Videoconferência com alta definição é bem melhor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Videoconferência poderia ser igual a telefone, não fosse pela vantagem de poder ver a outra pessoa em alta definição. É possível ver expressões, linguagem corporal e as reações.

A videoconferência ajuda as pessoas a trabalhar de forma mais eficaz porque a comunicação visual talvez seja a forma mais natural de comunicação.

As pessoas entendem mais rapidamente e se lembram mais do que é mostrado ao invés de apenas ouvir, especialmente quando o assunto se trata de uma idéia visual.

Algumas soluções de videoconferência são projetadas para permitir que vários grupos de pessoas em vários locais possam participar de uma reunião. Outras são projetadas para apenas um par de usuários discutir projetos em suas mesas de trabalho.

Em ambos os casos, é possível ver e ouvir claramente o que está sendo dito e ter a sensação quase real de proximidade. Desta forma, a videoconferência cria um ambiente onde as decisões são tomadas mais rapidamente e onde ideias, conhecimento e inspiração podem fluir de colega para colega.

O resultado fortalece o trabalho em equipes com um objetivo mais focado – e tudo sem a necessidade de viajar, gerando uma grande economia de tempo e dinheiro.

Isso também contribui significativamente para o bem-estar dos trabalhadores. Com menos tempo perdido com as horas de expediente externo devido a viagens, as empresas podem promover um saudável equilíbrio entre vida pessoal e profissional, melhorando a produtividade da equipe e sua motivação.

Quer mais? Ao diminuir o número de viagens aéreas e rodoviárias, a videoconferência também se torna uma alternativa mais verde.

Se você é novo no mercado de videoconferência – ou busca atualizar um sistema antigo – há boas razões para escolher uma solução baseada em videoconferência IP.

Todos os atuais equipamentos utilizam redes IP – encontrado praticamente em todos escritórios, fábricas, aeroportos, hospitais, empresas.

Como a infraestrutura de rede IP é tão difundida, seu custo é desconsiderado no cálculo total de um investimento deste porte. Com as redes IP, o custo da chamada é efetivamente escondido no investimento da rede existente.

Soluções mais antigas de videoconferência com conexões de rede ISDN (em desuso no Brasil) apresentam custos de funcionamento através de tarifas das chamadas, pagas por minuto de conexão.

Migrando para alta definição

Até agora, todas as soluções de videoconferência disponíveis comercialmente têm sido classificadas como Standard Definition (SD)

Essa é uma referência de qualidade de imagem, que nos sistemas SD pode ser equivalente ou até mesmo inferior à televisão comum. Significa imagens com uma resolução de 740 linhas horizontais, embora a grande maioria dos sistemas de videoconferência apresente limitações de largura de banda.

A utilização de monitores de alta definição (LCD, LED, plasma etc.) nesses sistemas SD prejudica em muito a visualização de imagens em resoluções CIF (352 x 288), resolução esta utilizada em 90% dos sistemas padrão.

As soluções de videoconferência em Alta Definição (HD) tiram partido das mais recentes normas de codificação e outros desenvolvimentos tecnológicos, a começar pelos próprios monitores novos, alcançando uma resolução de 1080 linhas horizontais.

Há um aumento dramático na qualidade da imagem.

Alguns modernos sistemas oferecem a possibilidade de comunicação com imagens panorâmicas de alta definição e som através de redes IP padrão, incluindo suporte para ponto-a-ponto, assim como de conferências multiponto.

E mais importante de tudo, a um custo acessível. Estes sistemas desmistificam o uso do High Definition em soluções de videoconferência. São pequenos, simples e econômicos. Um jeito de mudar a face da comunicação remota em tempo real. [Webinsider]
.
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
.

<b>Douglas Miranda</b> (dmiranda@sealtelecom.com.br) é diretor de vendas da <b><a href="http://www.sealtelecom.com.br/" rel=externo>Seal Telecom</a></b> com 15 anos de mercado de videoconferência.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *