Seu currículo nas agências

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Se você vai se candidatar a um estágio ou a uma vaga não ligada à criação e produção vai precisar, além de bons contatos, de um bom currículo. Este artigo vai dar algumas dicas de como diminuir as chances de seu currículo ser descartado logo na primeira avaliação.

Um aviso importante: existem muitas variáveis desde seu currículo chegar na agência até gerar o interesse por uma entrevista. Cada agência possui um processo de seleção diferente. As pessoas que fazem a seleção também são diferentes, em alguns casos é o RH, em outros o gestor da área ou até mesmo a pessoa que vai trabalhar com você. Cada pessoa dessas tem seus critérios. Aqui descrevi os meus, além de um pouco de bom senso.

O primeiro ponto é o formato do currículo. Vale a recomendação clássica de ter no máximo duas páginas. Faça o simples e que funciona: nada de imagens, cores e fontes exageradas. Se você fosse diretor de arte, teria um portfólio e não um currículo. Os tipos de arquivos mais comuns são ?doc? ou ?pdf? (no caso de ?doc?, salve de modo que possa ser aberto mesmo em versões mais antigas do Word).

Em alguns casos você não tem muita escolha: a única maneira de enviar é preenchendo formulários online padronizados. Mas valem as dicas abaixo.

O segundo ponto é a linguagem. Minha recomendação é seguir o padrão clássico de currículos (informações pessoais, objetivos, histórico profissional, escolaridade, cursos, idiomas, outros). Fica mais fácil para o avaliador comparar você com os outros candidatos. Se quiser ser criativo, seja na sua apresentação e não no currículo.

Iniciando o currículo, temos o cabeçalho. Coloque apenas o básico: nome, idade, telefone, e-mail e site pessoal. Deixe endereço, RG e CPF para quando for solicitado. Coloque a cidade apenas se isso puder ser um problema (caso seja selecionado, terá que providenciar mudança, por exemplo).

O ponto seguinte é o seu objetivo. Seja claro: coloque se possível no subject, no corpo do e-mail e no currículo. Nada pior para um selecionador que ter que adivinhar o que você quer. Evite descrições como ?quero atuar na área de marketing e comunicação?. Seja preciso: ?Gerenciar projetos?, ?Supervisão de contas?, ?Planejamento?.

Em experiência profissional, diga claramente o período e o que fez em cada empresa pela qual passou. Se puder, indique pessoas de referência que podem confirmar essas informações. Coloque também os clientes atendidos.

No caso de estágio, provavelmente você não terá uma experiência profissional consolidada. Nesse caso, coloque alguma experiência que possa ser relevante, como um trabalho na empresa júnior da sua faculdade, um intercâmbio no exterior ou mesmo um trabalho importante que você tenha feito em sua faculdade. Infelizmente algumas agências exigem experiência de quem deveria estar lá para aprender.

Em escolaridade, coloque o que realmente importa (na ordem do mais recente para o mais antigo): pós, faculdade e no máximo ensino médio (2º grau).

O próximo item corresponde aos cursos. Seja objetivo: coloque os cursos ligados à sua área de atuação. A não ser que você tenha trabalhado no marketing de uma vinícola, deixe os cursos de vinhos para um item opcional ?hobbies? ou para a entrevista.

Sobre idiomas, seja honesto para não passar vergonha quando o entrevistador fizer uma pergunta em inglês. Numa multinacional, línguas são praticamente um requisito.

Os outros itens ficam por sua conta: se você tem prêmios, vale a pena descrever, mas só se realmente participou dos projetos. Se dá aulas, tem um blog ou artigos, fale também.

Falando em blog, cuidado com sua presença nas redes sociais e listas de discussão. Muitos selecionadores pesquisam o que você publica por aí, suas comunidades e suas fotos, pois podem indicar muito sobre seu comportamento.

Montado o currículo, um item bastante importante é a abordagem. Primeiro de tudo, seja pessoal e educado. Como o primeiro contato geralmente é feito por e-mail, diga como você conseguiu o endereço da pessoa, apresente-se e diga rapidamente qual o seu objetivo. Evite e-mails longos ou com chavões como ?adoro a agência X, admiro seu trabalho e gostaria muito de fazer parte da sua equipe?.

A maioria das agências, infelizmente, não dá um retorno quando você é eliminado do processo. Mais uma vez, se você tiver intimidade e cara de pau suficiente, envie um e-mail ou telefone para perguntar sobre a seleção. Se perceber que é possível, peça um retorno sobre seu currículo. Você pode sempre melhorá-lo.

Última e mais importante recomendação, seja honesto. Você trabalha em uma área em que todos se conhecem. Em poucos e-mails, mensagens ou telefonemas é muito fácil descobrir mentiras. Boa sorte! [Webinsider]
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Cezar Calligaris (cezar@gmail.com) é consultor de projetos digitais no Reino Unido.

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5 respostas

  1. Legal, Cézar. Mas, mesmo guaindo todos esses passos não há diferencial no caso pra conquistar uma vaga de etságio em Planejamento ou Marketing. O que fazer então nessa ocasião?

  2. Adorei a máteria, realmente nesta área todo mundo se conhece, logo, picaretagem ou fakes são facilmente desmascarados.
    Gostei muito das dicas sobre entrevistas e, há, eles olham mesmo o orkut do pessoal ahahahaha acho muito útil na seleção também.

  3. O grande problema que eu vejo em se fazer um currículo principalmente para estágio, é que você não experiência, e as empresas pedem experiência, como isso é possível….

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