iPad e Google empurram migração para HTML 5

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais importante do que o anúncio de que o Google não irá mais dar suporte ao Internet Explorer 6 em seus aplicativos online, é a quase imposição da Apple para que os usuários abracem o HTML 5.

Se você é desenvolvedor ou curioso sobre o assunto, é bom ficar atento. Veja aqui quais são as principais mudanças do HTML 5.

Além de dar adeus ao IE6, o Google também não vai mais aceitar versões antigas de outros navegadores, como Firefox e Safari – somente alguns serviços ficarão disponíveis, como Google Docs e Google Calendar.

Toda esta “revolução” teve efeito, oficialmente, após o Google ter sofrido o seu o maior ataque de hackers. A empresa cita a falta de segurança de navegadores como IE6. Este fator pode ser decisivo para a atualização dos navegadores, facilitando ainda mais a migração para o HTML 5.

Com o lançamento do iPad, se você ainda achava desperdício começar a aprender as novidades do HTML 5, agora pode ter certeza que será obrigatório.

Steve Jobs foi curto e grosso. O iPad não tem suporte ao Adobe Flash e deixou bem claro que a internet está migrando para o HTML 5. Supostamente, problemas no plugin do Adobe são fatores que levaram a decisão de não fornecer o suporte.

Enquanto isso, o Youtube anunciou recentemente que desenvolverá um novo player de vídeo compatível para a nova tag <video> trazida pelos novos padrões do HTML 5.

Aliás, não é de hoje que o Youtube tenta se colocar à frente dos demais em matéria de adoção de novas tecnologias (ou de abandono de plataformas antigas, como preferir).

Ano passado, o Youtube protagonizou uma campanha contra a utilização do IE6 da Microsoft, por exemplo.

Antes previsto para se popularizar somente no biênio 2011/2012, é muito provável que esse conjunto de fatores tragam o HTML 5 para bem perto de nós já agora em 2010. Caberá não somente aos desenvolvedores, mas também ao comportamento dos usuários.  [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Rapahel Monteiro Barboza (monteiro.barboza@gmail.com) é designer de interfaces, profissional de marketing e dirige a agência Q. Design.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

7 respostas

  1. Olá Tiago, primeiramente obrigado por participar desta discussão para atualização e conscientização que venho propondo sobre o HTML 5.

    É um sonho para todos que trabalham com desenvolvimento web, não precisar mais perder tempo com navegadores e focar mais em criatividade e funcionalidade dos projetos.

    Eu acredito que em breve este problema de codec vai se resolver com algum .js, assim como desenvolveram um .js para funcionar o HTML5 na familia IE.

    Obrigado pelo comentário e se tiver que acresntar algo sobre o assunto, o espaço esta a sua disposição.

  2. Caro Raphael, bom dia.

    Assistir à morte do IE6 é o sonho de todo desenvolvedor, e a erradicação de toda a familia I.E seria nosso êxtase… (aqui correndo o risco de ser radial demais).

    Limitando a discussão às tags relacionadas a áudio e vídeo, concordo plenamente com seu ponto de vista. E vejo os mesmos problemas relacionados aos codecs. O Google adotou o H.264, que é proprietário. O Firefox aceita apenas o formato Ogg Theora, livre, recusando-se a incorporar um codec proprietário. Esta falta de uma especificação pode comprometer a adoção desta parte do HTML5 e nos obrigar a aturar o flash por mais algum tempo.

    Quando ao resto do HTML5, temo que o padrão chegue tarde demais e, como a adequação dos navegadores é sabidamente lenta, seja sufocado por outras tecnologias como Air, Silverlight e outras.

    Peço desculpas pelo comentário longo e dou os parabéns pelo artigo.

  3. Tiago Fioresi, primeiro muito obrigado pelo comentário e acho que essa discussão é fundamental. Concordo com você em partes, mas acho que o HTML5 já está muito avançado e já é possível utilizar de vários recursos. As Tag’s mais esperadas com e estão sim em fase de teste, mas já estão bem avançadas.

    Acredito que no segundo semestre deste ano já teremos alguns padrões, digo alguns porque já andei lendo que o firefox está usando um Codec, o youtube outro e outras empresas outro. enfim, enquanto não chegar em um ideal vai dar merda, mas acredito que as grandes empresas vão chegar, porque elas querem atualizar e eliminar com IE6 de qualquer forma.

  4. Só que tem um detalhe. O HTML 5 não é um padrão oficial ainda. As especificações estão em desenvolvimento e nenhuma “tag” está finalizada. Sem contar o fato de que não existe uma definição de quais “codecs” de áudio e vídeo serão utilizados. Acho o HTML 5 uma evolução mais do que importante e que já chega atrasada em muitos anos, mas esta corrida pela adoção forçada de um padrão que ainda nem está finalizado pode complicar as coisas a longo prazo.

  5. Só acrescentando uma informação ao artigo. O Google já lançou uma versão do player do Youtube utilizando o HTML 5. Este é o link para quem quiser testar:
    http://www.youtube.com/html5

    Infelizmente, a qualidade final da imagem ainda não está boa. Perde bastante comparada com a versão em Flash. Vai ser necessário um bom tempo de desenvolvimento para que a nova tecnica supere a antecessora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *