O uso de redes sociais como ambiente de venda

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É inegável que as redes sociais são um caminho interessante e viável para a comunicação entre empresas e consumidores.

Twitter, Orkut, Facebook, UNIK, Badoo, Hi5, Quepasa e muitas outras fazem parte do boom das redes sociais..

É até difícil para o usuário de internet gerenciar suas redes de relacionamentos, já que a todo o momento chegam “convites” para participar de uma rede nova. Como ter tempo para rotineiramente interagir com todas elas? Impossível para a maioria.

Ao mesmo tempo, imagine para as empresas. Como participar deste mundo relativamente novo sem se perder em estratégias, ou mesmo sem perder tempo e dinheiro? Como lançar ações que tragam resultados reais? Como convertê-las em ganho de imagem e principalmente e diretamente em vendas?

Seguem abaixo algumas dicas que podem ajudar muito.

Conceitos

Não dá para abraçar todas as redes. Identifique onde está em maior número o seu público-alvo e centralize os esforços e investimentos.

Lembre-se que não estamos lidando com uma “rede mundial de computadores”, mas com uma “rede mundial de pessoas”, interligadas através de computadores. São os humanos que agem, espalham informações e compram.

Consumidor

É movido por interesses. A pergunta chave que ele faz é: – O que vou ganhar com isso? Identifique e deixe claros os motivos (que devem ser realmente interessantes e viáveis) para que participem da ação, façam indicações, comprem etc.

A forma de se relacionar e consumir tem as suas peculiaridades inerentes ao meio em que eles estão interligados (real ou virtual). Entretanto, cultura, criação, regionalização, gostos, família, amigos, medos, carências, modismos, referências e sentimentos fazem parte e participam também de vida “virtual”.

Ou seja, a sua vida “real” está intimamente ligada à sua vida “virtual”, uma influenciando diretamente a outra. Devemos tratar nossas ações pensando na interligação e influências das ações nos dois mundos e não de forma independente.

Busque o paralelo entre as duas “vidas”. Muitos “tímidos” são extremamente ousados por trás dos computadores. Procure saber quais os seus hábitos e personalidades nos dois mundos.

Lembre-se que o consumidor sempre quer ser acolhido, entendido, valorizado e destacado, não importa o “ambiente” onde estiver.

Comunicação

Verifique quais assuntos e comunidades que tenham relação com seu produto ou serviço são mais importantes dentro de cada rede social. Foque a comunicação.

Utilize-se dos principais “personagens” de cada rede. Eles podem ser seus garotos e garotas propaganda no mundo virtual (multiplicadores e incentivadores de compras).

Não vamos esquecer as lojas físicas (apesar da dificuldade com relação à equipe, são ótimas possibilidades de contato com o público) e a mídia tradicional para divulgar e incentivar aos clientes a tornarem-se “amigos” nas redes.

Crie formas de incentivar a multiplicação e que sejam atreladas a sites ou hotsites que possam “construir” cadastros. Existem sistemas nos quais o usuário consegue “importar” seus contatos das principais redes.

Tome cuidado para não saturar o consumidor com mensagens e ações. Envie somente para os que se tornaram “contatos” da empresa e não utilize spam (por e-mail ou via redes). Isso vai prejudicar a credibilidade da sua empresa. Estamos criando fidelidade de relacionamento e, por conseqüência, vendas.

Vendas

Considere usar sorteios e ações específicas para cada tipo de rede. Prepare cupons e tickets para incentivar as vendas no e-commerce ou lojas físicas (impressos, Bluetooth, SMS etc). Mas só se o prêmio for bom.

Utilize-se de promoções “relâmpago”. O medo da perda continua sendo um grande aliado.

Dê prêmios e benefícios ao internauta que ajudou a vender.

A estratégia do “amigo premiado” aqui também funciona. Quem inserir um banner, mandar mensagens ou outras ações em prol da empresa pode ser selecionado para ganhar prêmios a qualquer momento.

Com estas dicas, as empresas com certeza podem potencializar e muito os resultados com as redes sociais. Sejamos estratégicos, criativos e ousados, sempre com responsabilidade. [Webinsider]

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Marcelo Pirana (marcelo.pirana@terra.com.br) é professor universitário e consultor de marketing, responsável por campanhas on e offline de grandes empresas dos setores varejista, industrial, lazer e agrícola.

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9 respostas

  1. Parabéns pelo artigo!Tudo isso agrega mais valor e é ferramenta a mais no processo de comunicação e marketing com o cliente.
    Entrar nas redes sociais pensando apenas em vender não é uma boa ideia

    Concordo que entrar nas redes sociais pensando apenas em vender não é uma boa ideia.

  2. Temos um produto novo no mercado.
    Um sistema de radio PTT que permite as pessoas falarem de celular para celular via rádio mesmo que cada celular tenha operadora diferente.
    Como faço para colocar na rede para vendas.
    Grato pela atenção.
    Airton

  3. Parabéns pelo artigo! Em meio a tantas redes e opções de interatividade e distribuição de conteúdo, é sempre bom lembrar que tudo isso é ferramenta a mais no processo de comunicação e marketing com o cliente.

    Concordo que entrar nas redes sociais pensando apenas em vender não é uma boa ideia.

    Abs.

  4. Marcelo,

    Parabéns pelo artigo, hoje em dia as empresas e consumidores acreditam mais na parceria e confiabilidade (relacionamento) do que em uma simples venda.

    Abraço !!!

  5. Pirana,

    Só acho importante ressaltar que antes de ambiente de venda, é um ambiente de reputação. Você constrói credibilidade e a venda é consequência.

    Quem entrar em Rede Social pensando só em venda corre o risco de não vender nada, nem online, nem presencialmente.

    Abraço!

  6. Pirana, muito bom.

    As redes sociais transformam as marcas em “amigas” dos consumidores.
    Entre comprar de um amigo ou comprar de um estranho, certamente, o consumidor procurará pelo amigo. Isso passa a sensação de conforto e acolhimento. Sabemos o quanto isso pesa na decisão de compra.

    Mas, como tudo nesta vida, bom senso é a ordem.

    Parabéns pelo artigo.

  7. Caro Marcelo, excelente seu artigo e suas dicas, tomei a liberdade de reproduzi-lo em nosso Portal: http://www.elogieaki.com.br e também de divulgar para um grupo que estou participando de mulheres empreendedoras e acredito muito que suas informações serão valiosas. Vejo de fato muitas empresas (principalmente as pequenas e médias) perdidas neste vasto universo das redes sociais.

    Ana Fontes –
    ElogieAki – http://www.elogieaki.com.br
    O 1o. portal de elogios do Brasil.

  8. Marcelo,

    Ótima análise sobre o uso das redes sociais para vendas.

    Realmente é um tanto quanto confuso saber como vender usando essas redes. Cada uma tem um perfil de usuário muito diferente e exige abordagens diferentes.

    Especificamente para o mercado B2B, uma estratégia que se tem mostrado muito boa é:
    – Blog (Construção de credibilidade através do conteúdo)
    – Twitter (Divulgação de ações promocionais, conteúdo e construção de engajamento com a marca)
    – Empreendemia (Criação de uma vitrine de produtos/serviços e interação com outras empresas da rede)

    Apesar de pouco tempo no ar, temos percebido que os usuários que sabem usar bem essas 3 redes para vender para outras empresas têm conseguido ótimos resultados.

    Abraços!

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