Os três pilares do gerente de projetos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Estamos passando pelo grande momento de consolidação de empresas e profissionais que atuam com gerenciamento de projetos. Mas não basta ter pessoas que trabalham por projetos, é preciso avaliar criticamente a capacidade de sucesso na organização.

Para se ter sucesso em gerenciamento de projetos, é importante que os profissionais observem três pilares básicos: pessoas, processos e ferramentas.

Investir em pessoas é a base para o sucesso de qualquer corporação.

Para as empresas que trabalham por projetos, é evidente ser necessário muito treinamento em gerenciamento. E estes devem incluir aspectos mais “softs” de gerenciamento, como questões de comportamento, liderança ou capacidade de negociação.

Além disso, claro que aspectos técnicos também devem ser observados, como o conhecimento específico de cada área de atuação.

Outros treinamentos fundamentais são os de ferramentas básicas de software. Para fazer bom e rápido uso de editor de texto, planilha eletrônica e apresentações. Digitação também é importante e tem impacto direto na velocidade do trabalho.

Com treinamento em planilha eletrônica, por exemplo, há um ganho significativo em produtividade e qualidade no trabalho.

Em suma, investir em treinamentos, de forma planejada, gera ótimos resultados para as organizações.

Outro pilar do gerenciamento de projetos é a avaliação dos processos de trabalho. As pessoas precisam compreender quais são as etapas e os fluxos do trabalho.

É importante investir no desenvolvimento de uma metodologia de gerenciamento. É necessário mapear os processos de trabalho e criar padrões (ou templates) de documentos visando gerar, distribuir e armazenar informações em formatos padronizados.

Uma vez compreendidos os processos de trabalho, deve-se definir quais tipos de ferramentas são interessantes para a empresa.

Normalmente é necessário investir em ferramentas de software específicas para gerenciamento de projetos. Mas isso varia de acordo com o contexto.

Investimentos em redes sociais também são importantes. Não podemos deixar de considerar o uso do Google Wave, Twitter ou Facebook. Há possibilidade até de se reduzir custos de telefonia usando o Twitter no gerenciamento de projetos.

Para escolher uma ferramenta é preciso analisar uma visão macro e uma visão micro. Na visão macro, considera-se o panorama do mercado como um todo, bem como a visão estratégica da instituição. Já na micro, são avaliados os detalhes de cada ferramenta e o cotidiano ou o operacional.

Uma vez compreendidos e definidos estes três pilares (pessoas, processos e ferramentas) o caminho para o sucesso no gerenciamento de projetos está aberto.

A partir daí,. continue melhorando e sempre estudando. [Webinsider]

André Carneiro Giandon (andregiandon@gmail.com), MSc, PMP, é consultor, professor e palestrante em gerenciamento de projetos e comércio eletrônico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Gostaria, inicialmente, de parabenizar pelo informe e dizer que estes são pilares muito bem expostos. Minha área é meio ambiente e agronegócios…gostaria de saber como me interagir mais com empresas para realizar projetos nestas áreas de atuação?
    Estou me especializando em gestão de projetos e gostaria de expandir meus conhecimentos.

  2. Adorei o artigo.

    Trabalho numa produtora de vídeos e materiais didáticos, e passamos boa parte da semana passada em planejamento e reformulação dos processos internos. Porem usando somente a intuição e nenhum embasamento cientifico, quando li o texto vi que mesmo assim estamos seguindo um padrão novo e eficiente.

    Estou iniciando nos estudos de gerencia de projetos e textos com esse ajudam muito, parabens André Giandon.

  3. Raphael e Adriano,

    Obrigado pelos comentários.

    Bom o exemplo colocado pelo Adriano. Complementando, é possível “proteger” as mensagens no Twitter para que somente a equipe do projeto e outros interessados(stakeholders) possam ler o que foi postado.

    Ainda, é possível ter várias contas e administrá-las simultaneamente usando ferramentas como HootSuite, que permite acessar além do Twitter outras redes como Facebook, por exemplo.

    É importante que os profissionais pensem como usar as redes sociais para gerar valor nas empresas. Mas isso gera um debate que depende muito do contexto.

    Pra pensar, o que acontece se bloquearmos todas as novidades? Quem ganha com isso? os que experimentam ou os que ignoram?

    André Giandon

  4. Entendi.

    Eu trabalho em uma pequena agência em Santos/SP, já passei por 4 agências aqui da região e nenhuma delas, por mais que trabalhem com inivação ainda são muito conservadoras no ambiente de trabalho.

    Empresas vetam qualquer acesso a emails, redes sociais e outras tecnologias que poderia estimular a produção.

    Ai em Vitória como que funciona? as agências são mais inovadoras? Eu sei que em São Paulo capital existem empresas que já tem esse conceito de interação entre as mídias, mas são poucas, lógico, que eu conheço né.

  5. Raphael,

    Dependendo do contexto, e da cultura digital da equipe, acho que o uso do Twitter, e outras aplicações similares, têm em muito a agregar à área de comunicação, entre os stakeholders.

    Um exemplo seria utilizá-lo para o envio de informações rápidas a todos os envolvidos, principalmente, aos que utilizam smartphones.

    a disposição,
    Adriano Melgaço (adrianomelgaco@gmail.com)

  6. Muito bom o artigo!

    Minha dúvida em relação as mídias sociais é o seguinte: Você acha que devemos utilizar por exemplo, o twitter como ferramenta e integrar no processo de produção de um projeto?

    Se sim, tem como dar um exemplo?

    Muito obrigado pela atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *