Agora só falta organizar o conteúdo relevante

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Que relevância de conteúdo é a bola da vez, disso já se fala há muito tempo, é chover no molhado mesmo. Mas a discussão que quero levantar aqui é: de quem é a responsabilidade de organizar todo conteúdo jogado na web até agora?

O fenômeno web 2.0 já passou e ninguém viu. O que faremos com todo esse conteúdo produzido?

Tendo em vista que a busca pelo conteúdo relevante já é uma prática que vem do usuário, em que ele vai atrás de vídeos, posts e fotos que lhe agradam mais, quando a web vai entender seus anseios e apresentar primeiramente resultados referentes a um determinado perfil de navegação?

Enquanto a web semântica não chega, ou seja, uma padronização que ajude tanto humanos quanto computadores a organizar o conteúdo e entregá-lo de forma relevante ao usuário final o que podemos fazer com relação a este assunto?

O Google tem a informação na mão, mas será que é dele a responsabilidade de organizar e difundir isso? Seriam os veículos? Nós criativos? Algum órgão do governo?

Acredito muito em fenômenos emergentes e acho que não estamos à altura de ditar quem vai fazer o quê no meio digital hoje. O que podemos é tomar parte deste fenômeno e fazer alguma coisa de útil. Isso sim pode partir de qualquer um.

Já temos conteúdo suficiente para agruparmos por tags, assuntos ou perfil de usuário, basta ser criativo e saber como entregar isso de forma pertinente. O que fazemos hoje quando queremos ver filmes das copas passadas de futebol? Uma opção é ir até o acervo da Globo ou procurar “copas” no You Tube. Mas se deu vontade de ler sobre esse assunto, lá vou eu no Google atrás de blogs, assim ocorre com fotos no Flickr etc.

O que se pode fazer são agregadores de APIs para que o usuário tenha tudo na mão em tempo real e de forma organizada.

Imagine o exemplo da copa, se tivéssemos um site que reunisse todos os resultados do Twitter pela tag “#Copa”, os vídeos do You Tube, as imagens do Flickr, as notícias relacionadas e mais comentadas etc.

Divulgaríamos esse site por perfil de navegação uma vez que sabemos que na proximidade deste evento a busca pelo assunto aumenta significativamente e então apresentaríamos ele às pessoas que digitassem “copa do mundo” nos buscadores, por exemplo.

Parece óbvio e até já temos alguns sites e aplicativos que fazem isso. Mas poderíamos comprar essa ideia e tentar viabilizar cada vez mais esse fenômeno, sem precisarmos estimular a colaboração ainda mais, pois isso já está implícito na cultura digital de cada um de nós. Acredito na bandeira da organização e entrega de conteúdo relevante de todo processo colaborativo que houve e que ainda está acontecendo.

Volto à pergunta: de quem é essa responsabilidade? [Webinsider]

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Acompanhe o  Webinsider no Twitter.

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Flavio Vidigal (flavio@cubo.cc) é diretor de criação digital, formado em design gráfico e pós-graduado em Estratégias de Comunicação. Atualmente atua como supervisor de criação na agência CuboCC em São Paulo.

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6 respostas

  1. Caro Vidigal,

    Não creio que o fenômeno web 2.0 já tenha passado e ninguém tenha visto. Está a pleno vapor e, em resumo, a própria internet está sendo construída por colaboração.

    Grandes projetos estão sendo desenvolvidos por colaboração, além dos exemplos já clássicos, tais como wikipedia, todo o processo de software livre.

    Quanto a web semântica, os mecanismos de organização estão sendo implementados e vários mecanismos de buscas estão se tornando mais inteligentes.
    http://www.w3.org/standards/semanticweb/

  2. Realmente, cada um sabe o que é mais relevante para si, mais o que eu proponho é algo não tão ousado, como saber o que é relevante na individualidade do ser humano? Acredito que possamos facilitar a busca das pessoas por aquilo que elas querem, ou seja, ao invés de buscarem em 5 sites diferentes o mesmo assunto, que possamos entregar em apenas 1. Ai sim temos um papel fundamental.

    obrigado pelo interesse de todos.

  3. Acredito que antes de perguntarmos como armazenar o conteúdo relevante da internet, ou quem seria responsável por isso, é preciso definir o que é conteúdo relevante.

    O que é relevante pra mim pode não ser para você. O que é relevante hoje pode não ser amanhã. A relevância de qualquer conteúdo tende a variar, e de fato varia, no tempo e no espaço. Simplesmente não é possível determinar a relevância de qualquer conteúdo.

    O que pode ser feito, deve ser feito e está sendo feito é a organização de todo o conteúdo da internet. Dessa forma caberá a cada um, mediante o conteúdo apresentado, determinar o que é ou não relevante em cada caso.

  4. Tiago, muito legal sua matéria. Estou envolvida em projeto que é reformular um portal interno de um grande cliente, e usamos muito os conceitos da web 2.0, assunto que é bastante novo para mim, mas que estou adorando e bastante envolvida. inclusive especifiquei funcionalidades de relevância para que os usuários colaborem com o portal.
    Por ser um portal corporativo, será limitado quanto as ferramentas e acessos, mas está bem moderno considerando os padrões atuais.

    Obrigada pelo conteúdo!

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