Nota fiscal eletrônica é obrigação e diferenciação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Dia 1º. de abril é o último prazo para que novos ramos de atividades sejam obrigados a emitir a nota fiscal eletrônica. Muito além da obrigação, a NF-e pode ser um fator de diferenciação.

Nestes aspectos temos duas situações:  na primeira as empresas obrigadas (e até mesmo as que não são obrigadas), e na segunda as empresas de software.

As empresas em geral

Com a obrigação das notas fiscais eletrônicas, diversas empresas aumentaram a produtividade de suas equipes ao elimarem atividades burocráticas. Eram pequenas atividades que somadas chegavam a cerca de 50 minutos diários por funcionário. Com a chegada da nota fiscal eletrônica e uma mudança de paradigmas, muitas dessas empresas chegaram a ganhar mais tempo e prospectar cerca de 20% a mais de novos clientes.

Muito se fala de “empresas verdes” – com a NF-e há uma drástica redução na impressão, consequentemente nos custos de uma empresa.

Escritórios de contabilidade têm seus serviços mais ágeis com a NF-e, bastando apenas importar o XML da nota fiscal ao sistema de contabilidade, evitando a redigitação dos mesmos.

As empresas de software

Hoje ainda é fator de competição uma software-house já ter implantado nos seus sistemas a NF-e. Trabalhando com consultoria para diversas empresas de software na implantação de NF-e e SPED, conheci diversas empresas que perderam clientes por não terem adaptado seus softwares e muitas empresas ganharam novos clientes por terem implantado em seus softwares antes das exigências do governo.

Muitas ainda continuam sem esta vantagem competitiva e podem perder mercado e chances de conquistar novos mercados.

Agora em abril entram novos ramos de atividades e, até o final do ano, ainda mais novas empresas serão obrigadas. O processo de implantação é meio lento, uma vez que, em muitos casos, pode haver uma reestruturação dos processos das empresas e também mudanças nos softwares.

Mas as vantagens não são apenas para o governo com a criação do seu Big Brother Fiscal, mas para a competitividade das empresas e as novas exigências de um mercado cada vez mais ecologicamente correto.

A Nota Fiscal Eletrônica é somente o primeiro passo do que vem por ai. Já temos o SPED-Fiscal e o SPED-Contábil, que necessitam da NF-e. A inovação com certeza também irá reduzir ainda mais as partes burocráticas das empresas, com aumento em produtividade e redução de custos de escritório.

Mais informações sobre os novos ramos de atividades que serão obrigadas a emitir a NF-e em 2010. [Webinsider]

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

<strong>Ramos de Souza Janones</strong> (ramos@ramosdainformatica.com.br) é publicitário, engenheiro de software e <b><a href="http://www.laboratoriodeideias.info" rel=externo>consultor</a></b>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Caro amigo, gostei do comentario sobre a nota fiscal eletronica, porem certas informacoes nao procede, pois atualmente varias empresas que emitan a nfe nao envia o arquivo xml, e tem outra coisa nao se pode escriturar uma nota fiscal conforme vem do remetente, pois esbarramos nas legislacao estaduais que lemita certos cretidos de produtos. gostaria que voce assim, mas nos contadores que estao mais sofrendo com isto.

  2. Muitoo Bacana essa matéria, saber que muitas empresas chegaram a ganhar mais tempo e prospectar de 20% de novos clientes, isso incentiva o uso de nota fiscal eletronica
    O site que me ajudou na emissão de nota fiscal eletronica para minha empresa http://www.notaja.com.br/
    Espero ajudar

    ABraço

  3. Há muitos requisitos que um produto de Nota Fiscal Eletrônica( NFe ) deve atender, como segurança, integridade, persistência, etc uma solução tem se integrado facilmente a diversos ERPs de mercado é a solução da GCI Informática que usa como base a plataforma da Mobion para executar todos os procedimentos legais e tecnológicos.

    Saiba mais em : http://www.gci.com.br/Solucoes/Paginas/Nota-Fiscal-Eletronica-nfe-integridade-velocidade.aspx

    Eduardo J.
    http://www.gci.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *