Antes de planejar 2010, faça um balanço profissional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

É hora de fazer a retrospectiva de 2009 e traçar objetivos e metas para 2010. De fazer o balanço profissional e refletir sobre o que você aprendeu, que competências adquiriu e quais experiências agregaram positivamente à sua carreira.

Metas de curto, médio e longo prazo devem ser sempre cultivadas para que os planejamentos tenham uma constante e para que o caminho a ser trilhado possa ser facilmente visualizado por quem o planeja.

Divido aqui algumas dicas para o planejamento profissional que costumo utilizar e espero que sejam úteis a quem está pensando em como se planejar para 2010:

• Anote: Guardar o planejamento na cabeça é ilusão. Você vai lembrar dos principais itens, mas com o passar do tempo acaba esquecendo de coisas importantes. No fim do ano fica ainda mais difícil fazer o balanço e retrospectiva. Anote no celular, no computador ou naquele caderninho de anotações. Crie uma memória física para seus planos.

• Tenha disciplina: Seguir um planejamento requer muita disciplina. Quem deseja atingir metas precisa saber dizer não a si mesmo e lutar pelo que deseja. A disciplina é uma das características dos profissionais de sucesso. Se você não tem, pratique-a cada vez mais.

• Arrisque: Pense grande e não tenha medo de arriscar. O sucesso profissional geralmente está diretamente ligado à correr riscos. Quem arrisca-se com planejamento tem mais chances de vencer. Riscos calculados só são possíveis se forem bem planejados. Se errar, aprenda com a queda e utilize-a como experiência para os próximos desafios.

• Crie objetivos e metas desafiadoras: Objetivos e metas fáceis de serem alcançados não exigem muito planejamento, eles simplesmente acontecem. Objetivos desafiadores – possíveis, mas difíceis de serem conquistados – geram, normalmente, melhores resultados e benefícios, mesmo que não alcançados.

• Motive-se: A motivação para seguir o planejamento só depende de você. Não importa se tudo está dando errado. Você é responsável pela própria insatisfação e vai parecer que nada vai dar certo se você não estiver motivado. Se for preciso, refaça o planejamento, mas não desista.

• Busque conhecimento: A busca constante por conhecimento é importante para que a evolução da carreira seja sustentável. Objetivos e metas que envolvam capacitações e busca por conhecimentos devem estar nos seus planos. O conhecimento é a base para as novas ideias e para evolução pessoal.

Além de praticá-las, procure pensar sempre em curto, médio e longo prazo com os ciclos de 1, 3, 5 e 10 anos. Todo ano reviso e atualizo meu planejamento, sem nunca esquecer de executá-lo.

Para complementar o assunto, recomendo uma reportagem que saiu na revista Você S/A deste mês. Nela há um teste bem interessante, desenvolvido pela consultoria em RH Ricardo Xavier, que ajuda na hora de fazer o balanço e planejar 2010. [Webinsider]

.

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

.

<strong>Guilherme Tossulino</strong> (tossulino@gmail.com) é analista de negócios web. Mantém os blogs <strong><a href="http://www.tossulino.com/" rel="externo">Tossulino.com</a> e </strong> <strong><a href="http://www.minhacarreira.com/" rel="externo">Minha Carreira</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Muito bom o artigo. Este planejamento de carreira e foco profissional sempre acaba ficando na cabeça… uma forma que gosto, é montar um caderno ilustrado, com recortes de jornais, revistas até mesmo… escrevendo como complemento. Um caderno de metas e objetivos facilita sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *