O papel do patrocinador no portal corporativo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma governança bem estruturada logo no início do de um projeto de portal pode ajudar – e muito – a garantir o seu sucesso. Papéis podem ser assumidos no nível estratégico, operacional e tático neste sentido. Todos os papéis possuem função e importância específica, mas meu objetivo aqui é falar um sobre o patrocinador.

O patrocinador geralmente é representado por alguém da alta administração, que tenha grande poder de articulação e de influência nos vários níveis da organização.

Há projetos em que esta figura do patrocinador não existe. Nestes casos, a equipe acaba enfrentando algumas barreiras – normais em um projeto deste tipo – que poderiam ser superadas com muito mais facilidade se houvesse o apoio e a presença da liderança da organização.

Além disso, por não ter apoio no nos níveis mais altos, o projeto não tem força na empresa; fica em uma situação frágil perante outras prioridades organizacionais e pode perder recursos mais facilmente.

Há casos em que a figura do patrocinador existe e está formalizada. Porém, não existe um alinhamento claro de expectativas; ele não entende o seu papel no projeto. É o típico caso de quem apenas “corta a faixa”, mas não se envolve diretamente nos desafios mais críticos do projeto. Os problemas na prática são os mesmos do primeiro caso.

Há, no entanto, casos em que a participação do patrocinador é muito bem definida, comunicada e acompanhada. Neste caso, todas as decisões do projeto são tomadas de maneira alinhada à estratégia da empresa, os recursos são articulados com mais facilidade, os conflitos solucionados com mais agilidade e o projeto é visto como prioritário dentro da organização.

No terceiro caso – e em todos os projetos que desejam adotar uma governança efetiva – o papel do patrocinador deve passar por algumas das questões a seguir:

  • Apoiar a mitigação de riscos mais críticos do projeto;
  • Atuar como último nível na escala de solução de conflitos;
  • Garantir prioridade do projeto na agenda organizacional e apoiar a articulação do esforço necessário das áreas durante o andamento dos trabalhos (entrevistas, validações, etc.);
  • Aproveitar interações existentes com os colaboradores para comunicar a importância do projeto para a instituição e a necessidade da colaboração de todos;
  • Reconhecimento da participação dos vários atores ao longo do projeto.

O patrocinador deve ser parte da governança também depois do projeto implementado. Isso porque o trabalho e os desafios do portal não terminam: adoção e engajamento dos usuários alocação de orçamento, tempo e colaboração das pessoas, direcionamento estratégico, etc. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Paulo Roberto Floriano (paulo@neuestudio.com.br) é consultor em experiência do usuário, arquitetura de informação e design de interação. É proprietário da Neue Studio, co-autor de dois livros e palestrante.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Para quem está prestes a iniciar um novo projeto em uma nova empresa, esse artigo foi uma verdadeira mão na roda.

    Obrigado pelo conteúdo Paulo.

    ABs.
    Carlos

  2. A capacidade de patrocínio em atrelar uma boa imagem ao nanonicho atingido pelo projeto pode ser extremamente proveitosa. Um patrocinador deve estar totalmente alinhado com os objetivos do projeto e esperar que supra suas expectativas como investidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *