E aí o cliente pergunta o que fazer na internet

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Todos já sabem que a internet na?o e? um modismo e que de fato ela veio para ficar e mudar. Mudar a forma de consumirmos e nos relacionarmos. Para as empresas esta? ficando evidente que e? preciso conhecer um pouco mais sobre o tema, para que não fiquem de fora de um mercado que atualmente conta com um pu?blico de 75 milho?es de brasileiros online, por pelo menos 48 horas por me?s.

O Brasil lidera o ranking mundial no tempo me?dio de navegac?a?o na internet domiciliar, segundo pesquisas realizadas pelo Ibope Nielsen em julho de 2009. A internet deixou de ser um mero instrumento de pesquisa para tornar-se uma ferramenta de marketing e vendas muito poderosa. So? no ano de 2009 o e-commerce faturou mais de R$ 10,5 bilho?es de reais no Brasil, segundo dados do E-bit, e o país possui 14,8 milho?es de compradores online. Na?o se pode desconsiderar um faturamento como este.

Mas e agora como adaptar-se para ingressar de vez neste universo?

Esta e? a du?vida que costumamos ter por perto e neste caso um bom conselho e?: procure conhecimento sobre o assunto. Ele e? complexo. Busque ajuda e monte uma estrate?gia de acordo com os ha?bitos do seu pu?blico-alvo.

Mais de 20 milho?es de pessoas usam algum tipo de rede social mensalmente e 60% dos jovens entre 12 e 19 anos mante?m sites de comunidade virtual, segundo o Ibope Conect Mi?dia 2009. Procure saber o que os seus clientes fazem e do que eles gostam. Conhec?a-os!

Por exemplo: tente descobrir quais as redes sociais que seriam interessantes para o seu nego?cio. Acesse e pesquise diretamente. Investigue em quais delas a sua marca e? citada e de que forma ela e? vista pelos usua?rios.

Relacione-se com o seu cliente, um a um. Interac?a?o e? a palavra da vez. Há alguns anos, uma pessoa insatisfeita ou satisfeita com o seu produto influenciaria aproximadamente oito ou no ma?ximo doze pessoas. Hoje em dia ela e? capaz de influenciar milho?es, ou para ser mais exata, cerca de 15 milho?es de pessoas. Não convém desconsiderar esses nu?meros. [Webinsider]

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Clarice Baptista (clarice@intoweb.com.br) é Certificada Google Advertising Professional e atua na Intoweb.

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6 respostas

  1. achei o artigo super eficiente – escrever de forma simples – pra mim – é a alma do negócio. Interagir é também saber se comunicar – um bom artigo precisa ser legível a todos, todos mesmo. Eu entendi, então …parabéns. Siga compartilhando conhecimento!

  2. Muito bom o artigo…

    Um assunto de extrema importância e que cresce de uma forma que nem sempre consigamos acompanhar.
    Com certeza a internet não é um modismo, assimn como na minha profissão e em muitas outras é um bem necessário.

    Abraços!

  3. Amei o artigo!!!
    Adorei saber um pouco mais sobre esse “mundo” já que sou leiga no assunto, além do que a autora soube explicar e dar dicas de forma a que nós possamos melhorar nosso relacionamento com o cliente.

  4. Olá, obrigado pelo artigo.
    Acredito que “pesquisa” é a palavra de ordem na hora de ingressar na web. Levantar a reputação digital da empresa deve ser o primeiro passo. Avaliar se o resultado desta pesquisa está alinhado com a imagem que a estratégia da empresa pretende transmitir

    Levantar informações sobre o mercado, os clientes, produtos e a concorrência são fundamentais para mapear o ambiente no qual a estratégia digital será implementada.

    Após a implementação, o processo é cíclico: pesquisa, planejamento, execução, avaliação, redirecionamento.

    Os conceitos do marketing continuam os mesmos. O que muda, como dito no artigo, é a potência da circulação e a velocidade do fluxo de informação. Na web, tudo que pode ser muito bom, pode ser muito ruim também e rápido.

    Portanto, não importa se você é o leão ou o antílope. Quando acordar pela manhã, começe a correr.

    Abraço!

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