Debate eleitoral na web vai impactar as empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Nem as eleições e nem a Internet serão mais os mesmos após o primeiro debate dos candidatos à Presidência da República brasileira transmitido pela web.

O debate foi acessado mais de 1,4 milhão de vezes e superou a transmissão pela televisão, com um detalhe importante: na internet é possível contabilizar, com precisão, quantas pessoas estavam conectadas. Não é o caso da TV, que pode estar ligada, mas com o sofá vazio….ou porque o telespectador foi beber água ou porque foi dominado pelo cansaço e adormeceu.

O momento é histórico tanto para o Brasil, quanto para a Internet. Mesmo quem não acompanhou online, ficou sabendo. Pois o assunto foi o mais comentado do Twitter mundial.

Digamos que é um momento de reconhecimento da magnitude dessa rede. As pessoas estão conectadas e não há mais como desprezar isso. É fato!

No mercado, isso muda muita coisa. Mesmo as empresas mais resistentes terão que perceber que o investimento na sua marca virtual é necessária. Não é mais uma questão de parecer “moderna”, mas de entender que as pessoas estão online.

Esse reconhecimento faz com que os profissionais da área se atualizem, se informem, se mexam! Porque a tendência é expandir cada vez mais e quem não se aperfeiçoar vai estar parado nesse mercado que ainda tem tanto para ser explorado.

Após o debate, o governo está falando em investir mais em banda larga. Com eira e beira, a Internet já tem um futuro traçado. E quem não estiver conectado, vai estar autista. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Michele Vilarinho Patrici (@MiVilarinho) é jornalista, gestora de conteúdo e coordenou projetos de Internet nas áreas de seguros e previdência, música, vigilância sanitária, agricultura e pecuária.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. isso e muito legal hoje a internet esta nas favela das grandes metropolis isso e muito bom para a população brasileira a informação 24 hora do que acontece no brasil e no mundo nos estamos de olho nas eleições cada dia isso e um momento historico no brasil a informação para essa pessoas pobres

  2. Olá, Michele.Em artigo publicado no Estadão dia 14 passado, Eugênio Bucci comenta que enquanto a internet é celebrada como elemento capaz de realizar utopias democráticas, a TV ainda é o centro do espaço público nacional.

    Ele se referia às entrevistas do casal 20 com os presidenciáveis. Logo depois vem o debate Folha/Uol, que você comenta com propriedade. Novos tempos. Processos e hábitos em mudança. Nem a TV é o centro da formação da opinião pública e nem a internet vai sozinha materializar nossas utopias democráticas.

    Talvez aqueles que acompanharam o debate pela rede não fossem necessariamente os mesmos que ficaram ligados no Jornal Nacional. É preciso estudar mais para entendermos o fenômeno melhor. Mas que a internet veio para fazer história na política, para subverter os controles da mídia grande e facilitar as articulações da sociedade, parece certo.

    Parabéns pelo artigo. Caso venha a Brasília, me procure, se tiver interesse, para palestras em universidades particulares. Obrigado. Abraço forte e até breve.

  3. Oi Michele,
    Não estou acompanhando o debate político pelo Twitter, mas a impressão que tenho é que os partidos e candidatos ainda estão perdidos e não estão sabendo fazer uso da internet. O que tenho observado é que os veículos de comunicação é que realmente estão conseguindo tirar proveito da divulgação instantânea e exponencial que a rede permite. O debate folha/uol e o “Oi internautas” da Dilma são os grandes exemplos disso.
    Me parece uma excelente oportunidade para o candidato que se adaptar mais rapidamente a essa nova era da comunicação.
    Parabéns pelo artigo.
    Fausto

  4. Oi Michele,

    Seja muito bem-vinda. Eu acho que a campanha do Obama foi um divisor de águas e agora não tem mais volta ne!

    O duro é a qualidade dos nossos candidatos…bem, vamos ver se conseguimos enxergar uma luz no fim do túnel até o dia de votar. 🙂

    Saudade das nossas aulas! (alunas aplicadas hehehe)

    bjs

  5. Muito bem escrito por se tratar de um visão de futuro. Realmente a informação pela internet é quase sempre lida na íntegra, enquanto que pelo jornal ou revista a gente só dá uma passada de olhos. Pela televisão, principalmente os mais velhos, por vezes, dorme no sofá antes do fim do noticiário. A internet ainda vai mudar muito a vida das pessoas. Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *