Entre em 2010 com seu Plano Diretor de Informática

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Em época de planejamentos e elaboração de orçamentos para o ano seguinte, as empresas costumam estruturar seus planos departamentais para o próximo exercício, sempre direcionados pelo seu Planejamento Estratégico.

São criadas metas de venda, de produção, planos para conquistar novos mercados e clientes, entre muitos outros. Porém, um item importante para que estes planos departamentais sejam suportados e atinjam suas respectivas metas e objetivos, é a estruturação de um bom Plano Diretor de Informática (PDI).

Sem ele, é praticamente impossível atingir as metas propostas, pois o PDI é essencial para o gerenciamento das informações que darão ao empresário uma visão completa do ambiente de Tecnologia da Informação (TI) perante a estratégia da organização.

São poucas as empresas que se preocupam com a integração da TI às demais áreas da empresa. A grande maioria delas toma decisões isoladas na área de TI, deixando que ela caminhe em paralelo, e não integrada em seus objetivos.

Desta forma, elas passam a atuar apenas como um reagente e não agente de mudança e inovação dentro da organização. O planejamento de integração do ambiente de TI quase nunca é pensado, apesar de ser estratégico para o crescimento estruturado dos negócios.

Norteado pelo plano estratégico da empresa, o PDI define os planos e ações de TI para suportarem a estratégia da empresa na conquista de seus objetivos. Normalmente possui um horizonte de cinco anos, com revisões anuais, o que evita que a empresa tenha de ficar se preocupando sempre com a TI. E é exatamente isso o que ocorre em grande parte das empresas.

O lado negativo é que, sem o planejamento de TI, o investimento, que pode ser diluído ao longo de alguns anos, tem de ser feito de imediato, o que eleva os custos e acaba sendo preterido.

O empresário que pensa e atua com objetivos e metas, sabe que o investimento em um bom PDI é tão importante quanto um bom plano de vendas ou de logística, por exemplo.

Pois de nada adianta a equipe de vendas se esforçar para vender mais e a empresa não ter infraestrutura para emitir as notas fiscais na velocidade desejada. Então, agora é a hora de se planejar para atingir as metas propostas para o próximo ano. [Webinsider]
.
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
.

<b>Jair Fahl</b> (jair.fahl@tercogt.com.br) é associado da <b>Terco Grant Thornton</b>, onde atua na área de Consultoria de TI.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Gostaria de saber se existe um modelo algo a ser seguido para criacao de um PDI. onde posso encontrar um padrao a ser seguido desde ja agradeco

    Nicolas estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistema.
    Brasilia – DF

  2. Jair, excelente artigo; Gostaria de expor somente que em casos o PDI se torna bem funcional para um horizonte de dois anos com correções semestrais, considerando possíveis decursos em projetos de infra-estrutura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *