Sua empresa tem uma Wiki?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Caro amigo, quantas vezes você escreve? Pense. O quanto você lê e compartilha informações? Quantos posts, ideias e comentários você faz? Muitas vezes…

Imagine quanto conhecimento você multiplica e quantas vezes ele é útil para os outros. Este é o nosso tema central – vamos falar de colaboração e como a colaboração ajuda no seu aprendizado, no desenvolvimento profissional e até apoia outros na empresa. Vamos compartilhar. preparado?

Para iniciar, vamos antes falar de uma ferramenta muito comum no meio digital para esse fim.
Você conhece um wiki?

O que é um wiki?

Em resumo, um (ou uma) wiki, palavra que em havaiano significa rápido, é um ambiente digital para registro de informações.

Originalmente foi concebido por Ward Cunningham com a propósito de um banco de dados online bem simplificado para se trabalhar. Um ambiente de fácil acesso para compartilhar informações. Entre os exemplos mais conhecidos, o destaque vai para a maior enciclopédia do mundo, a Wikipedia.

O wiki é um lugar onde as pessoas compartilham informações de forma colaborativa. Por isso também é chamado de what I know is (algo como ?o que eu sei é?).

Agora vem o nosso desafio. Se um wiki é fácil e útil, como podemos fazer dele uma ferramenta de trabalho? Ou melhor, como podemos fazer um wiki que seja realmente útil para uma empresa?

Vamos pensar.  Mas antes, um exercício simples:

Pense em três bons exemplos onde o wiki poderia ajudar no seu trabalho. Anote e depois confira os outros exemplos e veja se a sua ideia faz parte da lista. Faça isso ? pense nos exemplos, escreva se necessário e depois prossiga…

Exemplos de wiki como ferramenta para empresas

1. Wiki para gestão do conhecimento

Estamos falando de empresas, negócios, competitividade e lucro. O primeiro exemplo de uso tem como objetivo ganhar tempo. Imagine um wiki para organizar e gerenciar a produção intelectual e o conhecimento coletivo da sua empresa.

Na prática estamos substituindo todos os manuais, procedimentos e descrição de produtos e normas por um ambiente que irá conter todas essas informações com fácil acesso, atualização e especialmente colaboração.

Vamos deixar para trás uma pilha de livros e manuais internos em troca de uma ferramenta para descrever e revisar práticas e procedimentos, sempre com foco em ganhar velocidade e eficiência?

2. Wiki para documentação

O segundo modelo refere-se a documentação de informação. Diferente do primeiro, se resume a detalhar e documentar todas as informações sobre desenvolvimento de produtos, softwares, ferramentas ou projetos.
Ou seja, uma wiki para centralizar as informações e ser uma fonte de conhecimento e aprendizagem.

Imagine ter em um mesmo local todos as referências, erros e acertos, detalhes, adaptações e ações de desenvolvimento e evolução. Imaginou? Simples assim.

3. Wiki de aprendizagem e inovação

Na sua empresa tem listas de melhores práticas? Ou exemplos de outras empresas que podem ser discutidos e aplicados de forma semelhante?

Pois seria mais simples ter um wiki para registro e organização de boas práticas de gestão, catalogadas com métodos, pontos fortes e os desafios para serem implantadas, em um lugar onde todos da empresa possam acessar, contribuir e melhorar.

Incentive idéias e inovações, ou mesmo um banco de desafios e soluções. Certamente será uma grande ferramenta para aprendizagem, troca de experiências e inovação. Um semelhante (apenas na ideia) é o da revista Wired.

4. Wiki para suporte e participação do cliente

Outro modelo prático é o uso como canal de apoio ao cliente. Em resumo, estamos falando de um canal de livre acesso para o desenvolvimento conjunto, onde o wiki serve como uma fonte de consulta para dúvidas, suporte, informação e colaboração de todos na melhoria dos produtos e serviços da empresa.

Imagine o ganho de tempo, novas ideias e alternativas de negócios oferecidos por esta solução, além do ganho em credibilidade e transparência para a empresa. Estamos falando do cliente não apenas comprar, mas também perguntar, responder e participar da evolução do negócio.

Um exemplo é o wiki da Locaweb.

5. Wiki para grupos de colaboração

O último modelo, meu preferido, é o uso do wiki como suporte a grupos de colaboração. Calma que é mais simples do que parece. Estamos falando de um ambiente para unir pesquisadores e desenvolvedores, dentro e fora da empresa, com foco na troca de opiniões, experiências e aprendizagem coletiva. O resultado é simples – criação de novas ferramentas e base de apoio ao processo de decisão sobre produtos e mercado.

Em termos práticos é um wiki onde grupos de pessoas acessam para trocar suas experiências práticas, projetos e soluções para desafios pessoais ou mesmo da própria empresa.

Como exemplo, experimente o wiki do Facebook e imagine como pode ser o uso na sua empresa.

Concluídos os 5 modelos, agora é sua vez. Quais foram os seus 3 exemplos de aplicação?
Que tal comparar e comentar? Quais as suas adições aos exemplos atuais? Quais outros exemplos você imaginou?

Pense e acrescente a sua opinião ao artigo.

Uma última dica… altere o eu de suas frases, para o nós. Agora a sua ideia vai se tornar coletiva.
Seja bem-vindo à nova era do conhecimento. Bem-vindo a geração da colaboração.

Vamos conversar?

[Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Iuri Brito, o @GoUp no Twitter, é publicitário, mestre em planejamento, fundador da agência digital prumos.com e prêmio Talento Empreendedor. Hiperativo, vive hoje em New York e São Paulo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

10 respostas

  1. Bom dia,
    Trabalho no desenvolvimento de novos produtos para vários clientes e sinto uma grande necessidade de concentrar e compartilhar informações de desenvolvimento de produtos, que ainda estão dispersas.
    Minha principal dúvida reside na questão de segurança, pois são informações estratégicas.Poderia me esclarecer?

  2. Iuri, olá!

    Adorei a leitura. De fato estamos na era do conhecimento que só se adquire com informação e experiência. O bacana da wiki é essa permissão de juntar as necessidades de falar e ouvir.
    Na empresa que trabalho, temos essa necessidade, mas ainda com pouca estrutura cultural e de sistemas.
    Entretanto, tenho a certeza que essa tendência se tornará cada vez mais forte perante o dia a dia. É bom que estejamos preparados.
    Obrigada por sua contribuição!!! Espero fazermos negócios.

    Abraço

    Chris Feresin

  3. Tenho duas experiências com wiki. Começarei com a boa.

    Uso wiki para o dia a dia das minhas atividades. Através dele, consigo me comunicar com a equipe terceirizada para aprovar textos, pautas, imagens, blogar pendências e novas idéias. Sim, a combinação wiki+blog é o melhor dos mundos.

    A experiência ruim é que fizemos pesquisa, testes, dinâmicas e lá estava o resultado que nos impulsionava a construir ambientes de colaboração. O primeiro foi sobre processo, para que pudessem ser discutidas novas formas de ver e fazer em uma empresa onde a regulamentação e burocracia são muito mais exigidas do que a praticidade. A outra era sobre carreira. Fizemos tudo segundo as melhores práticas e segundo o que ouvimos dos futuros usuários…. o que aconteceu?
    Nada! Os dois ambientes foram descontinuados por falta de uso. Uma pena, mas muito educativo.
    As vezes as pessoas dizem o que querem, mas elas não sabem, ou não estão preparadas (ou os dois) para o que elas dizem querer.

  4. Olá Iuri, parabéns pelo artigo.

    Nossa experiência ainda é a de iniciante com o Wiki.

    Instalamos o ambiente, porém, a dificuldade é cultural, de fazer as pessoas quererem contribuir.

    Somos uma instituição de ensino superior, e possivelmente há campo para a aplicação dos 5 modelos acima, mas ainda não sabemos como criar o comprometimento nas pessoas. O contato direto ainda é o meio principal de compartilhamento do conhecimento.

    Como incentivar o uso do wiki? Como fazer entender que o conhecimento adquirido, por mais banal que pareça inicialmente, se torna importante quando compartilhado?

    []´s

  5. Olá

    Há algum tempo sentimos a necessidade de fornecer as informações sobre as mudanças fiscais, pois o mercado fiscal e contábil no Brasil tem passado por muitas mudanças e o que mais temos é falta de informação, foi ai que criamos uma wiki especifica para o mercado, (www.nfedobrasil.com.br/wiki) e o envolvimento das pessoas, em publicar as informações, ainda é pouco porem temos acessos, e testemunhos de pessoas que precisam da informação e utilizam no seu dia dia.

  6. Olá Iuri.

    Nós utilizamos wiki aqui na empresa sim. Existe um setor que cuida da parte de informática, programação de websites, webdesign, entre outros. Existe outro setor que cuida do conteúdo (onde trabalho como webwriter).

    O wiki nos ajuda a estar sempre por dentro dos projetos da empresa. Comunicação é tudo, haja visto um artigo aqui do Webinsider mesmo, sobre a promoção da comunicação na Microsoft para o projeto do Windows 7.

    Mesmo que o meu setor, o de conteúdo, não utilize amplamente o wiki (pois não participa dos projetos ligados à programação), estamos sempre por dentro do que está acontecendo na empresa, o que ajuda e muito na comunicação interna e externa.

    Além disso, o nosso wiki ainda possui uma sessão divertida. É a sessão pérolas, onde são divulgadas as pequenas pérolas que o pessoal daqui fala, os erros, as gafes, etc. É bem engraçado.

    Enfim, certamente o wiki ajuda na comunicação tanto interna como externa, e muito!

    Abraços!

  7. Na empresa onde trabalho, utilizamos a ferramenta de Wiki para colaboração interna da área de TI. Todos processos e documentos, metodologias são inseridos nela. A Goodpedia já está na sua versão 2.0, e utilizamos ela a mais de 3 anos. Fico muito satisfeito pois ela atendeu a todas nossas necessidades, e a cada ano que passa eu atualizo o Mediawiki e insiro diversas novas funcionalidades.
    Tornou-se uma excelente KB, e auxilia diariamente nossos desenvolvedores e analistas.

  8. Muito bom o post.
    Eu trabalho em uma software house e o setor de desenvolvimento utiliza wiki para partilhar conhecimento. Estamos adotando também a utilização de screencasts.
    Isso vai otimizar a transferência de conhecimento por aqueles que postam e vai facilitar a assimilação por aqueles que consomem esse conhecimento.

  9. Olá Iuri.. bem legal o post.. nós somos uma escola de ensino médio http://www.dincao.com, e utilizamos o WIKI a mais ou menos 2 anos, fazendo com que os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ganhem muita qualidade, graças ao esforço colaborativo. Inclusive somos pioneiros na utlização do WIKI em Instituições de Ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *