Onde fica o meio caminho entre o celular e o note?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Steve Jobs teve uma visão: lançar um gadget que fique no meio do caminho entre um celular e um notebook.

jobs_ipadEis que surge o iPad.

Além de impressionantes 10 horas de bateria e preço a partir de US$499 (nos EUA), o iPad faz coisas que já eram de se esperar, como acessar e-mails, navegar na internet e ver o Google Maps.

Ele também tem a capacidade de rodar aplicativos nativos do iPhone e acessar o iTunes e a App Store (tudo aquilo que o iPhone faz).

Então será que ele é um iPhone de Itu?

É certo que o novo iPad é um prenúncio do futuro. A ausência de teclado físico, a interface fácil de usar, as capacidades de entreter e informar são ímpares. Para uso corporativo há sérias dúvidas. Será que as pessoas estão preparadas para trocar seus notebooks por um iPad? A produtividade (ao trabalhar) será mantida?

Eu sempre vislumbrei espaço no mercado para um gadget maior do que o iPhone: as vezes é irritante ficar olhando a telinha e digitando no teclado espremido; mas fazer um device do tamanho de um note (e que não é um note) talvez tenha sido um tiro no pé. A falta de recursos como uma porta USB e habilidade de trabalhar com vários softwares abertos ao mesmo tempo (multitask) faz do iPad um iPhonão.

Um netbook (com mais recursos do que um iPad) custa nos EUA cerca de US$ 250. Raciocinemos um pouco, por que alguém levaria em uma viagem um iPad e um notebook? Ou sairia de casa com um iPhone, um iPad e um notebook? Não faz sentido.

Talvez a salvação do iPad seja a App Store e sua capacidade de entreter e informar. Adeus Kindle. Bem-vindo iPad, uma mistura de videogame portátil com iPod e Kindle.

Para quem busca entretenimento (ver filmes, jogar, ler, ouvir música) é bacana. Para quem precisa de produtividade, é ruim.

É por isso que eu gostaria que o iPad tivesse o tamanho de meia folha de sulfite. Compraria na hora. Eu o levaria a uma viagem de final de semana em que não precisasse trabalhar – para checar e-mails, ver filmes, me informar e jogar. Gostaria de poder carregá-lo no bolso de uma bermuda (como um netbook pequeno). Para um device que tem como intuito suprir a lacuna entre o celular e o computador o iPad talvez seja grande demais. Agora é esperar para ver se a moda pega.

E você, o que acha? Deixe seu comentário. [Webinsider]

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
.

<strong>Rodolpho Ramirez</strong> (rodolpho arroba pixel . com . br) é diretor da <strong><a href="http://www.pixel.com.br/" rel="externo">Pixel</a></strong> Comunicação Digital e mantém o blog <strong><a href="http://www.ramirez.com.br/" rel="externo">Techomunicabilidade</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

20 respostas

  1. O ipad não foi veio para substituir ninguém, ele veio para preencher uma lacuna. Aquela necessidade de ler on-line sem ter que pegar o notebook, esperar o windows carregar e tal…além de poder ver filmes e escutar música, jogar etc. Tudo isso com experiência de um teclado de tamanho real, o seu ponto fraco seria a conectividade, falta porta USB que daria mais versatilidade ao aparelho da apple. Mas é bem legal!

  2. Pingback: » iPad e Google empurram migração para HTML 5Webinsider
  3. Pra mim, baseado no histórico da Apple de limitações inexplicáveis, e apesar disso, um sucesso sempre estrondoso, acredito que o iPad será mais um sucesso e que será copiado e melhorado pela concorrência. Mas mesmo assim, o iPad, com todas suas limitações continuará sendo o mais vendido. A história do iPod nos ensina isso.

  4. Prezados, ninguém deve ter se dado conta do buzz que o iPad está gerando no mundo! Dimensões, usb, flash, multitarefa? Jobs deve estar dando risada desde que finalizou a apresentação do tão xingado e demonizado e-book da maçã.
    Quando lançaram o iPhone o mundo caiu de paú e foice, e o que rolou? Sucesso! Milhões de unidades vendidas. O iPod Touch – pra quê um iPhone que não liga? Sucesso!
    O iPad está começando sua história e tem grandes chances de marcar a vida de todos (geeks e afins). Quero testá-lo (muito em breve) para tirar melhores conclusões.

  5. pra minha esposa seria perfeito, ela não tem saco e nem tempo para se aprofundar no uso de um netbook/notebook, mas gosta de ver fotos e vídeos de uma forma descomplicada,

    e usaria para atualizar algum dado de contato de um cliente, ou anotar algum pedido.

    pra ela seria perfeito pelo número limitado de tarefas que ela REALMENTE precisa executar e que em um equipamento menor seria anti-produtivo.

    Além do mais a autonomia ajuda.

    Então resumindo, eu compraria para minha esposa pq pra ela é o produto ideal.

    Pra mim não chega nem aos pés de minhas necessidades… cada caso é um caso e acho que tem mercado sim.

    Mas isso só o mercado vai responder com precisão, rs.

  6. Me desculpe, Emmanuel, mas uma empresa do porte da Apple não pode se dar ao luxo de produzir equipamentos que atendam “necessidades” de clientes específicos. Precisa de escala, senão, quebra.
    A questão que foi colocada pelos colegas leitores, é com relação à usabilidade do equipamento. Se ele não faz tudo que um iPhone faz, nem tudo que um netbook faz, então, todo mundo que precisa destas funções terá que ter os 3! Imagine, nas viagens que exemplificaram, você ter que levar carregadores de todos os equipamentos e mais o da câmera. Fica ruim!
    Ao assistir o vídeo do lançamento do produto, achei que o Steve estava um pouco desconfortável com ele nas mãos. Tenho convicção, por buscar um equipamento que realize a convergência de funções que todos comentaram, de que a melhor sugestão de tamanho é a do Rodolpho: meia folha de sulfite. Onde se possa ler emails, pesquisar na internet, ler pdfs, ebooks, editar textos e planilhas, fazer e receber chamadas telefônicas, filmar cenas no dia-a-dia, e, eventualmente, se sobrar tempo, jogar. Dispenso as fotos, porque acredito não ser razoável a qualidade de uma Rebel Xti num equipamento desses.

  7. O foco contra o Ipad neste artigo foi o tamanho, que pra mim é perfeito tem as medidas de uma revista, livro ou caderno, imagino um futuro breve onde os alunos, pricipalmente os de faculdade dispesaram os 5 quilos nas suas pesadas mochilas com uma dezena de livros, apostilas, ficharios, cadernos e anotações em troca de 680 a 730 gramas de qualquer dispositivo como o Ipad! Não ser multitarefas e não ter usb são pontos fracos que a apple sempre deixa pra inserir em versões futuras e manter suas vendas, que estiver insatisfeita com esses 2 “defeitos” basta esperar.

  8. Alguem ja viu o xadrez animado do filme guerra nas estrelas ? Entao algum desenvolvedor vai acabar fazendo um para o iPad. Outra e a criacao de MMORPGs

  9. Há anos que eu sonho com um dispositivo que me permita acessar a internet com mais conforto do que um desktop e o notebook quase realizou (para o meu gosto) este sonho, embora haja o netbook, sem contento.
    Quando começou surgir os protótipos dos tablets eu comecei a me empolgar com a possibilidade de realizar tal sonho.
    Cada pessoa possui interesses e, por isso, deveria ser sensata ao fazer comparações: tem gente por aí dizendo que o iPad é grande demais para caber no bolso… Pô! A proposta é a de um disposito similar ao que conhecemos como prancheta. Se essas pessoas querem algo que caiba no bolso que comprem, por exemplo, um Nokia N810. Eu comprei um por tratar-se de um tablet, em busca daquele sonho, e fracasei.
    O N810 é um bom produto, embora ele não atenda às minha necessidades (detalhe: minhas necessidades).
    Há pessoas que afimam que o iPad não possui o poder de processamento que um notebook… mas ele não é um notebook!
    Salvo as deficiências no projeto apresentado do iPad, a proposta de ser um dispositivo na escala, nem grande demais e nem pequeno demais, é algo que realizará o meu sonho.
    Faço uso das palavras do Plinio Theodoro: “Eu mesmo não tenho o hábito de ler e-books no notebook ou imac, prefiro ainda o velho papel. Porém levando em consideração o peso e dimensão do iPad é possível que eu adote a prática”.
    Por isso, não acho justo reclamarem do tamanho. É como roupa cada um que procure ajustar ao seu biotipo…
    Portanto, salvo as devidas falhas técnicas

  10. Felipe, não conhecia esse netbook. Muito legal, já está na wishlist da próxima viagem 🙂

    Eu gosto da Apple. Eles realmente têm a capacidade de escutar os consumidores e então melhorar.

    A questão do tamanho é um problema de marketing: porque lançar uma tablet do tamanho de um notebook que não faz nem o que um netbook faz? Se ao invés disso a Apple tivesse pensado em concorrer com o PSP e o Nintendo DS acho que teria sido mais interessante (para eles).

    Para mim – hoje – não faz sentido ter um iPad se eu ainda preciso do notebook. (Não faz sentido ter de carregar os dois). Mas talvez eles lancem um menor – como o Kindle pequeno.

    Vamos esperar a versão 2.0 🙂

    Enquanto isso, podemos nos divertir (legendas em inglês): http://www.ramirez.com.br/2010/01/hitler-responde-ao-lancamento-do-ipad/

  11. Esse Archos com Win 7 tem uma autonomia de apenas 5 horas contra 10 do iPad , fora o suporte a multitouch ser superior nos produtos da Apple. Vou comprar um iPad sim, mas quando chegar a terceira geracao.

  12. Para quê a gente quer um produto para cada coisa se a gente já tem um só que resolve tudo: NETBOOK?

    Por que a Apple não se preocupa em baratear ao máximo o preço do Mac Book Air?

    Essa coisa de criar a necessidade, nesse momento, está cheirando a “Não temos nada de novo mas temos que demarcar território”.

  13. Faço minhas as suas palavras… Mais que um kindle mas menos que um Netbook. E muito mais caro que um Netbook, o que faz a questão do “value for money” levantar dúvidas sobre o aparelho. Não me convenceu, pelo menos nessa versão. Por outro lado, a Apple é famosa por “versões 2.0” que corrigem falhas como as apontadas no seu texto, então fico aguardando pra ver se essas mudanças virão a contento (a da câmera decente no iPhone eu cotinuo esperando até hoje…).

  14. acho que a Apple quer ser percursora sempre…ainda que isto implique em criar algo de certa forma incompleto em solução. Ai outra empresa, talvez de outra plataforma crie um melhor e mais acessível mas sempre, aconteça o que acontecer, steve terá sido o primeiro. É o furação Steve Jobs. Claro que isto não signifique de forma alguma que a Apple seja fantástica.

  15. Acredito que a expressão “meio do caminho entre o smartphone e notebook” representa não só dimensões mas as funcionalidades e utilidade do equipamento.

    A utilização cotidiana do aparelho é o quê trará o grande diferencial. Ler livros, realizar ligações, navegar, ver vídeos.

    Eu mesmo não tenho o hábito de ler e-books no notebook ou imac, prefiro ainda o velho papel. Porém levando em consideração o peso e dimensão do iPad é possível que eu adote a prática.

    Parabéns pela matéria.

  16. A Apple se destaca (sempre) pela sua capacidade de criar uma necessidade (ou fazê-la emergir) depois que seu produto é lançado! Na minha opinião o iPad não veio para substituir o notebook nem, obviamente, o iPhone (falo dos aplicativos). Veio para uma “necessidade” cotidiana de abrir um jornal, ler um e-mail, ver fotos e filmes da família ali, a qualquer momento, naquele dispositivo que vai ficar em cima da mesinha, ao lado da TV. Daqui a pouco vai substituir a TV do quarto, até porque poderemos interagir com esses programas de TV.

    Grande? Poderei levá-lo em viagens e deixá-lo ali, na mesinha do quarto e utilizá-lo da mesma forma que em casa. A qualquer momento, rapidinho, sempre à mão.

    Sinceramente? Nunca tive o menor impulso de compra por um Kindle e sempre achei que estaria fadado ao fracasso. Seu uso extremamente específico sempre me pareceu equivocado. Já o iPad…

    É uma questão de tempo. Vai pegar que nem o iPod. Todo mundo vai ter o seu 😉

  17. A Apple pisou na bola. Não sei se o aparelho deveria ser menor. Preciso vê-lo ao vivo. Acho que eles escolheram o tamanho pensando no conforto em digitar o teclado, ícones etc. O grande problema é a proporção 4:3 da tela – as famosas tarjas pretas dos filmes ficarão visíveis. Além disso, é um absurdo não ter entrada USB, não ser multitarefa, assim como não ter suporte para flash, ou seja, esqueça os vídeos do You Tube! Acho que a Apple já tem o projeto na gaveta para lançar a segunda geração com esses “novos” recursos que eles se “esqueceram”…

  18. cara só pensei em uma coisa o tamanho da bermuda para ter um bolso que caiba um netbook !!!!!
    e me imaginei andando pela casa com o meu eepc no bolso batendo na minha perna …isso é desconfortavel…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *