Para quem ainda não aprendeu a usar e-mail

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Que o e-mail é um grande problema corporativo ninguém precisa duvidar, mas você já parou para observar quantas pessoas no ambiente corporativo tem hábitos nada produtivos com eles, fazendo a situação piorar ainda mais?

Em uma das pesquisas que a minha empresa conduziu, descobrimos que o brasileiro gasta em média três horas por dia para lidar com os seus e-mails, o que pode ser um tempo mal aproveitado caso as pessoas não saibam lidar com as mensagens de forma adequada.

Mas será que você é a pessoa que tem maus hábitos de e-mail na empresa e acaba gastando tempo à toa de seus colegas por causa disso?

Se você se encaixar no perfil abaixo, pode se colocar no papel de e-mala. Veja abaixo alguns sintomas clássicos:

?    Mister Urgência ? Se todos seus e-mails são para ontem, se tudo que você manda é imediato e precisa ser feito na hora, se você liga depois de enviar um e-mail e pergunta se a pessoa viu seu e-mail urgente, existe algo errado com seu planejamento pessoal e sua rotina diária.

?    Caixa de Entrada Lotada ? Todo e-mala possui mais de 100 e-mails na Caixa de Entrada. Em geral é a pessoa que vive comentando que não recebe os e-mails dos outros, que pede informações que chegaram no e-mail mas ele não sabe pois não leu ainda. É comum também demorar um tempão para achar uma mensagem no meio de tantos e-mails não lidos ou mal organizados.

?    Copia todos ? É sempre melhor que todos fiquem sabendo do assunto do que apenas um, certo? Talvez lá na escola você adorasse que todo mundo parasse para ouvir suas histórias, não é? Em geral também gosta muito de responder a todos, pois é o botão maior no Outlook e ele sempre salta no seu clique.

?    Assuntos Bizarros ? O conteúdo do seu e-mail fala sobre o resultado da última reunião de diretoria, mas o assunto é algo do tipo: ?O gato subiu no telhado? ou qualquer coisa do gênero. Em um e-mail o assunto deve resumir em uma frase o conteúdo do mesmo e não ser uma frase criptografada que até um hacker teria dificuldades em decifrar.

?    Correntes ? O e-mala adora mandar correntes com frases bonitas, apresentações divertidas, vídeos engraçados, tem medo que caia sua orelha ou que Deus fique bravo com ele se a mensagem não chegar a 20 pessoas pelo menos.

?    E-mails sem ação ? A maioria dos e-mails é composta de informações e ações que devem ser tomadas, mas o e-mala só sabe passar a informação e deixa os próximos passos indefinidos ou ambíguos.

?    E-mails longos ? Todo e-mala tem o DNA do mala clássico, que você sempre evita. Adora ficar falando horas sem ter muito o que agregar e que sempre acaba atrapalhando. Isso aplicado no e-mail cria mensagens muito extensas, sem objetividade e chatas de ler. O ideal é manter um e-mail com menos de quatro parágrafos (aproximadamente 1000 caracteres).

Estas são as características mais marcantes do e-mala, o que não significa que se você tem apenas uma ou outra característica, não possa se tornar um no futuro. Pense a respeito e evite que isso aconteça. [Webinsider]
.
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
.

Christian Barbosa (christiantriad) é fundador da Triad PS, multinacional especializada em programas e consultoria nas áreas de produtividade, colaboração e administração do tempo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Christian, gostei da colocação de algumas partes, mas outras acho que ficaram de difícil interpretação para seus e-malas e um pouco agressivas.
    Eu trabalho com correio eletrônico e em dois clientes eu vejo um perfil bem distinto, no primeiro a cada 10 emails 2 são referentes a trabalho, no segundo a cada 10 emails 8 são referentes a trabalho. A diferença entre eles é a aplicação de uma polícia de uso do correio, um tem e o outro não.
    Uma política media, mas funcional, fica em torno de 6 paginas, o principal problema vai ser aplicar ela de acordo com sua organização, ou seja, sem meio termo nela.
    Esse assunto de email beeeeem é extenso, então não vou escrever uma minicarta aqui =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *