Tudo que o Sim Card pode fazer por você

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O primeiro SIM Card foi apresentado ao mundo na década de 80. Com a vantagem de ter um mecanismo para gravar o número do telefone, que não precisava mais ser memorizado no aparelho, o produto era um pequeno cartão magnético portátil.

Pouco tempo depois, foi apresentada ao mercado a tecnologia móvel GSM, com sinal e canal de voz digitais e SIM Card padronizado na forma de um “chip” eletrônico (Smart Card). Desta forma, o sucesso do SIM Card veio rápidamente uma vez que o GSM contribuiu para o SIM se tornar mais eficiente, barato e menor.

A partir deste momento, este cartão ganhou novos atributos, padrões e tecnologias associadas.

Se analisarmos todas as suas características e funcionalidades, podemos compará-lo a um mini-computador.

O SIM card possui diversos recursos que propiciam segurança e identificação, como, por exemplo, ID único e universal do usuário.

A própria sigla SIM significa, em inglês, “módulo de identificação do assinante” (Subscriber Identity Module). Além disso, a troca da linha telefônica para um novo aparelho hoje é muito mais simples, basta colocar o SIM card no novo celular.

Outra inovação que o SIM card possibilita é oferecer serviços de valor agregado, como chats, serviços de Instant Message, mobile TV, votações, quizzes, ringtones, full tracks, jogos multimídia e outras aplicações.

A maioria deste conteúdo é acessada via SIM Browsing, sem a necessidade de conexão à Internet/WAP, ou seja, para navegar, os usuários não precisam pagar pelo tráfego de dados. Essa navegação é feita através de forma interativa e intuitiva através de poucos cliques.

Além disso, essa tecnologia proporciona experiência de uso padronizada e eficiente para todos os tipos e modelos de aparelhos celulares.

Outra possibilidade é interagir com as chamadas redes sociais e acessar a agenda de contatos, ganhando agilidade na comunicação e conferindo um valor emocional ao aparelho.

O SIM, utilizado em todo o mundo por milhões de usuários, ainda oferece outras vantagens: com este cartão, não há, por exemplo, a necessidade de download, visto que o aplicativo ou o serviço já podem vir configurados no cartão.

Com tantas opções de prestação de serviços e de aplicativos, o SIM acabou despertando o interesse de empresas, tornando-se uma mídia. A justificativa é simples: ao estampar sua marca ou serviço no cartão, as empresas ganham visibilidade, aumentam sinergia com as outras mídias e executam uma ação inovadora e diferenciada.

Socialmente responsável, o SIM mudou de formato. Agora, o plástico do cartão, que anteriormente era descartado, pode ser transformado em um mini-DVD, com conteúdo interativo, digital, exclusivo e até mesmo patrocinado.

Outra vantagem deste produto está no mercado de serviços financeiros. O SIM permite, por exemplo, que o usuário utilize o mobile banking para realizar pagamentos, transferências e consultas, de maneira segura e simples.

Os mais recentes SIM permitem também a realização de pagamentos ou transações “sem-contato” de forma segura, ou seja, basta aproximar o celular a uma leitora para pagar o metrô, por exemplo.

Na esfera do mobile marketing, é possível utilizar mensagens interativas (“pop-ups”) para criar campanhas. Um exemplo: com apenas um clique, os consumidores têm acesso aos novos lançamentos de uma grande empresa ou, dependendo da região e do bairro em que estiverem, recebem informações sobre produtos em promoção.

Se você está à procura de uma mídia completa, interativa e eficaz, o SIM Card é exatamente o que você precisa.  [Webinsider]

Cristiane Higashi é publicitária graduada pela ESPM, com pós-graduação em Gestão Empresarial e Inovação Tecnológica pela mesma instituição e com MBA em Marketing de Serviços pela FIA. É gerente de marketing e novas mídias na Gemalto.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Muito bom, com tantas novidades de produtos e valores agregados aos já existentes, me foi extremamente útil saber mais s/ o ‘COLOQUE SIM’ que aparece na tela do meu celular.

  2. Espetacular o que o SIM pode fazer pelo assinante,
    muito boa informação,sei que tem muito por vir pois a Ciência se multiplicaria de maneira espantosamente,esta ai,Parabéns Cristiane pela
    informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *