Para empresa de software é melhor esquecer o Natal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Durante o período de festas natalinas, as empresas de software têm uma baixa considerável de suas vendas devido aos fatores do momento para a indústria e o comércio.

Fizemos uma lista com estratégias que podem ser adotadas, pelas empresas de software, para aproveitar o bom momento de janeiro, quando comércio e indústria têm dinheiro em caixa para investir.

1. Adaptar os sistemas às exigências do governo

Em 2010, diversos novos ramos de atividades serão obrigados a emitir nota fiscal eletrônica, SPED-Fiscal, SPED-Contábil, PAF-ECF e CT-e. Em janeiro, muitas empresas vão procurar softwares que já tenham estas obrigatoriedades do governo. Aproveite o tempo livre deste final de ano para adaptar seus softwares às exigências. Faça das novas implantações seus fatores de destaque ? e diferenciação ? na sua publicidade.

2. Melhorar a comunicação da empresa

Uma empresa de software deve criar novos canais de comunicação para seus públicos internos e externos. A utilização de wikis é muita importante. Leia mais sobre isso no OutroLado, também por mim.

3. Treinamento da equipe de desenvolvimento

O aperfeiçoamento dos profissionais, seja em desenvolvimento, metodologias, novas tecnologias ou certificações, são importantes para a empresa de software. Neste período de baixa nas vendas, envie seu pessoal para treinamentos para que sua empresa esteja a todo vapor em 2010. E deixe seu pessoal de suporte aí, para atender no período de alta do comércio e da indústria.

4. Fazer o planejamento de 2010

Planejar é preciso. Onde você quer estar daqui a dois anos? Sabe o que geralmente respondem? Vivos. Isso não é objetivo. Trace planos estratégicos, de marketing e financeiros. Isso pode ajudar sua empresa até a conseguir um financiamento com carência e juros baixos. Confira os links no final deste texto para estratégias de final de ano.

5. Mudar o site de sua empresa

A internet é uma ferramenta importante para qualquer empresa, mas principalmente para uma empresa de software. Não deve ser estático, mas adaptado à web 2.0. E aqui inclui a estratégia de número 2. Além do mais, ano novo, site novo, principalmente com o que foi mencionado na estratégia de número 1.

6. Busque novas formas de financiar seus clientes

Quais são as formas de pagamento oferecidas aos clientes? Boleto bancário, cartões de crédito, cheques, cartão BNDES, capital de giro, entre outros. Procure o gerente de seu banco e converse com ele. Vá conversar com gerentes de outros bancos e conheça o que podem fazer por sua empresa. Dê preferência a juros baixos, prazos longos para pagar e que possa receber à vista e não depender de ficar cobrando seus clientes.

7. O preço é o último fator de diferenciação

Qual é a estratégia mais fácil dos concorrentes copiarem? Se você disse preço, acertou. Aqui vale todas as estratégias já mencionadas, principalmente a 1 e a 6.

Links para a estratégia 1:

  • Laboratório de Idéias. Empresa que oferece soluções para empresas de software na linguagem Delphi para NF-e, SPED-Contábil e SPED-Fiscal.

Links para a estratégia 2

  • Artigo: Uso de wikis logo será prática nas empresas – Se você conseguir colocar em prática na sua empresa o hábito de usar wikis para colaboração e construção de conhecimento compartilhado vai ganhar um prêmio. Veja exemplos e sugira os seus. Leia mais:

Links para a estratégia 4

?    Como elaborar um plano de marketing
?    Como elaborar um plano de vendas
?    Como elaborar um plano de cadastro, crédito e cobrança
?    Como elaborar um plano de negócio
?    Como elaborar controles financeiros
?    Como elaborar uma pesquisa de mercado
?    Como elaborar uma estratégia de comercialização
?    Como elaborar um plano de marketing
?    Blog Sucesso com Software
?    Endeavor
.
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
.

<strong>Ramos de Souza Janones</strong> (ramos@ramosdainformatica.com.br) é publicitário, engenheiro de software e <b><a href="http://www.laboratoriodeideias.info" rel=externo>consultor</a></b>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Maravilhosa matéria.

    Quem conseguir ler uma dessas por dia … e praticá-la, não teria que se preocupar com como resolver problemas que poderiam ter sido evitados com, às vezes, um pouco de planejamento.

    De minha parte PARABÉNS . Pela matéria e pelo site, que tem sempre algo de bom e de altamente produtivo.

  2. bem interessante a matéria…
    estas tbm:

    ? Como elaborar um plano de marketing
    ? Como elaborar um plano de vendas
    ? Como elaborar um plano de cadastro, crédito e cobrança
    ? Como elaborar um plano de negócio
    ? Como elaborar controles financeiros
    ? Como elaborar uma pesquisa de mercado
    ? Como elaborar uma estratégia de comercialização
    ? Como elaborar um plano de marketing

  3. Aqui no BR impera soluções win32 inclusive piratex. E falta de banda larga o que dificulta a nova onda da Nuvem, a falta de banda larga novamente vai fazer o BR perder o bonde da tecnologia. Um ponto positivo é o crescimento do comércio eletrônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *