Artistas e produtores se ajeitam no ambiente digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

webart_jodi

Pesquisa recente de uma agência digital de grande porte do Brasil mostrou que um em cada três cidadãos, atualmente, tem acesso à internet. O número contempla as mais variadas formas de conexão, de celular a lan houses, por exemplo.

Fato é que, para além da métrica quantitativa, há aí um indicador muito menos pungente. Consumo, sociabilidade e educação estão entre aspectos a serem considerados quando o papo é inclusão, cidadania digital, participação etc. E nessa história, vale também acrescentar um campo específico: cultura e trocas simbólicas.

Não é de hoje que as palavras internet e entretenimento caminham juntas. A propósito, uma das mais longínquas e balizadoras discussões refere-se à presença da indústria fonográfica, novos formatos de distribuição e consumo de música online.

Ela também sintetiza comportamentos globais de usuários e tendências de mercado da indústria cultural.

Dois papéis: um é o do usuário

E nesse jogo todo, dois papéis assumem plano central. De um lado temos a figura do usuário. Consumidor, colaborador ou apenas leitor de conteúdo. Ao que parece, esta fatia do bolo é a mais bem resolvida. Cada vez mais exigente e consciente de seu papel, é responsável primário pelo diálogo com classe artística e a nova forma de divulgação da informação cultural.

O outro papel é de quem produz e divulga

Dessa conversação surge a segunda figura: o lado da produção/divulgação dos bens culturais.

Blogs, Myspace, comunidades etc. Mesmo com infindáveis possibilidades de comunicação em ambientes digitais, não raramente artistas, agências e assessorias culturais caem num lugar-comum de estratégias e ações óbvias, incoerentes e sem foco reflexivo.

Pensar as particularidades de um negócio tão complexo como arte é tarefa multidisciplinar e exige conhecimento e dedicação exclusiva.

Nessa história ressalto um exemplo: museus virtuais. Já se vão anos com promessas sobre a criação – ou transposição – de uma realidade física para a internet. As experiências foram diversas. Da simples disponibilidade de imagens do acervo às fotografias 3D.

Mas pensar artes plásticas sobre este aspecto envolve inúmeros fatores. Do ponto inicial, na própria concepção da obra e possibilidades de apropriação do suporte digital, passando por sua exibição e consumo. O artista precisa encarar a utilização de novas ferramentas criativas e o surgimento de um espaço digital, orientando sua obra a este meio.

Teatro e literatura

Em contraposição à realidade das artes visuais, vale registrar exemplos de teatro e literatura. O primeiro campo, inicialmente, penava por tentar aplicar a mesma lógica de vivência física, sensorial, a ambientes virtuais.

Cientes do papel fundamental das casas teatrais, companhias passaram a investir numa estratégia mais virtuosa. A criação de blogs por espetáculos e processos criativos. Quem cobre agenda cultural percebe muito bem isso.

Hoje, é quase inexistente uma peça que não tenha um blog como diário de produção. Ali, há troca de impressões, fotos e conteúdos que auxiliam não somente na produção, mas também na conversação com o público, que agora é ao mesmo tempo comunidade e colaborador.

A literatura vem apostando na mesma estratégia. Blogs de autores para acompanhar seu processo de escrita e mais recentemente a presença virtual de editoras, seja com sorteio de livros pelo Twitter ou através de blogs com reportagens correlacionadas e “videoleituras”.

Fato é que se esboça um devir digital aí, com um marketing cultural muito mais atento a tendências e ideias de outros campos de atuação e, sobretudo, aberto para o diálogo com o público e reconfiguração de si mesmo. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Salomão Terra (salomaoterra@gmail.com) é jornalista e mantém o site Opperaa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Pois é, Eduardo, e no caso do Teatro é ainda mais fascinante acompanhar o processo de construção de um espetáculo. Há muito dinamismo aí. Pesquisas, leituras, conversas e ensaios rendem um bom material. Vale ficar atento também às particularidades das Cias. Algumas delas mantém diários escritor pelos atores/colaboradores. isto pode dar um amplo material.
    Obrigado.

  2. Bom artigo, Salomão.
    E veio bem a calhar também, estou começando um planejamento para um cia de teatro, e a maior dificuldade é achar boas referências de trabalhos desse tipo na web. Talvez eu esteja procurando no lugar errado.
    A questão é que não vejo como um website, uma comunidade ou qualquer coisa digital, pode substituir a experiência de assistir um espetáculo ao vivo. Por isso é muito interessante ter essa concepção de que são ferramentas para ajudar a construir o relacionamento ao redor da cia, atores, espetáculos, e não algo que venha substituir a experiência original.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *