E-commerce Brasil tem muito espaço para crescer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Segundo levantamento do instituto comScore (dados de maio de 2010), a América Latina teve o maior crescimento em audiência na web com relação ao restante do mundo. Mas isso não é, necessariamente, algo positivo. A América Latina representa 8% da audiência global, a Europa 28%, Ásia Pacífico 39% e América do Norte 17%.

Ficamos à frente apenas da África, com 7%. O Brasil cresceu 23% no último ano, em se tratando de usuários que acessam de casa ou do trabalho, locais mais utilizados para compras online. Dentre as categorias com destaque estão o setor automobilístico, viagens, classificados e varejo.

O tempo gasto pelos brasileiros na web é o maior, fator influenciado pela não existência ainda de banda larga em grande escala. Falando em atividades online, na América Latina, as buscas estão em primeiro lugar, com 85,5%, e o acesso às redes sociais em segundo, com 81,9%, seguidos por e-mail, entretenimento e mensagens instantâneas.

A atividade de compras ficou em sétimo lugar, com 62,1%, que se equipara à média mundial, o que demonstra que o e-commerce, na região, ainda está em crescimento, se comparado aos EUA, que tem 83,6%.

Outro dado interessante é que 98% das pessoas que visitam sites de e-commerce também visitaram sites de buscas no mesmo período.

Aliás, a média de buscas feitas na América Latina supera a de todos os outros continentes, sendo que os campeões são Colômbia, México e Venezuela. O Google é a empresa com maior participação por aqui, com uma média de 65%, em relação a 50%, no restante do mundo.

Comparação de preços é um item muito importante e na América Latina ele alcança a média de 21,5% das atividades, próximo à mundial, de 23,7%. Nesse quesito, os americanos estão na frente com 39% e os brasileiros se destacam em segundo, com 33,8%, sendo o Buscapé líder nesse campo.

Dentre as categorias de compras que o Brasil está acima da média na América Latina estão livros, lojas de departamentos, esportes, filmes, cosméticos, perfumes e shoppings. E as que ficam abaixo são hardware, flores e presentes, música, tickets, brinquedos, joias e bens de luxo. O que demonstra oportunidades a serem exploradas.

O Brasil é líder no e-commerce, embora tenha apenas 35% da audiência, e contou com 61% dos gastos na região, em 2009. Um fato interessante é que 95% dos nossos compradores adquirem produtos de sites na própria América Latina, principalmente do Brasil. Comparando, por exemplo, com Porto Rico, em que 95% das compras são provenientes de fora da América Latina, podemos crer que nossa performance se deve a fatores não apenas comerciais, mas também culturais.

Dentre os players com crescimento, acima de 10% em audiência no último ano, temos Mercadolivre, Americanas.com, Netshoes, Submarino, Casas Bahia, Ponto Frio, Extra.com, Magazine Luiza, Walmart, Carrefour, FastShop, FNAC e destaque para o Privália – site voltado para público de luxo – com um acréscimo extraordinário de 499%!

Esses grandes competidores têm investido em melhorar a experiência do consumidor, trazendo mais segurança às compras online. O que deve ser ainda aprimorado é a questão do engajamento. Mas, como podemos perceber, há um grande espaço para crescimento do e-commerce nacional. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

(* Maio/2010)

Sandra Turchi é sócia-diretora da Digitalents, consultora e palestrante sobre marketing digital e e-commerce. Mantém o blog Sandraturchi.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *