O dia em que desisti do iPhone pelo Android

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Eu estava obsessiva pelo iPhone 3GS desde que tive a oportunidade de testar um para escrever matéria.

Para mim, o aparelho é puro glamour. Não apenas pelo design, pelo hardware e pela interface de encher os olhos.

Mas, também, pela sensação de que eu teria uma experiência universal, com acesso aos milhares de fascinantes aplicativos da AppStore.

Então, esta dona de um decente Nokia 5310 decidiu entrar com os dois pés no mundo dos smartphones. O problema é que as operadoras de telefonia não colaboraram. No mercado pernambucano, foi impossível encontrar um quando precisei.

O fato me obrigou a esperar e a repensar meu impulso consumista. Afinal, a compra não seria confortável com meu salário de jornalista – sairia mais caro do que um notebook.

Comecei a voltar meus olhos com carinho para os aparelhos com o sistema Android, cujo crescimento vinha acompanhando por motivos profissionais.

O primeiro atrativo do Android era ser algo da Google e a integração total com seus serviços. No final de 2009, a opção de Android mais palpável era um modelo Dext, da Motorola.

A marca era outro obstáculo: até então eu só queria saber de celulares Nokia, cuja qualidade considerava imbatível. No máximo, um Sony Ericsson.

No entanto, percebi que um sistema Android se sobressai à marca do hardware. Ou seja, não importava: mesmo que ele fosse Motorola,  teria carimbado o selo de qualidade Google.

O fator matador para eu concretizar a troca foi o touch screen.

É que, até onde eu tinha procurado, a sensibilidade ao toque da tela do iPhone não encontrava concorrente à altura, beirava a perfeição.

Então imaginem que meus olhos brilharam quando experimentei o Dext e os aplicativos se abriam ao mais feminino contato do dedo com a tela.

Outras funções acabaram de me convencer: uma boa câmera de 5 megapixels (contra os 2 megapixels do iPhone), 8 GB de memória interna, design vistoso e um teclado QWERTY físico e bastante amigável.

Na hora da pressa, o teclado físico faz uma diferença enorme quando comparado aos teclados touch screen na própria tela do aparelho.

Uma antipatia em relação à Apple é que ela impõe restrições imorais em seus aparelhos. Por exemplo, a incapacidade do iPhone em enviar mensagens MMS, corrigida somente há pouco tempo. Outra limitação é que muitos aplicativos que se conectam à web só podem funcionar se for via rede Wi-FI e não via 3G.

Quem mora aqui no Nordeste sabe como é difícil achar redes Wi-Fi (em pleno 2010…) fora de shoppings e aeroportos.
Por fim, até a cereja do bolo do iPhone – a loja de 100 mil aplicativos AppStore – encontra eco no sistema do Google.

A Android Market, loja de aplicativos do Android, cresce num ritmo acelerado, tendo alcançado em pouco tempo os 30 mil itens – a maior parte deles, gratuitos, vale salientar.

Desenvolvedores mobile que se prezem passaram a criar aplicativos simultaneamente para iPhone e Android.

Tudo isso somado a uma economia de R$ 600 me fizeram adotar o Dext no lugar do tão sonhado iPhone.

Meses depois da minha aquisição, vejo que há bem mais opções com o sistema Google disponíveis oficialmente no Brasil para quem quiser fazer como eu. Backflip e Quench (Motorola), Magic (HTC), Galaxy (Samsung), para citar algumas alternativas.

A única coisa que posso garantir, hoje, é que não invejo mais nenhum dono de iPhone. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Márcia Lira (@marcialira) é jornalista, editora-adjunta de informática da Folha de Pernambuco e colaboradora do blog GPS/Mappa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

18 respostas

  1. Atualmente tenho um iPhone 3GS e realmente é muito bom. Acontece que agora surgiu o Motorola Milestone atualizável pra ultima versão, a 2.1, e daqui a alguns meses estará disponível a atualização para a versão 2.2. Essa ultima trará o flash funcionando no navegador web. Ponto pro Android, pois pro Iphone não terá flash, nem mesmo na futura versão estável 4.0. Sou um usuário PC com Windows e Linux e estou querendo desenvolver para smartphone. Isso é mais um ponto a menos pro Iphone, pois o Steve Jobs só permitiu desenvolvimento em computadores Mac OS – Apple, já para Android é possível desenvolver em PC (Windows e Linux) e no próprio Mac OS. Como não pretendo pagar quase o triplo do preço para obter um Mac Book só para programar para Iphone, então na minha opinião a melhor opção é comprar um smartphone com Android mais atual e desenvolver com liberdade…

  2. Quer saber a principal diferença entre o Milestone e os Iphones…….
    Deixe o Iphone escapar da mao em uma mesa de reunião (nao muito alto, uns 10 cm) e deixe o Milestone cair também…..que aliás é um choque corriqueiro, ai perceberá qual vai continuar funcionando sem problemas de qualquer natureza!
    Aliás, consulte algum tecnico sobre o que a umidade de nosso corpo faz ao Iphone……chega ser hilário.
    Abraços

  3. Boa noite,

    Para mim, este é mais um assunto como, Linux é melhor que Windows. Ou outros tantos contraditórios. E como em todos, sempre tem os “xiitas”.

    Sou cliente da Apple, uso iPhone, iMac e MacBook e estou muitíssimo satisfeito com todos. Mas também tenho um notebook DELL porque sou desenvolvedor windows e preciso de ferramentas para meu trabalho e não quis usar uma maquina virtual.

    Acredito que tem todo tipo de público, e o “valer a pena ou não” é questão pessoal de acordo com o Custo/Benefício para aquela pessoa. Talvez, quem compre um iPhone porque está na moda, ache que não vale a pena comparando seu preço ao concorrente. E poderia fazer o mesmo comparando um iMac a um PC.

    Nunca experimentei o Android, e nem faço questão hoje de faze-lo, não estou procurando nada da moda que caiba no meu bolso, mas alguns aparelhos touch que já testei nem da para comparar ao iPhone.

    Quanto ao comentário de código aberto, e poder fazer o que quiser, chega ser engraçado. O aparelho tem um SO de código aberto, e quantos usuários de smarts tem capacidade para sequer “abrir” este código, quanto mas fazer alguma mudança.

    Acho válido sim a concorrência, que venham outros, quem vai ganhar somos nós consumidores. Serão mais opções, e nossas marcas favoritas vão ter que continuar trabalhando para melhorar ainda mais.

    Abraços,

  4. Márcia Lira,

    Você optou pelo Dext porque não o iPhone era bem mais caro, e não está arrependida… Se você não estivesse arrependida, acho que não teria nem escrito esta matéria, afinal, quando não dói o pé, quem lembra do sapato?

    Eu escrevi uma matéria sobre isso no meu blog, não é sobre celulares, mas é perfeitamente adaptável. O link é este (http://blog.gpgrillo.com/2010/04/08/a-velha-discussao-wii-vs-x360-vs-ps3/).

    Forte abraço,
    Guilherme Grillo

  5. Tenho o iPhone 3G e utilizei por quase 2 anos. Três meses atrás resolvi experimentar o Android e peguei um Milestone. Desculpem MMs, mas não sinto falta do meu iPhone em nenhuma situação. Ao contrário, hoje tenho recursos que não estão disponíveis no iPhone. É sem dúvida um ótimo SO.

  6. Pensei, sim, Vera, no N97. O problema é que ele chega a ser ainda mais caro que o iPhone. Outra, é que a loja de aplicativos da Nokia ainda é bem rasa, comparada à Android Market ou à App Store. Daí você não tem tanta opções para adicionar funções ao seu aparelho. Tirando esses dois detalhes, acredito que seja uma ótima aquisição. Eu nunca o tive em mãos, mas todos são só elogios para ele.

  7. Olá!!

    Pois é Marcia… eu tb são aficcionada pelos aparelhos da Nokia, que para mim são os melhores!
    Não entendo muito de sistemas para celular, aliás, vou até pesquisar.
    Vc já pensou em ter uma Nokia N97???

    Abraços!!

  8. Estou gostando bastante de acompanhar todos os comentários, e, claro, respeito as opiniões diferentes. Quis mostrar que há um mundo bem interessante e em crescimento além do iPhone.

    O meu Dext é, digamos, um Android popular e é totalmente equiparável ao smartphone da Apple. Imagino que outros como Droid ou Nexus One seja bem superiores. Quanto ao plano de dados, consigo me virar bem com um de 100 MB da Claro, que custa R$ 29,90, um preço razoável.

  9. “compra não seria confortável com meu salário de jornalista”

    Não entendi bem a frase acima, pois, um Iphone fica cara para seu salário, mas um aparelho com Android que exige um bom ( e caro ) plano 3g cabe?

    Confesso que incoerência não entra em minha cabeça. E, pelo visto, o sucesso do Iphone se deve ao fato de mundo estar repleto de tolos talvez.

    Em alguns testes de tela touch que ví na Internet, os Androids da Motorola e o Blackberry Storm forma os que ficaram pior. Telas boas foram do Iphone, claro e do Nexus One, além de um outro modelo da HTC.

    No fim das contas, sou sincero quanto a meu dinheiro e não tenho nem Iphone, nem Android, vou de Nokia E71 mesmo.

  10. Vocês ainda viram nada! O NEXUS ONE (google) fabricado pela HTC é simplesmente indefinível. Claro, comprei de muambeiro (e o que seria do Brasil sem eles?). Esse aparelhinho simplesmente substitui um netbook e ainda cabe no bolso. Iphone? Já era para mim. Em todas as especificações ele é melhor que o IPHONE, como por exemplo a tela com resolução de 800 x 600 pixels, sistema multitoque (isso mesmo, já funciona ao contrário do dizem alguns blogs), ou seja, amplio fotos ou sites no modo touchscreen. Além disso filmo com resolução de 720×480 (qualidade DVD), rede wi-fi com padrão N e, o principal, facilidade de uso interativo assim como o IPHONE.O teclado virtual é bem generoso e não oferece nenhuma dificuldade de uso. Em uma palavra, estou maravilhado. Além de tudo o sistema operacional do Google é de código aberto, ou seja, sabe-se exatamente o que tem nele. Não que isso ajude em nada em termos de privacidade, pois tudo que se faz hoje, seja no IPHONE ou no NEXUS ONE, é repassado para ambas as empresas desses celulares. A única diferença do NEXUS é que você é avisado sobre os dados aos quais o Google terá acesso.Mas navegar com privacidade é outro assunto.

  11. Fiz a mesma escolha, mas tive a felicidade de optar pelo Motorola Milestone (Droid, nos EUA).

    Aparelho mto bom mesmo.
    Como diz no comercial do Droid nos EUA:

    “It’s not a princess. It’s a robot”.

  12. Eu troquei um iPhone 3g por um Nokia 5800, o iPhone OS é ridículo, travado e não me dá nem um décimo da liberdade que o Symbian me dá.
    O iPhone OS só é melhor que o Windows mobile, Symbian e Android são mui9to superiores a esse S.O.
    Não vou nem falaro do Maemo, que é uma outra categoria e não tem concorrente.

  13. Concordo que o android é um excelente sistema, mas nada que se compara ao Iphone. Acredito que se ela tivesse a grana e se tivesse comprado o iphone o titulo da materia seria outro

  14. tambem sou apaixonado pelo iPhone, mas descobri que amo o meu dinheiro ao ponto de nao comprar o brinquedo desejado, iPhone, ainda mais agora com esta materia, muito boa, era tudo que precisava para nao gastar o todo meu, suado, salario e ainda assim ter um otimo telefone

  15. Também sou muito realizado como meu Milestone, a que a pouco tempo atualizei para a versão 2.0.1… O sistema Android é maravilhoso e suas atualizações me deixam na certeza que sempre estarei amparado pela evolução; isso se a Motorola permitir.

  16. Parabéns !
    Nada melhor do que um Android !
    iPhone é moda e você fica enjaulado e na mão da Apple …
    Tenho dó daqueles que foram escravizados pela maçã. Também não vejo utilidade pro tão badalado iPad. Tudo moda e um marketing bem feito.

    Te desejo muito sucesso com seu Android.

    Abraço !

  17. Ufa! Comecei a ler a coluna e pelo primeiro parágrafo, achei que a colunista iria dizer que TINHA um iPhone e resolveu trocar por um Android. Agora que, ao meu ver, beiraria a insanidade.

    Para quem já teve ambos em mãos, sabe que existe uma larga, aliás, um penhasco de diferença entre os dois. E não é a toa que todos (sem excessão) os smartphones tentam copiar, pelo menos em algum detalhe, o modelo da apple. A única limitação da apple está em “fechar” demais o acesso ao sistema de arquivos do aparelho.

    obs: o termo “eco”, utilizado na coluna, reflete bem o que os outros fabricantes fazem ao redor do iPhone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *