Cinco passos para uma campanha mobile eficaz

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O mobile marketing está em evidência e é comum alguém dizer que você deve incluí-lo em suas estratégias de marketing. Afinal, o celular é o meio de comunicação mais próximo do cliente, o que garante que a interação seja sempre maior, independente da forma escolhida, que pode ser através de SMS, torpedo de voz, mobile site, games patrocinados ou conteúdo multimídia via Bluetooth.

Por tratar-se de uma mídia massiva com altíssima efetividade, o custo por impacto é relativamente baixo. Qualquer ação que envolva o mobile marketing é sinônimo de inovação para a marca.

Porém, durante o planejamento das estratégias e meios de comunicação da campanha, podem surgir algumas dúvidas. Por onde começar?

Podemos definir cinco passos para obter uma campanha mobile eficaz. São eles:

Segmentação

Defina o público que deseja atingir: jovens, adultos, classe social, localização geográfica e dependendo da ação, a operadora de telefonia utilizada pelo consumidor ou modelo de aparelho celular.

Canal

Em função do público segmentado é possível definir a melhor forma de impactar o consumidor com maior facilidade. E as opções são muitas – é importante avaliar bem o objetivo da campanha com a segmentação definida para escolher o canal de comunicação que pode partir desde mobile sites ou aplicativos com a marca do cliente registrada, para acesso gratuito do público, ou até mesmo envio de campanhas interativas via Bluetooth marketing.

Em muitos casos aplicativos e mobile sites ainda recebem patrocínio de empresas que expõem suas marcas para as milhares de pessoas que baixam esses aplicativos para seus celulares.

Distribuição

Agora, temos a segmentação correta e o canal. Neste momento, devemos definir a forma de distribuição da campanha móvel: gratuitamente via Bluetooth, download via WAP ou através de números promocionais com acesso via palavras-chave. Os elementos decisivos para definir a forma são: custo para o usuário final e também identificar se há restrições geográficas para determinadas áreas ou locais que possam impedir os acessos.

Mensurar resultados

As empresas de mobile marketing ao final de cada campanha executada fornecem relatórios detalhados sobre a efetividade da ação. Uma das grandes vantagens das campanhas mobile é a flexibilidade para lidar com distintas variáveis (canal e distribuição) para incrementar o desempenho e ampliar a área da ação.

Apoio de mídia ou comunicação visual

Uma campanha móvel nunca deve ser executada isoladamente. É importante integrar no planejamento, canais tradicionais de divulgação, como: televisão, rádio, promotoras e outros. Essa será a garantia que o usuário aprenda e adote o produto tecnológico rapidamente, o que irá gerar o buzz marketing para potencializar a campanha.

Com estes cinco elementos básicos, a única coisa que não pode faltar na campanha da sua marca é a criatividade para realizar ações de relacionamento, branding, lançamentos, captação de novos clientes. O celular, como meio de comunicação possibilita a realização de diversas ações. Coloque as suas melhores ideias em prática! [Webinsider]

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Rodrigo Rosa (rodrigo.rosa@2call.com.br) é diretor-sócio e responsável pela área comercial da 2Call, empresa especializada em Mobile Marketing.

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