Armazenamento em nuvem, qualidade em terra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Nossa sociedade está a cada dia mais dependente da tecnologia. Podemos citar algumas áreas como: comunicações, segurança, transportes, entretenimentos, negócios e instituições financeiras para analisar a dimensão dos transtornos que podem ser causados por falhas em softwares, que trarão sérios comprometimentos na vida pós-moderna.

Vale relembrar um caso clássico do satélite da NASA, responsável por avaliar as condições climáticas de Marte, enviado em 1999 e perdido, por um simples problema de conversão de dados; erro que causou prejuízo estimado em US$ 125 milhões. O GartnerGroup, no ano de 2000, estimava que o custo de downtime de um sistema de missão crítica era em média US$ 100 mil por hora.

É visto que o mercado de software necessita de soluções para lidar com um problema real e cada vez mais pertinente, pois há muitos que não cumprem com o que se comprometem e causam sérios prejuízos, com um alto custo.

Independente da solução que uma empresa utilize, fica evidente que todo o processo de desenvolvimento de um software deve considerar a preocupação com a qualidade, pois o tamanho do prejuízo que uma falha pode causar é proporcional ao momento em que for detectado: quanto mais cedo, menor o impacto.

No desenvolvimento de sistemas de armazenamento de dados em rede conhecidos como Cloud Storage, o processo de desenvolvimento deve passar por uma criteriosa definição de escopo e o acompanhamento do desenvolvimento desde sua concepção até os testes de integração, com participação direta da diretoria de tecnologia e de produtos. Isso facilita a comunicação e ajuda a detectar desvios que poderiam causar erros.

Sistemas de Cloud Storage são desenhados para aproveitar possibilidades oferecidas por ambientes distribuídos. Isso aumenta consideravelmente a complexidade do controle de qualidade, já que para montar ambientes de testes é necessário emular infraestruturas que contam com servidores Windows e Linux e vários desktops. Para esse fim, normalmente utiliza-se além dos computadores reais, appliances da VMWare.

Funcionalidades de software só devem ser implementadas após a escrita de testes. E só deve ser considerada finalizada após a validação da execução deles. Ter uma equipe de desenvolvimento bem treinada e capacitada é essencial para conseguir entregar um produto de qualidade de forma coerente e constante a cada etapa do ciclo de desenvolvimento até o release final.

O valor de um software é medido quando ele executa exatamente o que se propõe e está sempre em evolução. Para isso, é essencial promover melhorias constantes nos processos, com testes e validações, pois a tecnologia que movimenta diversos setores não pode ser passível a falhas.

Negócios e pessoas dependem demasiadamente desse atributo ? a qualidade.[Webinsider]
.
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
.

Fabio Gomes Ferreira (linknevoa@linkportal.com.br) é formado em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista, especializado em Gestão de Projetos pela Unicamp e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pelo IBMEC. Atualmente é diretor de Tecnologia da Nevoa Networks.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Comparativamente no que se refere a adoção deste novo conceito, lembro da eterna desprezada infraestrutura.
    Não adianta por exemplo, ter um ótimo sistema de emissão de passaporte, que se conecta com varias bases de dados pelo pais, bastante agil e prático e rápido e etcetera, se o servidor deste, está no armario de limpeza, pegando pó, com um monte de fios jogado por cima e ameaçado de entrar em curto, a cada vez que lavam o chão do local… pois é, isso é real.
    A fragilidade do conceito de Nuvem não difere daquela que já tinhamos antes, pois estamos vendendo novos produtos (a serem comprados e exibidos com orgulho) mas esquecemos de fazer o trabalho de casa completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *