Músicas antigas ganham nova vida com MP3

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Pela internet a gente consegue viabilizar uma coletânea de músicas antigas. Tema para os saudosistas, aqueles que gostam de recordar canções que fizeram e fazem parte da cultura do nosso país. Músicas que de outra forma poderiam cair no esquecimento se não fosse a rede.

Recordar é viver. A web é quase uma máquina do tempo. De início, destaco logo a grande Chiquinha Gonzaga, a primeira mulher a se destacar na música popular brasileira.

Procurando, você consegue reviver uma das mais conhecidas marchas de Carnaval como ?Ô Abre Alas?(1899) inspirada na cadência que os negros imprimiam à passeata carnavalesca, além de ser a primeira a reger orquestra no Brasil.

Confira grandes artistas como Ari Barroso, na divulgação da Bahia. É também compositor da ?Aquarela do Brasil?(1939), uma verdadeira declaração de amor ao país, considerada praticamente um hino brasileiro.

Não posso deixar de mencionar o símbolo da alma brasileira, Carmem Miranda, que divulgou a imagem do Brasil nos Estados Unidos com seus trajes e faceirice.

Clara Nunes, alguém lembra? Famosa por canções calcadas em temas do candomblé, sua religião. E por sua indumentária, sempre de branco e com colares de origem africana.

Enfim, são muitos os artistas que contribuíram para a nossa história e cultura, impossível citar todos os grandes cantores e compositores.

Se hoje a gente entrar numa loja de CDs, dificilmente vamos encontrar as saudosas músicas que tanto sucesso fizeram no passado. Se não fosse a web, os imortais da nossa música estariam no esquecimento ainda mais.

A web resgata a possibilidade de termos oportunidade de conhecer e engrandecer a musicalidade de outrora como a polca, chorinho, samba canção…

Recuperar relíquias. Já imaginou ouvir e sonhar com músicas inesquecíveis, que fizeram parte das nossas vidas na época?

Uma boa dica é o Instituto Moreira Salles, contém acervo de cerca de cem mil músicas, além de literatura, artes plásticas, fotografia e cinema. Excelente para pesquisa e conhecimento.

O Vagalume é um site que o internauta só ouve a música e vê a letra. Minhas outras sugestões são o Kboing, BuscaMP3 e o Cliquemusic.

Faça uma boa viagem no tempo. [Webinsider]
.
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
.

<strong>Marcia Castro</strong> (mmc.39@hotmail.com) é profissional de turismo e professora.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

7 respostas

  1. Sempre é valido reviver musicas dos nossos grandes compositores para que a memória deles nào se perca, já que o Brasil é um país aonde pouco se valoriza o passado.
    É uma iniciativa muito boa.
    Parabéns.

  2. Adorei porque sentimos saudades daquelas músicas maravilhosas qe não voltam mais.
    Vou divulgar no meu blog pq achei muito boa a matéria e de interesse de pessoas sensíveis que amam a arte, a música etc.
    Parabéns!
    Continue publicando coisas boas assim.

    http://anjoseguerreiros.blogspt.com

  3. Achei maravilhosa a matéria. Artigos assim deveriam ser mais divulgados, não só para esta nova geração, como para as pessoas da minha faixa etária, pq assim relembramos um Brasil mais brasileiro em sua musicalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *