha caixa por exemplo passa fácil dos 3 GB e nunca tive problemas de performance. Fora o acesso via Outlook/HTTPS, Web Access ou dispositivo móvel sincronizando e-mails, calendário, contatos, tarefas, etc.

    Estabilidade, sempre tive, seja com Windows XP, Vista ou o 7. Nunca precisei reinstalar o sistema devido a problemas de lentidão ou perda de performance. Isso vai muito de quem usa o equipamento (no caso de usuários domésticos) e do padrão de instalação (no caso de usuários coorporativos). Uma instalação mal feita, com certeza irá apodrecer em pouco tempo.

    Enfim, este é meu ponto de vista e opinião sobre o assunto. E acredite, muitos admins de rede não tem conhecimento sobre estes recursos (dia desses estava em um cliente que sequer conhecia o WSUS e muito menos do fato de ele ser gratuíto). Assim fica complicado mesmo manter o gerenciamento de segurança em uma rede (seja Windows ou Linux).

    Forte abraço,

    Att,
    Daniel Schaeffer

  3. Sim, reintalar Windows é chato pra burro. Existem programas que facilitam a tarefa, fazem backup de drivers (que as vezes são quase impossíveis de achar, tentem achar o soundmax da perl 865 intel), mas nada tão milagroso assim.

    Pessoalmente, acho que a Microsoft deveria fornecer cópias atualizadas de seus Sistemas Operacionais para quem possui cópias originais.

    As vezes me pego entre usar um CD Original e passar 3 dias instalando sp1, sp2, sp3, etc, ou baixar logo um iso pirata e em meia hora ter um xp atualizado pronto pra instalar. Claro que a gente opta pela primeira opção quando se tem o SO Original, mas que dá uma raiva danada ficar baixando atualizações no site da Microsoft, isso dá.

  4. Tenho Windows Vista Home Premium a 1 ano, e até hoje não precisei de formata-ló, Deixando o Controle de Contas de Usuário ativo,

    Pretendo Usar o Windows Vista por mais 1,5 ano, até poder colocar o Windows 7 depois.

    Não tive nenhum problema grave, que eu não pudesse resolver….

    Já um amigo meu com Windows 7, relatou que teve problemas com Windows 7, e é a versão final.

    meu Disco rigído de 160 Gb já está com cerca 87% ocupado e mesmo assim o boot dele só leva 2 minutos….

    Tenho um monte de jogos e rodo 9 programas extras como processos de fundo…

    já coloquei um monte de pen drive de amigos meus e nunca peguei um malware de pen drive, meu antivirus apesar de ser o Avast, e ele relatarem que tinha as pragas, já até limpei manualmente pragas de pen drive utilizando do Prompt de Comando.

    O Windows só apodrece quando se dá privilégios elevados a programas pouco confiáveis.

  5. Concordo, se for para games, Windows não dura nem um mês…

    Ja o Ubuntu aqui rodando PHP, Java, Android, MySQL, Apache 2, VirtualBox, esta a um ano e meio sem problemas.

  6. Realmente você foi gentil com o windows, tomo conta de 2 laboratórios. Um windows e um Linux(ubumtu). O linux já dura 2 anos sem problemas, já o Windows não dura nem um mês.
    Tenho uma lan house tambem, a vida útil do sistema é de apenas uma semana. Todo domingo a tarde to lá eu formatando tudo…

  7. Detalhe é que, mesmo se o HD não funciona, ainda é possível recuperar os dados se a mídia magnética estiver razoavelmente legível, mas aí só com empresas especializadas e talz. Você teria de ser muito importante pra que alguém pagasse R$3 000-5 000 ou mais só pra ter acesso aos seus dados. O melhor mesmo seria destruir o HD.

    Saindo do paranoic mode e voltando ao assunto: sim, Windows é extremamente chato de se configurar do zero. Eu passei um fim de semana inteiro entre instalar SPs/atualizações, instalar drivers (que exigem reboot para funcionar, patético) e deixar o sistema funcionando ao meu modo. Por isso eu evito O MÁXIMO ferrar com ele porque, koeh, meus fins de semana são sagrados.

    Neste trecho:

    Do Vista não ouço muitas histórias de horror. Por outro lado, ninguém usa o Vista há tempo suficiente para ter os problemas. E, com a chegada iminente do Windows 7, nem vão.

    Ah, sim, elas vão, considerando que o Windows 7 é basicamente um SP3 do Windows Vista (não me venham falar das firulas visuais plz porque isso não conta). Esse hype todo em cima do melhor sistema dos últimos tempos da última semana não cola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *