Planejando a sua campanha nas Redes Sociais

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Se vamos falar sobre redes sociais, é melhor ir direto ao que interessa, o relacionamento. O relacionamento envolve duas partes, mas não preciso saber tudo sobre a outra parte. Por enquanto é preciso saber apenas se há afinidade e interesse comum para prosseguir.

Assim, ao planejar sua campanha, escolha o que você deseja alcançar. Qual o seu objetivo? E o que interessa?

Com isso claro, vamos jogar um pouco de sal e tequila para trabalhar. Serão 5 etapas simples:

  • Conhecer o cliente (objetivos)
  • Decidir o que usar (mapa de rdes)
  • Crie seu conteúdo (Gerar o Buzz)
  • Contando números (ROI)
  • Não Complicar!

Preparado?

1. Conheça seu cliente

É o início de tudo. Pense rápido:

  • Quem são os clientes do seu cliente?
  • Qual é o seu verdadeiro negócio?
  • O que eles precisam e gostam de fazer?

Enfim, o que você sabe sobre o cliente e seus compradores para iniciar nossa conversa? Vou facilitar: eu gosto de descrever o cliente respondendo quatro perguntas básicas:

  • 1. Qual o seu negócio (como ganha dinheiro)?
  • 2. Qual o seu mercado (quem são, o que realmente gostam, o que acessam ou conversam)?
  • 3. Qual é o seu objetivo principal (vender mais, relacionamento)?
  • 4. Qual o resultado esperado (números, rede de contatos, visitantes, pessoas)?

Para entender um pouco mais sobre o público, veja esta apresentação em slides: Brazilian internet users behaviour patterns in social media.

2. Escolha quais Redes vamos utilizar

Conhecer o cliente, o público e os objetivos deixa tudo mais fácil. Com estas informações, você pode passar para a segunda etapa, onde precisamos criar nosso mapa.

Pensamento prático: observe as redes sociais relevantes ao seu mercado. Escolha as mais importantes e acrescente algumas mais específicas. Liste e crie um mapa de redes relevantes e como atuar em cada uma delas.

1. Facebook: A maior do mundo com muito barulho e uma saturação de conteúdos.
2. Twitter: Uma rede de conteúdo e informação que lidera news e infos em tempo real.
3. Google+: E quem disse que esse gigante não começa a andar esse ano?
4. Pinterest: A Rede preferida dos Ecommerce com total conversão para vendas.
5. YouTube: A TV de hoje é um grande parceiro para ações divertidas querendo viralizar.
6. Flickr: Fotos e mais fotos, em tags, linkbuild e galerias. Precisa dizer mais?
7. Instagram: Uma mania global gerando conteúdo em imagens no seu celular.
8. Blogs: Sempre presentes e a maior fonte de conteúdo relevante e super direcionado.

Simples assim. Escolhi oito e você pode escolher as que achar mais relevantes. Apenas cuide para não se perder no volume. Acima de cinco redes você pode precisar de um bom time de apoio.

Escolha as redes e crie a relação de importância para o cliente.

3. Crie o seu conteúdo e sorria

Primeiro você vai pensar, depois criar e torcer muito para se divertir.

Lembre de fazer bom uso de um histórico de casos, estratégias e fracassos ajudam muito a orientar as suas decisões. Para os mais criativos, o risco é proporcional ao Buzz (tanto no #wooow como seu #bigfail).

Para ajudar um poco, leia Planning and Measuring Social Media Strategies.

Mas sempre, digo sempre, seja flexível. Se você trabalha em uma agência orientada ao processo, provavelmente o planejamento já deve ter dito o que você precisa fazer. Se você estiver em um lugar onde o foco seja orientado à criatidade, deve ter recebido o mapa das redes e a lista de problemas. Afinal, para um desafio nós somos a solução.

Em ambos os casos, vamos ter um bom trabalho criando conexões, estratégias e ações para transformar uma big-muther-fucker-ideia em algo realmente inteligente e útil para cliente e mercado. Útil significa algo para o seu cliente brincar, amar, compartilhar e se divertir.

Um exemplo brasileiro muito interessante é a campanha #seeufossechefe.

Fora do Brasil, indicadíssima é a ação do #utweet integrando produto, user experience e o Twitter.

4. Contando esses seus números

Se você trabalhou, fez um bom planejamento, colocou em prática, revisou e ainda ajustou as ações para melhorar, então me mostre o que eu quero saber… quais os números?

Números, seguidores, colaborações, posts… mostre tudo que você definir com relevante para o cliente.

Importante: lembre-se do objetivo principal do cliente e do resultado esperado. Se você não mostrar isso, outro número não vai ser nada emocionante. Simples assim, just business, ok?

Claro que ao executar um planejamento, temos coisas boas e outras nem tanto. Sendo prático, o negócio é continuar no sucesso e corrigir rapidamente as falhas.

Se você fez tudo certo, a parte mais divertida do nosso trabalho é que os números em redes sociais, mesmo com atraso, crescem dia-a-dia. Então, menos choro – se você ainda não alcançou seu objetivo, ajuste o que for preciso e corra atrás dos números.

Essa imagem representa bem como uma ação de social media funciona.

offline _e_social_mediaA imagem faz parte da apresentação da Gringo.nu no Slideshare.

5. E no final… que final?

Relacionamentos nas redes sociais são como o relacionamento com seus amigos, eles não terminam.

O segredo está em entender os ciclos do relacionamento. Às vezes mais frequentes, outras mais distantes, mas no geral sempre presentes.

Quando isso acontece, a rede cresce e você passa a ter uma rede de relacionamento, então tudo muda. Você vai sair do grupo de criar estratégias e ser um defensor de marca.

Sim, meu amigo, um último segredo: escolha bem para quem você trabalha, pois se tudo der certo, você vai acabar sendo um defensor da marca, um evangelizador, você será parte do grupo, alguém que vai adorar toda essa bagunça e ser uma parte importante de todo o relacionamento.

Bem, chega por hoje. Obrigado por toda a atenção e lembre-se: dê um passo, corrija tudo que for necessário e mais outro passo. Rede social é falar de pessoas, relacionamento e paixões. Não é estável, mas sim o resultado de um grande trabalho construído dia-a-dia, com dedicação e diversão.

Agora é a sua vez. Deixe um comentário. São seis passos – lembre-se deles e divirta-se.

[Webinsider]

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Leia também:
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A sua empresa está mesmo no Facebook?
A gestão 40-20-40 se aplica à sua empresa?

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Iuri Brito, o @GoUp no Twitter, é publicitário, mestre em planejamento, fundador da agência digital prumos.com e prêmio Talento Empreendedor. Hiperativo, vive hoje em New York e São Paulo.

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Mais lidas

13 respostas

  1. Divertido e abre muitas ideias de como planejar as redes. Uso atualmente 3 redes sociais e dependendo do planejamento tenho bons resultados. Parabéns pelo artigo.

    Gabriel Neumann
    Diretor de Marketing
    Exacta Web – Curitiba

  2. Adorei o post! Acima de tudo, conseguiu ser criativo e divertido falando de negócios…. me ajudou muito a nortear a campanha lá da empresa, que ainda esta dando seus primeiros passos =)
    Grande abraço e continue nos dando essas pérolas da social media =D

  3. Iuri, muito legal suas dicas!! Utilizei, inclusive, na Oficina sobre Redes Sociais que ministrei recentemente!

    Como defensor e militante do modus operandi CONSCIENT SHARING – em bom português: COMPARTILHAMENTO CONSCIENTE – estou disponibilizando os slides utilizados nas 04 oficinas do Ciclo Comunicação Digital e Mobilidade, que ministrei durante os dias 23 e 24 de abril de 2010 em Salvador.

    Quem se interessar: http://www.slideshare.net/pedrocordier

    Espero que as idéias e o conteúdo criado por mim, bem como as informações compiladas, contestadas ou reescritas nos slides das oficinas possam ser lidas, utilizadas, repassadas e até transformadas em algo ainda maior e mais completo… e assim, sucessivamente…

    Forte abraço!

  4. Ótimo artigo!

    Passos bem descritos, essencialmente completo.

    Agora é partir para a prática, aprofundar o estudo de cada ítem relacionado e partilhar os resultados.

    Bom planejamento a todos.

    Att,

  5. Perfeito Iuri. Felizes são as empresas que enxergam os investimentos em mídia social desta forma.

    Concordo, dá pra ser simples, principalmente quando há experiência mútua envolvida.

    O futuro tende para o simples, não temos mais tempo para 2 cliques. As pessoas precisam ser ágeis no dia-a-dia se quiserem ter qualidade de vida e não ficarem malucas com tanta informação disponível. E é aí que entram as mídias sociais que difundem a informação numa velocidade “nunca antes navegada” 😀

    É meu caro… a comunicação mudou muito, e muito rápido. Quem não pegar carona AGORA vai ficar a deriva ou morrer na praia.

  6. Excelente artigo… ilumina muito bem a mente de quem inicia nesse tipo de campanha… Parábens!!

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