Software como serviço: mais tempo e menos custo

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O mercado se mostra cada vez mais propenso à ideia de utilizar sistemas hospedados. É uma tendência que só tende a crescer a partir de agora.

O conceito de grandes investimentos em um ou mais sistemas vem sendo substituído, aos poucos, por pequenos valores mensais, sempre mais interessantes do ponto de vista orçamentário.

As vantagens são inúmeras: o gerenciamento muitas vezes é terceirizado, a infraestrutura é dedicada e a disponibilidade do sistema é geralmente bem maior do que quando localmente instalado.

Por outro lado, a importância de certos detalhes torna-se ainda mais evidente com esse modelo: qualidade da infraestrutura, largura de banda e suporte técnico eficiente.

Para o gestor de TI, são dois os argumentos que mais importam: diminuição do custo de propriedade e tempo menor gasto no gerenciamento completo de todo o parque de máquinas.

Um sistema a menos para se preocupar sempre será um argumento palpável em um ambiente de tecnologia. Os recursos podem ser facilmente desviados para customização, treinamento e, por que não, relatórios gerenciais sobre esse mesmo sistema.

Ter tempo para gastar com novos relatórios é sempre bom, pois nunca se sabe a sua real importância e necessidade até que haja a necessidade de utilizá-los diariamente.

Home Office

Um detalhe que geralmente não é levado em conta, ao se adquirir um sistema do modelo SaaS (Software as a Service), é a possibilidade de seus usuários poderem trabalhar em casa de vez em quando.

Em cidades cada vez mais congestionadas e poluídas, isto se torna muito interessante e pode mudar a filosofia de trabalho de uma empresa.

Por que gastar 1/6 das 24 horas diárias com transporte? É possível utilizar essa parcela do dia para assuntos pessoais, lazer, trabalho etc. Mais cedo ou mais tarde, isto se tornará uma necessidade de primeira grandeza.

No caso de sistemas web, caso do Microsoft Dynamics CRM, a implantação é ainda mais fácil. Uma configuração no DNS, seguida de um ajuste na porta e pronto: tem-se o acesso completo configurado. Basta sair usando.

Soluções de acesso remoto tornam-se opcionais nesse ponto, o que colabora ainda mais para a redução dos custos. Invariavelmente, sistemas centralizados, escaláveis, acessíveis e 99,99% disponíveis serão itens obrigatórios para qualquer empresa no futuro. [Webinsider]
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<b>Juliano Bassetto</b> é consultor funcional da MSBS Tridea para Microsoft CRM.

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