Vamos fazer barulho no Twitter para sermos ouvidos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Twitter é uma ferramenta virtual, mas os movimentos de twitteiros parecem manifestos reais de cara-pintadas, gritando versos de protestos, de mão fechada e braço erguido em sinal de luta. O miniblog virou um pátio secundário onde se encontra uma nação de ípisilons (leia-se jovens da geração Y).

Eu sou da geração Y considerando o meu ano de nascimento, mas só por isso. Aprendi numa educação da geração “B” (beta) que é errado xingar os outros, sejam eles mais velhos, mais novos ou da mesma idade. Mas tudo bem. O tempo passa, o tempo voa e agora a palavra de ordem é expressar o que sentimos, unir nossa voz a de milhares (seriam milhões?) de twitteros de todas gerações do alfabeto e xingar muito no Twitter.

Mostrar que estamos cheios de promessas não cumpridas, atendimentos insatisfatórios, telemarketings inconvenientes, propagandas enganosas, comerciais indecentes, programação da TV sem conteúdo, falta de ética dos nossos governantes, descaso com as necessidades básicas, educação nota zero, falta de estrutura básica na saúde e na segurança, impostos abusivos, apresentadores chatos que não “largam o osso” e, por que não?, com a seleção ou o técnico que deixou o Ganso de fora.

Seja qual for a tua reclamação, o Twitter está aí para isso mesmo. Xingue à vontade com os caracteres certos (sem ofender ninguém). Meu senão é sobre a profundidade que esses protestos podem alcançar. Pode ser bem fundo na quantidade de vozes, mas, raso na efetividade. Teria o Twitter a capacidade de impeachment que tiveram os cara-pintadas? Poderia ele fechar uma fábrica de tênis? Ele consegue me impedir de comer aquelas promoções de hambúrguer, fritas e refrigerante? O tempo dirá.

Vou deixar uma reflexão.

Mais um processo democrático está chegando. É a hora e a vez do Twitter mostrar para que veio. Ele pode ser uma ferramenta de promoção política, se os concorrentes do páreo parafrasearem Obama. Pode ser também que o bloguinho se torne numa ferramenta de consciência política que ficaria inquieta durante os pleitos, mostrando feridas e fazendo luz sobre os bons projetos de governo.

Eu vou xingar muito no Twitter quando meu programa favorito for cortado no meio pela propaganda política. Tudo que eu quero saber sobre meus candidatos procuro na internet. Vejo o histórico e acompanho as notícias sobre eles. É isso.

Seja qual for a sua geração, experimente o Twitter, siga quem merece ser seguido (eu). Consiga seguidores relevantes e retwitte aquilo que faz a diferença. Só não vale escrever um texto grande como esse. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Fabio Witzki (fabioluizwitzki@hotmail.com) é publicitário, pesquisador de publicidade colaborativa e professor uiversitário. E quase twitteiro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

12 respostas

  1. Vim anunciar meu twitter:
    @amandargenton

    TWITTER: @amandaargenton

    QUEM ME SEGUIR EU SIGO TAMBÉM NO MÁXIMO EM 24 HORAS…
    PODE CONFIAR E ME SIGANO TWITTER: @amandaargenton
    OBRIGADA ^^

  2. Através da história podemos ver varias iniciativas que unem pessoas a causas, a plataforma do twitter que é 100% democrática, sem fronteiras, e “não tem um dono” para filtrar o conteúdo. No momento é uma poderosa ferramenta para o bem, caso as pessoas consigam se organizar para transformar os textos em ações práticas que ajudem causas e a própria sociedade. Mais uma vez o segredo é atitude e organização das pessoas, o meio esta ai e funciona!

  3. O Twitter é uma versão explícita do velho diário. O que antes era escrito e não revelado – e a ordem era essa – hoje o que não for mostrado não tem razão de ser. O twitter pode ser usado pra tudo, mas em relação aos protestos, este pode ser uma ferramenta de apoio, de convocação à manifestações de rua ou algo do tipo. A missão do twiter é agitar o mundo virtual para trazê-lo pro real. Uma manifestação bem planejada tem seu começo no twitter e seu final e apogeu nas ruas, no mundo real. Um não exclui o outro.
    Parabéns ao prof. Fábio pelo artigo! Ele sabe do que fala.

  4. Não resisti em não comentar…será quem tem mais poder em obter os resultados: os caras pintadas ou os twitteiros???.
    Eu acredito que cada um tem sua época de glória, O MUNDO MUDA, novos conceitos surgem, novas maneiras, novas coisas, novos produtos, novas pessoas, novos modelos, novos padrões….
    Hoje o mundo empresarial investe em pessoas para pesquisar sobre seus produtos (…) em blogs, twitter e afins. É sim uma poderosa ferramenta que pode trazer bons resultados! Pode ser que não cause tanta expressividade, mas essa não será papel (controle) das mídas??

  5. Mas o que adjanta de reclamar e gritar no twitter – o twitter é nada mais nada menos do que a sua boca, usando lo em casa ou em um bar ou até no twitter faz nenhuma diferença – o que precisa são atitudes e ações reais, sem isso jamais algo pode e jamais algo mudar.
    Portanto, recomendo de pensar sobre soluções e depois executar lo, pois sem isso jamais mudara algo.

  6. Também acho que o Twitter veio para ficar!!
    Porém, enquanto os “donos do pedaço” não levarem a sério a eficácia que esta nova ferramenta tem, infelizmente, as coisas vão continuar na mesma.
    A geração Y ainda não é levada a sério. Muitas vezes, a frase twittada ainda é lida com descaso e tratada com ironia..
    Espero, sinceramente, que essa ferramenta ajude a revolucionar, mudar, transformar. Porque do jeito que está, nao dá!

  7. O grande lance do Twitter foi acabar com a dificuldade logística dos protestos.

    É muito bom poder protestar, reclamar e elogiar sem precisar faltar trabalho ou sair de casa.

    abs!

  8. Estamos usando o twitter para transformar a cidade! Um monte de cérebros “pensando-compartilhando-gerando” diversos “problemas-soluções” em favor da cidade (e claro de nós que aqui habitamos).
    Realmente o twitter veio pra ficar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *