Simulador ensina a ser gerente de projetos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Como é a experiência de aplicar as boas práticas de gerenciamento de projetos? Como é ser um gerente de projetos? Para responder a esta pergunta com exatidão, só mesmo passando por alguma experiência real, mas já é possível simular experiências em um ambiente virtual.

O TOPSIM – Project Management é um software alemão da empresa Tata Interactive Systems que, através de um jogo de construção de uma montanha russa, oferece a oportunidade de simular o gerenciamento do projeto.

Partindo de um cenário previamente estabelecido, simulando problemas que ocorrem no dia-a-dia dos projetos e proporcionando determinados resultados, o jogo oferece a oportunidade dos participantes agirem sobre as conseqüências e assim vivenciar as funções da gerência de projetos. Incluindo situações que envolvam o poder decisório baseado nas boas práticas.

A sacada do jogo, lógico, é a possibilidade que oferece de simulação, pois para agir no mundo real é preciso certa experiência e conhecimento. Aqui não há o risco real de você perder seu emprego…

Os jogadores traçam metas iniciais de prazo para entrega do projeto, limitações de custo, indicadores de qualidade, bem como o retorno esperado para o projeto.

Claro, há todo um tutorial ensinando como jogar.

Através de um diagrama de precedência, em cada pacote de trabalho é apresentada a sua duração no projeto, assim como suas folgas. Também, é possível visualizar o caminho crítico.

Em cada pacote de trabalho há uma situação inicial e opções para que o jogador utilize o poder decisório que lhe foi concedido, alterando assim o destino do projeto. Após cada decisão, é apresentada a variação dos indicadores como: perda de tempo, ganho na qualidade, aumento do custo ou mesmo variações no retorno financeiro.

A simulação ocorre ao longo de rodadas. Em cada rodada é possível simular várias semanas do projeto – que podem ser adiantadas sem que nenhuma decisão seja tomada. A cada rodada novas situações surgem de acordo com as decisões tomadas previamente. Situações inesperadas (distúrbios) aparecem ao fechar semanas do projeto.

A grande diversidade de tomadas de decisões e suas consequências fazem do jogo um verdadeiro aprendizado lúdico. É muito divertido (e fácil) aplicar – guardadas as devidas proporções – as boas práticas nestes momentos de decisões para buscar o equilíbrio entre o famoso triângulo do Escopo, Tempo e Custos que tem na Qualidade uma circunferência externa englobando-o.

A utilização do software proporciona um aprendizado de valor único na vida de qualquer profissional de gerenciamento de projetos.

Não apenas por não incorrer no risco real como dito anteriormente, mas ao mesmo tempo possibilitando um treinamento que se aproxima da realidade. [Webinsider]

André Luís Lima de Paula, PMP® é bacharel em administração e pós-graduado em gerenciamento de projetos em TI (abordagem PMI®).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. Olá, Angelo, Elder e Luciano,

    Angelo: obrigado!

    Elder: por gentileza, veja comentário nº 2.

    Luciano: que bom que ajudou em sua busca. 🙂 Obrigado!

    Um abraço a todos.

  2. Obrigado, André Luiz, há muito tempo vinha procurando um soft dessa natureza. Tomei conhecimento que a Amana Key utiliza (ou já utilizou) dessa ferramenta em seus cursos company.

    Bom Páscoa

  3. E simples usa o Google Chrome que ja vem com tradutor. Ele traduz a pagina toda sem necessitar entender do outro idioma.

    André Luís Lima de Paula vc esta de parabens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *