Realidade aumentada em exemplos perto de você

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O acesso à internet pelo celular e por outros equipamentos portáteis têm crescido continuamente. A universalização do acesso sem fio e a integração a instrumentos detectores de presença, sensíveis ao movimento, quando conjugadas a sistemas automatizados devem propiciar um ambiente convergente para uma comunicação cada vez mais inteligente.

A computação pervasiva está no caminho de atingir níveis de desenvolvimento e de integração que praticamente tornará a tecnologia imperceptível no ambiente.

Integrando-se à computação móvel, teremos enfim a chamada computação ubíqua.

vid01

O ambiente propiciado pela conjugação de realidade virtual e de elementos da vida real, que denominamos realidade aumentada, é posto à prova. O jornal Estado de São Paulo utilizou-se dessa tecnologia.

vid02

Um banco brasileiro anuncia um aplicativo em que o internauta pode localizar suas agências simplesmente apontando a câmera do celular no trajeto.

vid03

Vários jogos apresentam interação por controle de movimentos. Hologramas táteis e outras formas de interagir-se sensorialmente com objetos estão em experimentações.

vid04

A Claytronics Atom (Catom) apresenta outra perspectiva.

vid05

Aplicações integrando Google Earth e Maps com a tecnologia GPS e, ainda, outras formas de comunicação em tempo real permitem localizar objetos no planeta.

A identificação biométrica facial é realidade em aeroportos.

Com a agregação de níveis de inteligência a esses instrumentos, permitindo que a interface de acesso à internet se faça de forma mais transparente, torna-se possível uma interação de forma mais natural ao ser humano.

Comunicar-se por voz, por gestos e pela simples presença, sem necessidade de acionar equipamentos específicos como hoje vemos, deve tornar-se cada vez mais presente na rede.

Em pouco tempo, será comum esse tipo de comunicação em portais corporativos e de internet. Hoje, com a integração do sistema de registro de ponto biométrico ao sistema de gestão de pessoas e categorizações adequadas nos metadados dos conteúdos, consegue-se ter um portal com algumas interações personalizadas.

Materializaremos representação de personagem visual com voz, gestos, comportamento e expressões humanas, à luz dos filmes de ficção, para nossa interação com a internet.

Imagine essas tecnologias permeando não apenas os ambientes de trabalho, mas qualquer local diretamente interligado à internet.

Quanto mais essas tecnologias forem sendo incorporadas à interface, tanto menos perceptível será a internet como a conhecemos, uma verdadeira web onipresente.

<strong>Daniel Filho</strong> é analista de sistemas e gerente do Projeto Portal da Justiça Eleitoral. Mais no <strong><a href="http://www.linkedin.com/in/daniellopesfilho" rel="externo">Linkedin</strong></a>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Rockfeller,
    Obrigado pelo comentário.

    Fico imaginando o que está secretamente em testes e que em breve conheceremos.

    Att.

    Daniel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *