O papel do profissional de comunicação nas intranets

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Instituto Intranet Portal apresentou pela segunda vez a sua lista de melhores intranets e portais corporativos (Prêmio Intranet Portal). Este ano os vencedores principais foram Eletrobrás e Documentar. A entrega do prêmio foi na semana passada, seguida de várias palestras e mesas redondas.

Destacamos aqui as de Beth Saad, Bruno Rodrigues e Vicente Tardin, mais voltadas para o trabalho do profissional de comunicação atuante em intranets e portais corporativo.

A cobertura aqui foi feita em tempo real pelo Twitter, do celular, com todas as vantagens (rapidez, calor do momento) e as desvantagens (texto não linear, trechos soltos). Valeu a experiência.

………………………….
Case vencedor do grand prix intranet portal: Eletrobrás. http://twitpic.com/p96d6

Alinhar portal corporativo com estratégia da empresa e definir o papel de cada área fez o sucesso do portal corporativo da Eletrobrás.

Sergio Storch no Prêmio Intranet Portal: a gestão 2.0 não começou com internet. Ela agora só se viabilizou de forma maciça. É mudança cultural.

Caos é quando você não pergunta pro chefe se você pode criar uma nova página. Há controvérsias! http://twitpic.com/pchcv

Beth Saad

Agora a professora Beth Saad fala sobre colaboração: o que é e como usar. http://twitpic.com/pcie1.

Tem gente que acha que porque fez um blog está na web 2.0. Cuidado com a metáfora mal utilizada. Se fizer faça direito. http://twitpic.com/pcird.

Ao discutir os valores da organização está se discutindo como será o portal. Cuidado com o “todo mundo tem, quero ter também. http://twitpic.com/pcjdr.

Competição não combina com colaboração. Colaborar é fazer construção coletiva. http://twitpic.com/pcju5.

Colaboração na intranet é estabelecer aproximação, mediada pela tecnologia, dos cérebros e talentos da organização. Ricardo Saldanha/Gartner.

Beth: não existe colaboração sem mediação. É aí que entra o profissional de comunicação. É preciso ser um mediador. http://twitpic.com/pckou.

Gestores dos cases vencedores

Debate com gestores de casos vencedores Prêmio Intranet Portal 2008 e 2009: ENSP/Fiocruz, Documentar e Eletrobrás. http://twitpic.com/pd0pq.

Elisa da Ensp conta que um dos ganhos do portal corporativo foi eliminar a circulação de papel. http://twitpic.com/pd2st.

“Hoje se o portal cai a instituição para. Os funcionários realmente trabalham no portal”, conta Elisa da ENSP.

O que estamos fazendo é experimentar. Temos um híbrido de pessoas dentro da instituição. Estamos hoje fazendo sensibilização.

Bruno Rodrigues

Bruno Rodrigues falando sobre webwriting no Prêmio Intranet Portal. http://twitpic.com/pd9e6.

Hoje webwriting extrapola o conceito de redação online. É distribuir conteúdos pelas diversas camadas do portal/site. http://twitpic.com/pdal3.

Arquitetura da informação merece atenção porque é a forma mais lógica e orgânica de organizar informações. http://twitpic.com/pdbm6.

Bruno fala de direito digital. É preciso criar normas de publicação e políticas de uso também para intranets. Assunto delicado…

E acessibilidade? É importante também para intranets? Sim! Fazer um site acessível demora e custa caro, mas também é um ganho para a imagem da empresa.

Pontos relevantes para otimizacão de sistemas de busca: autoridade e atualização. http://twitpic.com/pdhvb

Vicente Tardin

Vicente Tardin fala sobre o conteúdo wiki. Incentivar a colaboração é próximo desafio do profissional de comunicação. http://twitpic.com/pdjhd.

Os wikis são a bola da vez para comunicação interna. Os profissionais de comunicação precisa dominar isso. http://twitpic.com/pdkhg.

Você vai ganhar um prêmio se conseguir fazer um wiki funcionar bem na sua instituição. http://twitpic.com/pdkuf.
Vicente cita o caso Wired como exemplo de uso de wiki para a construção de conteúdo. A ferramenta usada se chama how to wiki. http://twitpic.com/pdm0o.

Outro exemplo de wiki é o da Locaweb, para atendimento ao cliente, todos casos citados em matéria no Webinsider.

E também o wiki para facilitar desenvolvedores no uso de aplicativos no Facebook. http://twitpic.com/pdmh3.

Nosso papel, do profissional de comunicação, é facilitar a chegada dessa ferramenta nas empresas. http://twitpic.com/pdmvg.

Vicente deixou claro que não é fácil implementar essa ferramenta. E quase todos os exemplos dados ainda são muito incipientes. http://twitpic.com/pdnaf.

As empresas sempre dão um jeito de mudar qdo é preciso. Será? http://twitpic.com/pdnvv.

Vicente finaliza palestra com essa imagem. Equilíbrio? Competição? Avanço? http://twitpic.com/pdo5a. [Webinsider]
.
Acompanhe o  Webinsider no Twitter.
.

Viviane Danin (@bibidanin) é jornalista, consultora do Sebrae e articulista do Webinsider.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Pingback: Intranet e sua função na comunicação de uma empresa ≈ Alessandra Mazzariolli - Webwriting, Comunicação, Planejamento, Usabilidade, AI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *